Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/03/2023 às 15h52min - Atualizada em 27/03/2023 às 00h12min

O BookTok como influência no consumo de livros na sociedade moderna.

Como o conteúdo literário na plataforma TikTok ganhou uma grande popularização nos dias atuais.

Rebeca Souza Marques - Revisado por Danielle Carvalho
Exemplares de livros fazem sucesso na rede social chinesa. ( Foto/ Reprodução: Rebeca Souza Marques)

O aplicativo TikTok é uma rede social que possui como principal objetivo o compartilhamento de vídeos curtos e vem atraindo públicos diversos. O grande apelo da plataforma são vídeos de fácil acesso e com uma grande possibilidade de viralizarem, o que leva as pessoas a se interessarem a consumirem os conteúdos presentes na rede. Além disso, atualmente, a sociedade vê uma necessidade em adquirir conhecimentos de maneira rápida e eficiente.

Estudiosos afirmam que a ferramenta alcança uma grande parcela da população por ser simples, intuitiva e possuir produtos efêmeros, oferecendo à sociedade aquilo que procuram. No meio da rede social, existem diversas comunidades, dentre elas a comunidade literária intitulada ‘BookTok’, que possui uma hashtag principal (#BookTok) com mais de 118 bilhões de visualizações atualmente. Dentro dos vídeos postados na plataforma, existem recomendações, discussões e resenhas de livros que influenciam diretamente no consumo de produtos literários.



Dentro da comunidade literária vemos uma grande parcela da população sendo influenciada pelos criadores de conteúdos presentes na plataforma, influência essa que impacta diretamente no mercado literário. De acordo com os dados do Painel do Varejo de Livros, divulgados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), houve um crescimento de 38,38% no volume de livros comercializados entre 2020 e 2021, anos com o cenário de pandemia que intensificou a utilização do TikTok.

Isso significa cerca de 3,91 milhões de livros vendidos. Portanto, muitas livrarias se encontraram em uma situação de adaptação para a comercialização de produtos literários, instalando em muitas delas seções específicas e voltadas para apenas livros que são mais recomendados e lidos por pessoas presentes na comunidade literária BookTok.



A influência presente na vida dos jovens

Pelo fato de a plataforma ser focada em um público mais jovem, o conteúdo presente no BookTok possui uma grande contribuição para a popularização e evolução da leitura entre os adolescentes e jovens. Muitas pessoas afirmam voltarem com o hábito de leitura por conta da influência que o TikTok exerce.

Esse grande sucesso do
BookTok não se deve apenas ao algoritmo da rede social, por proporcionar vídeos rápidos e com informações necessárias, mas também a forma que os influenciadores produzem esses vídeos. Como o sistema anteriormente disponibilizava apenas a postagem de vídeos de até 60 segundos, observávamos os criadores de conteúdos inovarem na produção de resenhas e discussões, trazendo vídeos que chamavam a atenção da população que consumia o TikTok.

O BookTok acaba se tornando uma ótima maneira de divulgação de pequenos escritores presentes na plataforma. Com um número de cerca de 3,3 bilhões de downloads desde o seu lançamento em 2016, o efeito que essa comunidade possui de alavancar ainda mais as obras de uma maneira eficaz e bastante diversificada impulsiona ainda mais a presença de autores independentes na rede social.

Isso é visto de maneira prática, uma vez que quando um livro viraliza em uma rede social, principalmente no TikTok, muita das vezes esgota em vários lugares. Com o algoritmo da plataforma, que facilita a viralização de vídeos, a probabilidade da comunidade literária ter conhecimento de livros independentes é maior do que em outras redes sociais, ajudando assim o crescimento e o reconhecimento de pequenos escritores. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »