Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/03/2023 às 17h51min - Atualizada em 26/03/2023 às 17h40min

Filme “Triângulo da Tristeza” e as relações sociais

Longa-metragem foi ganhador da Palma de Ouro e recebeu três indicações ao Oscar 2023

Karina Cassimiro - Revisado por Carolina Nunes
Capa do filme 'Triângulo da Tristeza'. (Foto:Reprodução/Prime Vídeo)

Triângulo da tristeza foi lançado em 16 de fevereiro no Brasil e está disponivel no Prime Vídeo. O filme recebeu três indicações ao Oscar 2023 (Melhor filme; melhor diretor e melhor roteiro original) e foi vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2022. Essa é a segunda vitória do diretor sueco Ruben Ostlund que também venceu em 2017, com o filme The Square:A Arte da Discórdia. A premiação deste ano contará com Ostlund como presidente do júri do Festival de Cinema de Cannes de 2023, que acontecerá de 16 a 27 de maio na França.

 

O filme conta a história do casal Yaya (Charlbi Dean) que é influencer e Carl (Harris Dickinson) que trabalha como modelo, quando ganham passagens para um cruzeiro de luxo conhecem pessoas bilionárias e tudo parecia bem até que o cruzeiro é atacado por piratas acontecendo o naufrágio, os poucos sobreviventes vão parar em uma ilha deserta. A partir daí a posição social entre eles se altera porque a única que sabe pescar e cozinhar no local é a funcionária da limpeza Abigail (Dolly De Leon), funcionária do cruzeiro e uma das sobreviventes. A obra cinematográfica possui narrativa dividida em três partes com muita ironia relacionado ao capitalismo, situações hilárias e relações de poder mostrando a luta de classes que nos levam à reflexão.

Trailer oficial de 'Triângulo da Tristeza’.(Reprodução: Diamond Films Brasil - YouTube).
‘Triângulo da Tristeza’ possui 2h e 28min, conta com a direção e roteiro de Ruben Ostlund, no elenco está Harris Dickinson, Charlbi Dean, Woody Harrelson(Truque de Mestre), Dolly De Leon, Vicki Berlin, Arvin Kananian e outros.
 

Charlbi Dean, protagonista do filme, infelizmente faleceu inesperadamente aos 32 anos, em agosto de 2022, antes mesmo da estreia do longa. A morte foi em decorrência da sepse (doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção) e não se sabe como a atriz foi infectada. Dean era sul-africana, além de atriz também era modelo e estava noiva do também ator Luke Volker.

 

As reflexões presentes

 

O longa-metragem coloca o “dedo na ferida” quando traz questões sobre superficialidades dos super-ricos e a classe média servindo ao máximo para satisfazê-los. Também mostra a utilização da aparência para impulsionar as redes sociais e a beleza como moeda de troca e sobrevivência.

Personagens Abigail, Yaya e Paula perdidas na ilha deserta.

Personagens Abigail, Yaya e Paula perdidas na ilha deserta.

(Reprodução: Triângulo da Tristeza- Prime Video)

 

Quando acontece o naufrágio e vão parar na ilha deserta os super-ricos não sabem fazer nenhum ato para sobrevivência, como conseguir a própria comida e continuam sendo servidos por Paula. Mas a personagem Abigail é a única que sabe pescar, fazer uma fogueira e cozinhar se negando a servi-los como funcionária resolvendo “dar as cartas” e fazendo todos seguirem os seus comandos, em uma das cenas ela diz: “no iate chefe das camareiras, aqui comandante”. Dessa forma, podemos entender a mudança na hierarquia social. 

 

Quase chegando no final do filme podemos perceber o quanto o poder corrompe qualquer classe social mostrando que Abigail tira proveito da situação para conseguir se satisfazer.


Se você já assistiu Triângulo da Tristeza será impossível não lembrar do filme Parasita (2019), de Bong Joon-ho, que também faz uma crítica social e tem uma reflexão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »