Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/03/2023 às 15h25min - Atualizada em 27/03/2023 às 15h06min

Resenha | YOU: segunda parte da quarta temporada tenta inovar, mas desagrada fãs

Em nova tentativa de recomeço de Joe, a história reverte os papéis, mas o resultado final é o mesmo das temporadas anteriores.

Giuliane Fagundes - revisado por Anna Sá
Joe tenta recomeçar sua vida em Londres, mas o passado volta atormentá-lo. (Foto: Reprodução/Netflix/IMDb)

A segunda parte da quarta temporada de YOU, lançada em março pela Netflix, traz a continuação da história de Joe em Londres e a verdade por trás das mortes em seu círculo de amizade. O trailer oficial mostrava o protagonista angustiado com as diversas ameaças de Reese e o retorno de uma personagem importante, o que fez com que diversos fãs criassem teorias, mas o resultado foi diferente e a série continuou no mesmo caminho, desagradando os telespectadores que desejavam que Joe finalmente pagasse pelos crimes cometidos. 

 

Baseada nos livros de Caroline Kepnes, a primeira temporada surgiu em 2018 e conquistou os telespectadores com o suspense e as ações obsessivas de Joe Goldberg (Penn Badgley). Colecionando vítimas por onde passava, na segunda temporada ele encontrou Love Quinn (Victoria Pedretti), mais uma de suas obsessões amorosas, no entanto, se surpreendeu ao descobrir que a mulher era igual a si e que matava para ter aquilo que desejava. Prestes a ter um filho, eles se mudaram para uma pequena cidade dos Estados Unidos, mas a vida pacata e tranquila não dura muito, já que Joe e Love não conseguem deixar suas atitudes e o passado para trás. Joe tem um novo interesse amoroso, Marienne (Tatti Gabrielle), mas a relação com Love está piorando a cada dia, o que faz com que ele a mate e finja sua própria morte para que possa sair ileso e fugir para Londres. 

 

A quarta temporada

 

Buscando uma nova vida, Joe decide adotar outra identidade, como Jonathan Moore, professor de ficção americana em uma universidade londrina. Apesar de suas tentativas em deixar o passado para trás, ele acaba se interessando por Kate (Charlotte Ritchie), a namorada de seu vizinho rico e excêntrico, que o convida para uma festa repleta de celebridades, onde ele fica bêbado e acorda com o vizinho morto em seu apartamento. A partir da morte inusitada, mesmo com um histórico de assassinatos, Joe não acredita que ele tenha sido o responsável pela morte do homem e inicia uma investigação para descobrir o assassino que está tentando culpá-lo pelas mortes que ocorrem no grupo de amigos. Apenas no final da temporada Joe descobre que Reese (Ed Speleers), o candidato à prefeitura de Londres, está por trás das mortes ao seu redor. 
 

Trailer oficial da segunda parte da quarta temporada de YOU. (Reprodução: YouTube)

 

A segunda parte da temporada inicia com Joe tentando lidar com as ameaças constantes de Reese e buscando alternativas para eliminá-lo de sua vida, ele encontra no pai de Kate um aliado. Ele invade a casa de Reese, mas não entende quando o homem afirma que nunca o conheceu e que não fazia ideia do que Joe estava falando, mas é apenas quando ele o mata, que percebe que Reese não passava de uma alucinação criada por sua cabeça, que havia matado uma pessoa inocente e que ele era o verdadeiro assassino. 

 

Enquanto Joe tenta assimilar os últimos acontecimentos, a jovem estudante Nadia  desconfia das intenções do professor e começa a investigá-lo, descobrindo que ele mantinha sua antiga obsessão, Marienne, presa em um cativeiro em um prédio abandonado na cidade. Criando duas identidades para si, Joe não se lembrava de suas ações ou sequer onde estava o cativeiro e quando ele a encontra, tenta de todas as maneiras salvá-la, porém sua mente perturbada sabotava o lado positivo que queria soltá-la daquela prisão, portanto, Nadia armou um plano para que ele acredite que Marienne estava morta e a salva. 

 

Cansado de suas atitudes, Joe começa a se culpar pelos crimes que cometeu e tenta se suicidar, mas é resgatado. Kate o encontra no hospital e ele conta todo o seu passado a ela, no entanto, com a morte de seu pai, sendo Joe seu assassino, ela se torna herdeira de sua fortuna e propõe proteção para ele e o retorno de sua identidade como Joe Goldberg nos Estados Unidos. 

 

Novo recomeço 

 

Em todas as temporadas, Joe tenta recomeçar uma nova vida em outro lugar e nesta, não é diferente. Buscando fugir do enredo repetitivo de obsessões amorosas do protagonista, a série tenta inovar, invertendo os papéis, em que Joe é o personagem a ser perseguido. A primeira parte da temporada é intuitiva e repleta de suspense, o que faz com que o telespectador acredite que alguém finalmente está fazendo justiça e punindo Joe pelos seus crimes, que Reese é o responsável em tentar incriminá-lo e que YOU está tentando mudar o rumo da história, no entanto, a segunda parte mostra que a série tenta repetir mais do mesmo. 

 

Joe continua obsessivo, ele captura Marienne no mesmo calabouço das outras temporadas, persegue Reese e se interessa romanticamente por Kate, matando todos que estão ao seu redor. Não há ninguém querendo puni-lo, apenas a sua mente criando uma nova identidade, em que ele se torna o seu maior aliado e ao mesmo tempo, seu inimigo. Quando o telespectador finalmente acredita que ele pagará pelos assassinatos, Joe consegue escapar ileso.



 

Apesar de se tratar de ficção, é quase impossível que alguém como Joe, sem ter qualquer respaldo financeiro, consiga até o momento encobrir tantos crimes de pessoas importantes sem chamar qualquer atenção da polícia. Além disso, a história já se tornou cansativa e repetitiva, com os finais de temporada previsíveis para o telespectador.

 

A quinta e última temporada foi anunciada pela Netflix com lançamento para 2024. É esperado que Joe tenha um final ruim, pagando por seus crimes e sofrendo as consequências de suas ações.


Leia mais em:
You vem com sua 4ª temporada

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »