Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/03/2023 às 21h00min - Atualizada em 21/03/2023 às 20h43min

MICHELLE YEOH | Leva o Oscar de Melhor Atriz 2023

Após 95 anos de cerimônia do Oscar, Yeoh é a primeira mulher asiática a ganhar a estatueta

Laury Pereira - Editado por Marcela Câmara
Sendo a primeira asiática a ganhar o Oscar de Melhor Atriz com a personagem Evelyn Wang, no filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Michelle Yeoh falou sobre representatividade no seu discurso de posse. 
 

“Obrigada, para todos os meninas e meninas que se parecem comigo que estão assistindo, isso aqui é símbolo de esperança e possibilidade, de que todos os sonhos se torna realidade. E, senhoras, não deixem ninguém dizer que vocês já passaram do seu auge. Nunca desistam”


Interpretando uma dona de lavanderia com problemas financeiros, e complicações familiares com o pai e a filha, somado a um casamento à beira do fracasso, com um marido conformado com as coisas. O desgaste é grande, tudo isso ganha um novo rumo quando ela é arremessada sozinha, numa aventura do multiverso para combater o ser maligno que visa destruir o tudo o que ela conhece, mundo invisível e os universos paralelos, enquanto ela tenta resolver os problemas da realidade dela ao mesmo tempo. Tudo em todo lugar ao mesmo tempo é um filme original, que mostra elementos da cultura asiática e a atuação da Yeoh é incrível.

Tudo em todo lugar ao mesmo tempo, ganhou o Oscar de Melhor Filme e ainda vários outros. O filme arrastou as premiações da cerimônia do Oscar e é o mais assistido no Prime Vídeo


A caminhada do Oscar para a diversidade 

Cerimônia de premiação criada em 1927, a instituição cinematográfica teve sua primeira celebração em 1929 em Los Angeles, com o passar do tempo tomou maior proporção e reconhecimento se destacando mundialmente. Ao longo do anos vem sendo criticada pela ausência de diversidade nas premiações, tanto em relação aos temas dos filmes indicados ao Oscar quanto à diversidade de etnias e faixa etária dos atores, equipe cinematográfica e os diretores concorrendo aos prêmios.

Dois grandes exemplos a seguir é a mudança na classificação de categoria das obras  de “Filme estrangeiro” e agora passou a ser “Filme Internacional”, valorizando as subjetividades dos países em suas produções cinematográficas. 

O segundo exemplo é a Michelle Yeoh, que após 95 anos da cerimônia do Oscar, agora é a primeira mulher asiática a ganhar o prêmio de melhor atriz, com isso traz um novo panorama sobre o olhar do público em relação a essa premiação mundial, também, a estatueta de melhor atriz na carreira da Yeoh ganha um novo realce, principalmente, na questão do trabalho de atuação e reconhecimento. 

 
 
Da Malásia para o mundo - um pouco das atuações
 
Segundo o site “Lifestyle Asia”, o primeiro trabalho de Michelle Yeoh como atriz foi em um comercial junto com o ator Jackie Chan.
 
Iniciando sua carreira no cinema de Hong Kong em 1980, atriz de destacou no meio artístico cinematográfico pelo trabalho diverso, revelando uma experiência como bailarina, isso deu outro toque nas atuações que envolviam acrobacias e artes marciais, mas nunca deixou de buscar outros conhecimentos artísticos. 
 
A atuação como a inspetora Jessica Yang (Michelle Yeoh)  no filme Police Story 3: Super Cop (1992), dirigido pelo diretor Stanley Tong, relata a história de dois policiais em combate contra um traficante famoso. O filme tem a participação especial de Jackie Chan, sendo o outro inspetor, dando vida ao personagem Chan Ka Kui. 
 
Anos depois Yeoh ganha destaque mundialmente no filme O amanhã nunca morre (1997), conduzido pelo diretor Roger Spottiswoode, dando vida a espiã Wai Lin, trabalha junto com o James Bond (Pierce Brosnan), para impossibilitar que um homem poderoso provoque um conflito entre o Reino Unido e China. Com esse papel um novo destaque surge em sua carreira sendo convidada para participar de outros filmes no cinema de Hollywood. 
 
Outro destaque mundialmente em sua carreira é a participação no filme Tigre e o Dragão (2000), esse filme levou os Oscars de 2001: Melhor filme Internacional, melhor fotografia, melhor trilha sonora original, melhor direção de arte, melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor figurino e também melhor montagem. Atuando como a guerreira Yu Shu Lien, que busca encontra uma espada sagrada que foi roubada. Sendo muito elogiada pelo público e críticos da época por sua atuação, principalmente, pela sua fluidez e graciosidade nas artes marciais que permeiam a história do filme.
 
Atuou também nos filmes Shang-chi e a lenda dos dez anéis (2021), fez uma breve participação em Guardiões da Galáxia 2, Podres de ricos (2018) Uma segunda chance para amar (2019). Como também na série A Escola do Bem e do Mal (2022), disponível no católogo da Netflix. 
 
A lista de filmes é longa e cada obra Michelle Yeoh se destaca dando vida aos personagens que a ela são demandados, esperamos que ela atuem em mais filmes com o seu trabalho artístico. 

 
 
REFERÊNCIAS
PRESSE, FRANCE. G1, 2023; “ Como Michelle Yeoh se tornou a primeira asiática a ganhar o Oscar de melhor atriz” . Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2023/03/13/como-michelle-yeoh-se-tornou-a-primeira-asiatica-a-ganhar-o-oscar-de-melhor-atriz.ghtm ; Acesso em 14 de Março de 2023. 
 
SPLASH. UOL, 2023; “ Oscar 2023: Michelle Yeoh é a primeira mulher asiática a ganhar o Oscar de melhor atriz”. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/03/13/michelle-yeoh-oscar.htm ; Acesso em 14 de Março de 2023. 
 
MARTINS, FLÁVIA, CNN BRASIL, 2023; “ Michelle Yeoh, vencedora do Oscar de melhor atriz, já  foi Miss Malásia e sonhava ser bailarina”. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/michelle-yeoh-vencedora-do-oscar-de-melhor-atriz-ja-foi-miss-malasia-e-sonhava-ser-bailarina/; Acesso em 14 de Março de 2023. 
 
SILVA, ARAÚJO, LINDOMAR, InfoEscola; “ Oscar”. Disponível em: https://www.infoescola.com/cinema/oscar/ ; Acesso em 15 de Março de 2023.
 
TREE, SITE, 2022; “ Oscar da diversidade”: diversidade e inclusão na premiação. Disponível em: https://treediversidade.com.br/oscar-da-diversidade/ ; Acesso em 21 de Março de 2023. 

TARAFDAR TÂNIA, LIFESTYLE ASIA, 2023; “10 facts about Michelle Yeoh you probably did not know”. Disponível em: https://www.lifestyleasia.com/hk/entertainment/michelle-yeoh-facts-about-the-iconic-asian-star/; Acesso 21 de Março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »