Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/03/2023 às 11h24min - Atualizada em 26/03/2023 às 10h53min

FILMES E SÉRIES BASEADOS EM QUADRINHOS

Jenifer Vital - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Boulevard do Crepúsculo | Reprodução: Boulevard do Crepúsculo


O universo geek está presente em diversas produções cinematográficas de sucesso. É cada vez mais comum encontrarmos filmes ou séries que tenham inspiração nas páginas dos gibis, sem se limitar apenas a projetos estrangeiros chegando até nas produções nacionais. E isso, acontece justamente devido ao retorno positivo do público.

Os filmes e séries inspirados em HQs, vão muito além das famosas franquias da DC e Marvel, e nem sempre são narrativas de super-heróis (apesar destas serem uma das mais famosas). A indústria cinematográfica já reconhece o sucesso advindo das histórias em quadrinhos a muito tempo, devido a isso se tornou comum fazer refilmagens de filmes antigos baseados em HQs que foram um sucesso em seu lançamento.

Para você que ficou curioso para saber quais são essas produções, selecionamos 10 títulos que você precisa conhecer:

 

MIB - Homens de Preto (1997)



 
  • Escrita por Lowell Cunningham e com arte de Sandy Carruthers, o quadrinho foi originalmente publicado pela Aircel Comics, que foi comprada pela Malibu Comics que, por sua vez, foi incorporada pela Marvel.
 

Sinopse: “Os agentes K e J são policiais futuristas que trabalham em um projeto super secreto do governo. Ele envolve a captura e deportação de seres espaciais não autorizados a ficarem na Terra.”


 

Sweet Tooth (2021)



 

Sinopse: “Produzida por Robert Downey Jr. e baseada na série homônima de HQs da Vertigo (selo da DC Comics), Sweet Tooth conta a história de Gus (Christian Convery), um menino-cervo que vive em um futuro pós-apocalíptico e faz parte de uma nova raça híbrida de humanos e animais.”


 

300: A Ascensão do Império (2014) 



 
  • Baseado em Xerxes, quadrinhos de Frank Miller.
 

Sinopse: “Após a morte do pai, Xerxes dá início a uma jornada de vingança e ruma em direção à Grécia, com seu exército liderado por Artemisia. Enquanto os 300 espartanos liderados por Leonidas tentam combater o Deus-Rei, os exércitos do resto da Grécia se unem para uma batalha com as tropas de Artemisia no mar. Themistocles é o responsável por liderar os gregos.”


 

The Umbrella Academy (2019)

 
  • Inspirada na série homônima escrita por Gerard Way, vocalista da banda My Chemical Romance, com ilustrações feitas por um artista brasileiro, Gabriel Bá.
 

Sinopse: “Na série The Umbrella Academy, apesar de não aparentarem estarem grávidas, 43 mulheres dão à luz ao mesmo tempo ao redor do mundo em outubro de 1989. Então, o milionário Sir Reginald Hargreeves resolve adotar sete dessas crianças a fim de treiná-las para combater o mal. Os sete formam a Umbrella Academy, um grupo que Hargreeves fundou com o objetivo de usar as crianças e suas habilidades especiais para um bem maior.”
 

 

Turma da Mônica - Laços (2019)



 
  • Baseado na graphic novel homônima dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, por sua vez inspirada nos personagens da história em quadrinhos “Turma da Mônica", criados por Maurício de Sousa.
 

Sinopse: “O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano infalível.”


 

Lúcifer (2016)


 

  • Lúcifer é baseado no personagem da DC Comics criado por Gaiman.
 

Sinopse: “Lucifer Morningstar (Tom Ellis), o famigerado Senhor do Inferno, se cansa da vida demoníaca que leva no subterrâneo e abandona seu trono para tirar férias em Los Angeles. Lá, ele abre uma casa noturna chamada "Lux" e passa a desfrutar de tudo o que mais gosta: vinho, mulheres e excessos.”


 

COWBOYS & ALIENS (2011)



 
  • O longa é baseado na HQ de mesmo nome criada por Scott Mitchell Rosenberg.
 

Sinopse: “Quando o caubói Jake Lonergan acorda sem memória em uma cidade chamada Absolution, ele rapidamente descobre que estranhos não são bem-vindos e que ninguém faz nada sem a aprovação do tirânico Coronel Dolarhyde. Mas quando Absolution enfrenta uma ameaça alienígena, o caubói torna-se sua única esperança de salvação.”


 

Paper Girls (2022)

 
  • A história é baseada em uma série de quadrinhos com 30 publicações , que começou em 2015 e terminou em 2019.
 

Sinopse: “Paper Girls traz uma história de ficção científica que acompanha quatro pré-adolescentes entregadoras de jornal. Suas rotinas mudam completamente quando, em uma madrugada de trabalho, descobrem que coisas estranhas estão acontecendo no mundo e acabam se tornando vítimas disso tudo.”


 

Padre (2011)



 
  • Baseado na HQ coreana de Hyung Min-woo.
 

Sinopse: “No mundo devastado por uma guerra entre humanos e vampiros, um padre guerreiro vive no anonimato até sua sobrinha ser sequestrada. Ela é levada por um grupo de vampiros assassinos para um local de confinamento, que fica nas Reservas. Contrariando as ordens da Igreja, entidade que orienta os humanos e afirma não haver ataques vampíricos, o padre parte para o resgate da menina. Sua determinação esbarra nas decisões da Igreja, que recruta outros padres para tentar trazê-lo de volta, vivo ou morto.”


 

REFERÊNCIAS:

AVILA, Gabriela. 10 filmes que você (provavelmente) não sabia que são inspirados em quadrinhos. Omelete, 2021. Disponível em: < https://www.omelete.com.br/banca-de-hqs/10-filmes-que-voce-provavelmente-nao-sabia-hqs#13 >. Acesso em: 21 de mar. 2023.

 

CINEMA 10. Os Melhores Filmes Baseados em Quadrinhos. Cinema 10, 2021. Disponível em: < https://cinema10.com.br/tipos/filmes-baseados-em-quadrinhos >. Acesso em: 21 mar. 2023.

 

CORUMBA, Diego. 10 séries baseadas em HQs que você precisa assistir. Nerdizmo, 2022. Disponível em: < https://nerdizmo.uai.com.br/10-series-baseadas-em-hqs-que-voce-precisa-assistir/ >. Acesso em: 21 de mar. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »