Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/03/2023 às 22h24min - Atualizada em 17/03/2023 às 20h14min

Crítica | The Last of Us - 1° Temporada

Série mostra que é possível fazer uma adaptação fiel e digna de um game para live-action

Daniel Floriano - Editado por Marcela Câmara
Fãs de games em geral acabam se sentindo decepcionados quando o assunto é adaptação para o cinema ou streaming, pois poucas são as produções que caem na graça do público ou que são bem elogiadas pela crítica. A franquia que mais tem sofrido com isso é Resident Evil, franquia que possui milhares de fãs pelo mundo e nunca recebeu uma produção digna de um dos jogos mais populares do mundo. Dito isso, posso confirmar que os fãs de The Last of Us podem ficam tranquilos com relação a adaptação do game. 

Fonte: Mundo Conectado / Reprodução: Google

Fonte: Mundo Conectado / Reprodução: Google


The Last of Us conta a história de Joel e Ellie, interpretados aqui brilhantemente por Pedro Pascal e Bella Ramsey, em um mundo pós apocalíptico onde foi tomado por um fungo chamado de Cordyceps que sofreu uma mutação e transformou quase toda a população em zumbis, aqui chamados de Infectados. A trama poderia ser uma simples história de apocalipse zumbi clichê que já vimos em diversas obras, pórem o foco aqui não é a matança de zumbis e sim na relação de seus personagens, dramas, sentimentos e dilemas morais.

O desenvolvimento da relação dos protagonistas é a alma da série, relação que já é bem resolvida nos games mas que aqui é ainda mais explorada e que traz um show de atuação por parte de Pedro Pascal que encarna um Joel amargurado, sofrido, cheio de traumas e que encontra esperança em algo pelo que lutar ao encontrar Ellie, interpretada por Bella Ransey. Quando foi anunciada para o papel, a atriz sofreu duras críticas por parte dos fãs da franquia, pelo fato de não se parecer fisicamente com a personagem no jogo, porém basta pouco tempo de tela para perceber que a escolha foi certeira, a atriz entrega o carisma ideal que sua personagem possui nos games e a química com Pascal deixa tudo ainda melhor.

Outro ponto a se considerar é que a série explora muito melhor seus personagens coadjuvantes, como Bill por exemplo, que no game possui uma participação mais tímida e que na série tem para si todo um episódio dedicado a ele, desenvolvendo melhor o personagem, mostrando por outro ponto de vista como sobreviver num mundo devastado, cheio de perigos e que não se sabe em quem confiar. 


Fonte: POPline / Reprodução: Google

Fonte: POPline / Reprodução: Google


A parte técnica é um dos grandes atrativos da produção, o que já era esperado, dado que Neil Druckmann, criador do jogo enteve envolvido em todos os episódios. A série retrata fielmente nos mínimos detalhes todas as nuances do jogo, seja nas paisagens, ângulos de câmera, dialogos de personagens, vestes e acontecimentos, o que acaba sendo um deleite pros olhos daqueles que jogaram. Apesar de não ser exatamente uma série de ação, todos os momentos eletrizantes são bem vindos, a série não poupa em nos mostrar cenas fortes de morte, massacre, tiroteio e sangue na tela. 

O resultado de The Last of Us é realmente admirável, conseguindo trazer ainda mais profundidade e desenvolvimento para sua história. A série se tornou a segunda maior estreia da história da HBO, ficando atrás apenas de House of the Dragon, derivado de Game of Thrones. A série também conta com uma impressionante aprovação de 96% por parte da crítica e 89% de aprovação por parte do público no Rotten Tomatoes, site que engloba diversas críticas, provando que a série possui um indíce de recepção extremamente positivo.
 
Emocionante do início ao fim, extremamente envolvente, dramática no ponto certo e pautada muitas vezes no realismo, The Last of Us é, sem dúvidas, a produção mais bem elaborada e melhor adaptada de um game dos últimos anos. A série está disponível na HBO Max.

REFERÊNCIAS
SILVA, Bruno; "The Last of Us fecha primeira temporada em final brutal e divisivo - Crítica com Spoilers"; Chippu.com.br; 2023; Disponível em: 
https://www.chippu.com.br/criticas/the-last-of-us-episodio-9-finale-hbo-critica-recap-review-o-que-acontece; Acesso em 17 de março de 2023.

RAMOS, Durval; "Crítica The Last of US/ uma adaptação à altura"; Canaltech.com.br; 2023; Disponível em: https://canaltech.com.br/series/critica-the-last-of-us-serie-235478/:; Acesso em 17 de março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »