Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/03/2023 às 20h27min - Atualizada em 23/03/2023 às 19h54min

Resenha de Pokémon Scarlet

Com o lançamento mais recente da franquia Pokémon, os jogos Scarlet & Violet divergem a opinião do fãs

Patrick Bernardo - Editado por Ana Terra

Pokémon (abreviação de Pocket Monsters) é uma das franquias de entretenimento mais lucrativas do mundo, sendo a terceira franquia de jogos que mais vendeu ao redor do globo e tendo o seu jogo de carta, o Pokémon Trading Card Game, como o mais vendido mundialmente. Definitivamente os monstrinhos de bolso são um sucesso conhecido por quase todo mundo (nem que conheçam só o Pikachu), além de terem marcado a vida de milhões de pessoas.

 

Eu sou um desses milhões de fãs, jogo Pokémon desde que tinha 6 anos de idade. Minha jornada nesse mundo começou no ano de 2009 com Pokémon Red (lançado em 1996 no japão junto do Pokémon Green, os primeiros jogos da franquia), e continua até hoje, em 2023, com os lançamentos mais recentes da franquia. Desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo em parceria com a The Pokémon Company, Pokémon Scarlet e Violet foram lançados para o Nintendo Switch no dia 18 de novembro de 2022, iniciando a chamada nona geração da franquia. 



Em Scarlet e Violet acompanhamos a jornada do (a) protagonista Florian/Juliana, que se mudou recentemente para a região de Paldea e que vai começar a estudar na Naranja ou Uva Academy(Naranja em Scarlet e Uva em Violet). Assim como nos jogos antigos, nosso personagem vai ter que tomar a árdua decisão de escolher entre um dos pokémon iniciais, sendo eles Sprigatito (Planta), Fuecoco (Fogo) e Quaxly (Água). Logo após escolher seu inicial e passar por uma introdução das mecânicas mais básicas do jogo, lhe serão apresentadas 3 opções de rotas para seguir no jogo: 

 

-A “Victory Road” em que você enfrenta os famosos líderes de ginásio;

-O “Path of Legends” onde você enfrenta gigantes feras conhecidas como Pokémon Titãs;

-E por último, mas não menos importante, a "Starfall Street”, em que você enfrentará uma equipe conhecida como “Team Star”;

 

 

Depois dessa simples introdução à franquia e aos novos jogos, vamos a minha resenha. Nessa geração eu resolvi jogar a versão escarlate, lembrando que os jogos da saga principal de Pokémon sempre saem em pares e as únicas diferenças, em seu geral, são alguns pokémon que são exclusivos de se capturar em cada versão. Agora, eu devo dizer que foi difícil escolher qual seria o meu pokémon inicial já que os 3 são muito bonitinhos e carismáticos. Depois de muito pensar eu escolhi o Fuecoco(não me arrependo nem um pouco) pela carinha de quem não tem um único pensamento na cabeça, mas o sprigatito com sua personalidade de gato(não tem jeito melhor de explicar) e o Quaxly com seu jeitinho vaidoso não ficam para trás.

 

Mas agora falando dos dois elefantes na sala, a performance do jogo e os pokémons lendários.

 

Performance
 

Ela é sofrível. É o ponto que mais se popularizou a respeito dos jogos, e com razão, embora existam exageros. As quedas de FPS são constantes, existem muitos serrilhados, a textura e modelagem de alguns cenários é bem ruinzinha e os glitchs são frequentes nas paisagens ao fundo. Em relação aos personagens eu não tive nenhum bug no que diz respeito ao protagonista, embora tenha tido bugs com um NPC 's ou outro.

 

Koraidon e Miraidon
 

Não é de hoje que novos pokémon inseridos na franquia causam polêmica entre os fãs, Vanillite e Trubbish, os famosos pokémons sorvete e lixo, são um exemplo disso. Também não seria diferente com os novos monstrinhos inseridos em Paldea, em que a maior controvérsia da vez veio com os lendários que estampam as capas dos jogos. Por servirem como montarias para o protagonista desde a fase inicial do jogo, esses dois pokémon acabaram causando um certo receio entre o público, eu mesmo admito que fiquei com um pé atrás no começo, mas, em geral, é algo que rapidamente fica bem natural e sem falar que o jogo consegue entregar justificativas viáveis para ambos pokémons servirem como transporte.
 

 

 

Novidades na forma de jogar
 

A cada novo jogo são adicionadas novas mecânicas que acrescentam a jogabilidade da franquia, como o breeding e a batalha em dupla, adicionados respectivamente na segunda e terceira geração. Dessa vez temos dois destaques em novas mecânicas de jogo, os piqueniques e a terestalização. Os piqueniques, semelhantes aos acampamentos nos jogos passados Sword/Shield, são simples mas bem simpáticos, eu diria que contribuem para uma ligação maior com nossos pokémon. 

 

A cereja do bolo com certeza é a mecânica de terestalização, que além de ser visualmente muito bonita, consegue trazer uma forma interessante de se pensar nos tipos de pokémon tanto para quem joga casualmente quanto para quem joga competitivamente. Sem falar que diferente de mecânicas passadas, como as mega evoluções e as gigantamax, o terestal consegue englobar todos os pokémon disponíveis em Scarlet/Violet.

 

Ambientação de mundo
 

As músicas dos jogos de pokémon praticamente nunca decepcionam e aqui também não foi diferente. Composta por Toby Fox, o criador do jogo Undertale, a trilha sonora dos jogos mais recentes consegue empolgar na medida certa e manter o seu ritmo ao longo do jogo. 

 

Junto do musical, a exploração do mapa é instigante e interessante (Contudo, talvez não tão boa quanto a de Legends: Arceus), a evolução da forma de explorar e vivenciar o mundo pokémon nos jogos vem melhorando a cada geração nova. Não que a era 2D da franquia falhe nesse aspecto, mas o 3D consegue trazer uma forma mais “viva” de experienciar Pokémon.  

Uma coisa muito legal que eu destaco é a interação com alguns pokémons, tanto os selvagens como os que você captura. Por exemplo, muks não gostam de tomar banho e ficam estressados quando você tenta limpar eles. Outro exemplo de interação bem engraçada e divertida são com os psyducks: 


 

Veredito final

 

Vários fãs de Pokémon sempre sonharam com um jogo da franquia em mundo aberto, Scarlet prometeu e entregou esse desejado sonho. Todavia, ele conseguiu entregar essa característica de forma satisfatória? Se nos atermos apenas a esse ponto em específico, então sim. Agora, não tem como dizer que o complicado desempenho do jogo não afeta a experiência que poderia ser fornecida. Caso os jogos tivessem sido lançados no final desse ano de 2023, possivelmente boa parte dos problemas de performance poderiam ter sido resolvidos.


Assim como todos os outros jogos da saga principal, não é preciso ter uma bagagem prévia de Pokémon para poder jogar o Scarlet. A jogabilidade não é complexa e a história é divertida e emocionante, não sendo uma das melhores histórias do mundo dos videogames, mas com certeza um destaque para a franquia Pokémon. Em suma, o jogo cumpre o seu principal objetivo que é divertir e expandir o universo dos bichinhos de bolso.
 

Recomendo o jogo? sim. Dentre os jogos de Pokémon no Nintendo Switch, Pokémon Scarlet é o melhor no quesito multiplayer, troca e variedade de pokémons disponíveis, além  de contar com uma vida à frente com suas DLC 's. Agora, se você quer uma experiência diferente da saga Pokémon, dentre os jogos disponíveis no switch,  Pokémon Legends: Arceus, na minha opinião, é facilmente o jogo da franquia com a melhor história e jogabilidade.

 

Por fim, já são 14 anos ao lado desse universo, crescendo e, principalmente, evoluindo com ele mesmo com os diversos tropeços que ele possui. Gostei do jogo e espero ter conseguido expor nesse texto o carinho que tenho por esse mundo, não à toa bati 275h jogadas, mas agora fico na expectativa que com patchs de atualização e com as DLC’S, “The Teal Mask” e “The Indigo Disk”(com previsão de lançamento para final do ano e começo de 2014), Pokémon Scarlet e Violet se tornem experiências melhores e mais completas, como deveriam ter sido desde o começo.

 

 

Referências

 

Kaka. A Conexão Bizarra dos Pokémon Paradoxo!. Youtube, 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GKZIyxCC9l4>. Acesso em: dia 19 de março de 2023. 

 

Ferreira, Leandro. O QUE TEM PARA FAZER DEPOIS DE ZERAR POKÉMON SCARLET & VIOLET??. Youtube, 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0Ruf8O-nx2g>. Acesso em: dia 19 de março de 2023.

 

Ferreira, Leandro. DLC DE SCARLET & VIOLET SERÁ EM KALOS?? Pistas e Teorias sobre o futuro da 9° Geração!!. Youtube, 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=G9z5Ymdbzw4>. Acesso em: dia 20 de março de 2023.

 

Ferreira, Leandro. Minha opinião sincera sobre Pokémon Scarlet & Violet se é que alguém liga… . Youtube, 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vqAQ4oRyriQ>. Acesso em: dia 20 de março de 2023. 

 

Kaka. O que está acontecendo com o Design dos Pokémon?. Youtube, 2023. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ucypWgoBWi0>. Acesso em: dia 20 de março de 2023.

 

Kaka. Pra que tanta EVOLUÇÃO NOVA em Paldea?!. Youtube, 2023. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qhcK7jYlxTg>. Acesso em: dia 20 de março de 2023.

 

Kaka. A MAIOR DECEPÇÃO em Pokémon? - Retrospectiva Pokémon Scarlet & Violet. Youtube,2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=czuWyjW7Dl4>. Acesso em: dia 20 de março de 2023.

 

Gusta, Pixel do. Qual foi o MELHOR POKÉMON de 2022?. Youtube, 2023. Disponível em :<https://www.youtube.com/watch?v=6Z_3DoLkCUI>. Acesso em: dia 20 de março de 2023.


Pokémon Scarlet and Violet. Bulbapedia, 2022. Disponível em: <https://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Pokémon_Scarlet_and_Violet>. Acesso em: dia 17 de março de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »