Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/03/2023 às 20h34min - Atualizada em 21/03/2023 às 18h43min

Superliga Feminina: times na reta final da classificatória almejam os playoffs

Das 12 equipes que disputam a fase inicial, apenas oito seguem para a próxima etapa

Maria Eduarda de Andrade - labdicasjornalismo.com
Logo da competição. Reprodução/CBV

A Superliga Feminina é uma competição de vôlei organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que se divide em duas fases, a classificatória com o sistema de pontos corridos em dois turnos e a final chamada de playoffs, onde os times mais bem classificados se enfrentam em jogos de mata-mata, pelo título do campeonato e a classificação para o torneio sul-americano de clubes. A edição da temporada 22/23 teve início em outubro do ano passado e ainda não tem data definida para a final.

 

A fase inicial do campeonato é disputada em 22 rodadas, os doze times se enfrentam em partidas em casa e fora. Praia Clube, Osasco, Sesc-RJ Flamengo, Minas, Fluminense, Bauru, Pinheiros, Barueri, Brasília, Maringá, São Caetano e Abel Moda, esses são os times participantes dessa edição do campeonato que representa a elite do vôlei feminino brasileiro.

 

Após uma grande primeira fase, com partidas de alto nível, elencos qualificados e grandes audiências, com 20 dos 22 jogos já disputados, a tabela da Superliga já apresenta um esboço de como deve ficar até o fim da etapa inicial, mas, não exclui a possibilidade de que uma grande reviravolta aconteça.

 

O Praia Clube fez a melhor campanha da fase classificatória e garantiu vaga nas quartas de final, além do time mineiro, Osasco, Minas, Sesc-RJ Flamengo, Fluminense, Bauru e Pinheiros também conseguiram avançar de maneira antecipada.

 

Contudo, a oitava e última vaga ainda está matematicamente em jogo. O Barueri com 26 pontos, ocupa a oitava posição na tabela e até o momento está garantindo a participação na próxima fase, porém, o Brasília, que ocupa a nona posição com 21 pontos, também segue na luta pela vaga, ambos entrarão em quadra nos últimos jogos visando vitórias que garantam pontos suficientes para sacramentar a classificação.

Para que o Brasília suba de posição e ultrapasse o Barueri, a equipe brasiliense precisa vencer os dois jogos de maneira que receba o máximo de pontos, ou seja, precisa ganhar por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, acumulando 6 pontos no total, e deve também, torcer para que a equipe paulista perca as duas partidas, sem levar para o tiebreak, e não receba nenhum ponto.

 

É importante relembrar como funciona a contagem de pontos no regulamento da Superliga, para que a equipe saia de quadra com o máximo de pontos (3), o time precisa vencer o adversário por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, nessa ocasião, o time derrotado não recebe pontos. Caso a equipe vença por 3 sets a 2, ganha 2 pontos e o derrotado apenas 1.

 

Após o fim das últimas rodadas, saberemos quais times irão se enfrentar nos playoffs. A fase mata-mata é dividida em três partes: quartas de final, semifinais e final. As quartas e semis serão disputadas no formato melhor de três (a terceira partida só acontecerá se houver empate) e a final será decidida em partida única. Nesses confrontos, as equipes com melhores colocações na tabela final da Superliga ganharão vantagens no mando de quadra.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »