Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/03/2023 às 17h25min - Atualizada em 21/03/2023 às 17h25min

Gato de Botas: O último pedido e a DreamWorks

A relevância da DreamWorks no mundo das animações não é de hoje

Hanna Beatriz - Editado por Letícia Nunes
Reprodução: Papo Cinema


Gato de Botas 2, que demorou cerca de oito anos para chegar nas telas de cinema, fez bastante barulho nas premiações de 2023, obtendo diversas indicações como: Oscar, Annie Awards, Bafta e etc. Mas, Gato de Botas não é o primeiro filme do estúdio da Dreamworks a conseguir tais feitos. 

 

Nesse artigo, iremos relembrar alguns filmes do estúdio como: Kung Fu Panda, Shrek, Como treinar seu dragão, Madagascar e outros. E entender como é a relevância desse estúdio no mundo das animações.


 

Um breve contexto

Fonte: DreamWorks imagem comercial / Reprodução: Mais Goiás

Fonte: DreamWorks imagem comercial / Reprodução: Mais Goiás

A DreamWorks SKG surgiu em 1994, com Jeffrey Ketszenberg, Steven Spielberg e David Geffen. A ideia para a criação do estúdio se deu depois que Jeffrey Ketszenberg foi demitido do seu cargo de presidente do Walt Disney Company

 

Inicialmente os filmes produzidos pelo estúdio não eram animados, como: O Pacificador de 1997. A partir disso outras empresas derivadas da DreamWorks surgiram, como: DreamWorks Animation, DreamWorks Record, DreamWork Television e DreamWorks Interative LLC

 

Então, em 1998, foi lançado nos cinemas: FormiguinhaZ e O Principe do Egito, que não fizeram tanto sucesso na época, mas foram a porta de entrada no estúdio no mundo das animações.


 

As Animações 2D da DreamWorks, uma breve retrospectiva

Reprodução; Mais Goiás

Reprodução; Mais Goiás

As primeiras animações da DreamWorks eram em 2D. Ou seja, feito à mão, não possuindo efeitos 3D, muito comuns hoje em dia. Mas, no começo dos anos 2000, esse tipo de animação estava começando a fazer sucesso no cinema, como os filmes Toy Story, Vida de Insetos e etc. 

 

Então, quando os filmes 2D da DreamWorks foram lançados, não fizeram tanto sucesso. Por mais que os filmes possuam uma animação de qualidade, músicas boas e ótimos roteiros.

 

Filmes como O Principe do Egito, sendo um dos primeiros filmes do estúdio, lançado em 1998, adapta uma das famosas histórias da Bíblia, Moisés. Já O Caminho para El Dorado, lançado em 2000, é o terceiro lançamento da Dreamworks. Sprit: O corcel Indomável, lançado em 2002 e Sinbad – A lenda dos sete mares, chegaram aos cinemas em 2003.


 

Shrek, sucesso da Dreamworks

Fonte: DreamWorks / Reprodução: Veja

Fonte: DreamWorks / Reprodução: Veja

O filme que é uma sátira aos clássicos filmes de princesas e contos de fadas, conta a história do ogro Shrek, que após ter seu pântano invadido por criaturas mágicas, precisa cumprir com um trato a Lord Farquaad de resgatar a princesa presa em uma torre para poder ter seu lar de volta.

 

Lançado em junho de 2001, Shrek arrecadou quase 500 milhões em bilheteria. O maior sucesso do estúdio. Shrek inaugurou a categoria de Melhor Animação do Oscar em 2002. O elenco é composto por Eddie Murphy, Mike Myers, John Lithgow e etc.

 

Shrek possui mais quatro sequências, com dois spin-offs, sendo os filmes do Gato de Botas.


 

Kung fu panda

Fonte: Fox Filmes / Reprodução: Correio Braziliense

Fonte: Fox Filmes / Reprodução: Correio Braziliense

Nesse filme, será narrado a história de Po, um urso panda que adora artes marciais, sendo fã dos Cinco Furiosos, os guerreiros mais habilidosos da China. A complicação da história se dá através de uma “confusão” em uma cerimônia para decidir quem será o próximo “Dragão guerreiro”, cujo o escolhido é o panda Po

 

O filme teve duas continuações, sendo: Kung Fu Panda 2, lançado em 2011 e Kung Fu Panda 3, lançado em 2016. Além de uma continuação confirmada pelo estúdio Dreamworks, prevista para 2024, segundo a revista The Hollywood Reporter (2022).

 

Kung Fu Panda, lançado em 2008, dirigido por Mark Osborne e Jonh Stevenson, arrecadou cerca de 632 milhões em bilheteria e foi um sucesso, ganhando prêmios em diversas categorias do Annie Awards, como: Voice Acting, Melhor filme de animação (2009), Melhor Storyboard em uma animação, entre outros.


 

Como treinar seu dragão

Reprodução: Portal do Nerd

Reprodução: Portal do Nerd

Como treinar o seu dragão conta a história de Soluço, um viking que vive em Berg. Soluço é diferente dos outros vikings; é  menor, mais fraco e possui certa curiosidade sobre os dragões. Tudo isso se complica mais ainda quando em um ataque; Soluço acaba capturando um dragão Fúria da noite.  

 

O filme foi lançado em 2010 e contava com Dean DeBlois e Chris Sanders como diretores, além de John Powell como compositor. O longa arrecadou 495 milhões em bilheteria, o que deu início a trilogia de Como treinar seu dragão, tendo seu último filme lançado em 2019.

 

A trilogia de Como treinar seu dragão foi indicada a diversos prêmios assim como Shrek ou Kung Fu Panda , como: O Annie Awards: Melhor Animação do Ano, o Oscar: Melhor Filme de Animação, o Globo de Ouro: Melhor Filme de Animação e etc.


 

No mais...
É notável que a DreamWorks possui diversos filmes bons, vencedores de prêmios e que marcaram a infância de várias pessoas. Gato de Botas 2 fez ressurgir os grandes filmes do estúdio que impactaram a cultura pop e o mundo das animações.


 

REFERÊNCIAS:
MOTTA, Bruna; VIERA, Maria Clara. DreamWorks: 25 anos de fantasia. Veja, 2019. Disponível em: <
https://veja.abril.com.br/especiais/dreamworks-25-anos-de-fantasia/ >. Acesso em: 14 de mar. de 2023.

ALVES, Paula. Os filmes da Dreamworkers em ordem de lançamento. Tecnoblog, 2022. Disponível em: < https://tecnoblog.net/responde/os-filmes-animados-da-dreamworks-em-ordem-de-lancamento/ >. Acesso em: 14 de mar. de 2023.

FERREIRA, Tiago. Top 10 melhores filmes da Dreamworkers.  Imaginago, 2020. Disponível em: < https://youtu.be/VAm7EddPuzM >. Acesso em: 13 de mar. de 2023.

FERREIRA, Tiago. Animações que ninguém lembra mais Parte 5.  2021. Disponível em: < https://youtu.be/c1peMmxk_xc >. Acesso em: 13 de mar. de 2023.

DREAMWORKS.FANDOM. Wiki Dreamworks. Disponível em: < https://dreamworks.fandom.com/pt/wiki/Wiki_Dreamworks >. Acesso em: 14 de mar. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »