Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/03/2023 às 16h30min - Atualizada em 26/03/2023 às 21h04min

Resenha | As leis de Lidia Poet: A primeira advogada italiana e feminista

A série é baseada na história de uma personalidade histórica sempre à frente de seu tempo, envolvente e incansável em fazer justiça.

Cláudia Xavier - Revisado por Flavia Sousa
As leis de Lidia Poet (Imagem: Reprodução / Divulgação / Netflix)
A série da Netflix “As leis de Lidia Poet", criada por Guido Luculano e Davide Orsini, estreada em 15 de fevereiro de 2023, foi inspirada em uma história real, na primeira mulher advogada da Itália: Lidia Poet, uma personalidade histórica sempre à frente de seu tempo, uma mulher real, envolvente e incansável em fazer justiça. A sua luta em conquistar o seu lugar e o direito de exercer a sua profissão é uma referência de feminismo e exemplo de luta para as mulheres.

Afinal, quem foi Lidia Poet?

Nascida em 26 de agosto de 1855, na província de Turim, em Perrer na Itália, Lidia teve uma oportunidade – ou melhor dizendo: privilégio - que poucas possuíam naquela época: ter uma educação formal na Faculdade de Direito da Universidade de Turim aos 25 anos de idade. Lidia atuou como assistente em tribunais num escritório de advocacia, recebendo dois anos depois da sua formatura, a inscrição na Ordem dos Advogados de Turim e recebendo de 45 entre 50 votantes, um documento com a sua aceitação de oficialmente advogada.

Porém a vida de Lidia Poet não foi tão fácil como imaginamos, pois logo no inicio de exercer a sua profissão, um procurador geral monarquista articulou a cassação do direito de exercício legal de advogada, com o inútil argumento de que aquele espaço não era para mulheres e de que elas deveriam ficar apenas em ambiente doméstico. Infelizmente, argumentos incabíveis como esses eram muito recorrentes e “comuns” e até fáceis de serem aceitáveis no século XX, uma sociedade baseada em regimes machistas e misóginos.

Porém, Lidia nunca se dobrou aos julgamentos, ela sempre recorria aos diversos tribunais da região, porém todos negavam o seu direito ao exercício da advocacia pelo simples fato de ser mulher. Ela lutou como ativista em prol das mulheres na defesa do direito da mulher ao voto e também na defesa de presos (as) encarcerados injustamente. Atuou também como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial, através da Cruz Vermelha, porém, Lidia só conquistou seu espaço de destaque no Direito apenas aos 65 anos de idade, ao receber oficialmente o seu diploma.

Sobre a série:

Ao assistirmos a série, percebemos um drama investigativo e um cuidado excepcional com a ciência. Cada episódio mostra um caso diferente que Lidia Poet e seu irmão Enrico (Pierluigi Pasino) – que no inicio se revelou como uma figura difícil - acabam se envolvendo e defendendo os acusados de crimes.  O interessante da série é que ao mesmo tempo em que revelam os casos misteriosos, acaba que  telespectador se envolve no drama da vida pessoal dos protagonista, como a filha de Enrico, a Marianna (Sinéad Thornhill), Jacopo (Eduardo Scarpetta) – por quem Lidia (Matilda de Angelis) se apaixona. Realmente, é uma série instigante, envolvente e revolucionária, assim como Lidia foi.


(Reprodução: Youtube)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »