Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/03/2023 às 16h34min - Atualizada em 21/03/2023 às 16h34min

O esnobe da Warner e do Oscar com o filme “The Batman”

Arine Figueiredo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Warner


“The Batman” foi um sucesso. O filme arrecadou 771 milhões de dólares (R$ 1,13 bilhões) e foi bem aceito por crítica e público. No Rotten Tomatoes, por exemplo, ele conta com 85% de aprovação na crítica e 87% no público. Em outro agregador, o Metacritic, o filme também detém boas notas. Mal dá para acreditar que esse mesmo filme, assim que anunciado, foi alvo de muitas críticas de uma parte do público. Principalmente (ou talvez unicamente) pelos haters de Robert Pattinson.

Fonte e reprodução: Rotten Tomatoes

Fonte e reprodução: Rotten Tomatoes

Reprodução: Metacritic
 

Reprodução: Metacritic

Reprodução: Metacritic

Muitos tinham em mente um papel consideravelmente antigo de Pattinson: O Edward de Crepúsculo. Acontece que Bruce Wayne não poderia ser mais diferente do Cullen do que já é e, acontece também, que Pattinson passou os últimos anos se especializando e tornando-se um esplendido ator com multifacetas. 

Ao contrário do que os desacreditados esperavam, o personagem estava muito bem adaptado. Além disso, ao lado dele havia também um elenco de peso. Com Alfred de Andy Serkis, que mostra seu lado proativo e militar, auxiliando o vigilante de Gotham, mostrando também o lado paternal, que se preocupa com o Bruce Wayne acima do Batman. Há também Jim Gordon, de Jeffrey Wright, um dos poucos policiais honestos de Gotham. É Gordon que traz o Morcego para a investigação central do longa e participa ativamente dela, como nunca visto antes. Sem esquecer da mulher gato de Zoe Kravitz, que tem uma química automática a partir do primeiro segundo de interação com o herói.

Fonte e Reprodução: Warner

Fonte e Reprodução: Warner


Tudo isso foi somado, ainda, ao roteiro bem amarrado de Matt Reeves (Planeta dos Macacos) e Peter Craig (Top Gun: Maverick). O primeiro acerto da dupla foi o tato de perceber que não havia necessidade de mostrar de novo as cenas que tornam Bruce, o Batman. É um filme que mostra os primeiros anos de atuação do homem morcego, mas não tem aquele ar de filme de origem tão repetido. A trama tem um ar de filme de investigação, onde a resolução de cada um dos enigmas os aproximam da descoberta do objetivo e da identidade do Charada (Paul Dano) — um serial killer sádico e perfeccionista. 

E como se já não pudesse melhorar, ainda teve a fotografia de tirar o fôlego. Como nas produções de filmes antigos de investigação em preto e branco da década de 40, tão comum no cinema norte-americano, The Batman” utiliza de recursos como narração off, femme fatale e uso aprimorado da iluminação, em um neon característico das grandes metrópoles e das penumbras na fotografia para construir uma melhor imersão, ao mesmo tempo, faz homenagens ao cinema clássico americano.

Fonte e Reprodução: Warner

Fonte e Reprodução: Warner


Após tudo isso, se espera que a produtora aposte suas cartas para ele na temporada de premiações e que a academia reconheça, de alguma forma, esse trabalho. E é justamente aí que a história desanda. O filme estreou em março de 2022, antes mesmo da cerimônia do Oscar de 2022 acontecer. Para que ele fosse lembrado e considerado para diversas categorias, seria necessária uma campanha de lembrança do filme. 

A Warner chegou a deixar a ficha técnica do filme para o “For Your Consideration" e fez, de forma muito singela, uma campanha para o filme. Mas não foi, de fato, a aposta da produtora. Quem deteve esse privilégio foi “Elvis”, com várias sessões privadas para parte da crítica. 

Mesmo não sendo o carro-chefe da Warner, o filme não chegou a ser totalmente esquecido. Ele concorreu a Melhor Som, Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais. Vale aqui ressaltar a estranheza na não indicação em Melhor Fotografia, tendo em vista os resultados do longa. 

Reprodução: hitsite

Reprodução: hitsite

Trabalho de maquiagem do personagem Pinguim


E essa sensação não é restrita. Roger Deakins, lendário diretor de fotografia de Hollywood, declarou que o filme foi esnobado nessa categoria específica do Oscar, descrevendo Greig Fraser e seu trabalho como “extraordinários”. 

“A melhor fotografia não foi indicada desta vez, que está em Batman. É o melhor trabalho (deste ano), na minha opinião, e a razão pela qual não aconteceu é pura e simples: esnobismo. Há essa tendência injusta de evitar produções de super-heróis e outras franquias populares.” 

O Oscar de 2023 aconteceu, e apesar do filme ter alguma chance em suas indicações, acabou não levando nenhuma estatueta. Melhor Maquiagem ficou para “A Baleia”, Melhores Efeitos Visuais ficou para o tão aguardado “Avatar: O caminho da Água” e Melhor Som para “Top Gun: Maverick. 

Reprodução: Forbes

Reprodução: Forbes


Não chega a ser injusto, realmente “A Baleia” teve um trabalho de maquiagem e prótese no Brendan Fraser para interpretar uma pessoa com obesidade mórbida muito bem feitos. “Avatar: O Caminho da Água” tem um dos melhores 3Ds já feitos na história do cinema e foi trabalhado durante muitos anos pelo James Cameron para ficar daquele jeito. “Top Gun: Maverick” tem um som bom. No entanto, Batman não fica tão atrás. É possível notar o equilíbrio nas composições sonoras do filme do Morcego, que tão bem combinam com o desenrolar da trama, variando de tambores tribais tensos a Nirvana e ópera. Tudo isso permite uma experiência incrível. De toda forma, não levou. 

O filme sai esnobado nas categorias ao qual foi indicado, esnobado ao não ser indicado em um dos seus maiores pontos fortes (fotografia) e esnobado por não ter uma campanha de lembrança para premiação digna de sua bilheteria e aceitação do público. 

Há uma relutância na academia em premiar filmes de herói e não dá para saber até que ponto isso pode ter influenciado em algo. Fica o sentimento amargo de que se atitudes fossem diferentes, quem sabe os resultados também seriam. Independentemente disso, o filme foi um sucesso e tem sua 2ª parte já confirmada. 

REFERÊNCIAS: 
GOMES, Bruno. Batman foi esnobado em categoria do Oscar, diz diretor de fotografia, 2023. O Vício, 2023. Disponivel em: <
https://ovicio.com.br/batman-foi-esnobado-em-categoria-do-oscar-diz-diretor-de-fotografia/ > acesso em: 13 de mar. de 2023

XAVIER, Iris. CRÍTICA: The Batman, melhor e mais sombrio Cavaleiro das Trevas. Showmetech, 2022. Disponível em: < https://www.showmetech.com.br/critica-the-batman-filme/ >. Acesso em: 13 de mar. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »