Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/03/2023 às 17h04min - Atualizada em 27/03/2023 às 16h47min

Vendas de discos de vinil superam as de CDs

Brenda Sales - Revisado por Danielle Carvalho
Discos de vinil voltam a ser procurados pelo público (Foto: Reprodução/ Site Tenho mais discos que amigos)


De acordo com o relatório anual de receita da Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA), os discos de vinil venderam mais unidades que os CDs nos Estados Unidos pela primeira vez desde 1987. O relatório também revelou que as vendas de discos de vinil têm crescido constantemente nos últimos 16 anos, representando agora 71% de toda a receita de formatos físicos de música. Os CDs sofreram desvalorização com o digital, atingindo apenas 33 milhões de unidades vendidas em 2020, enquanto as unidades de discos de vinil totalizaram 41 milhões. 

 



A busca por uma experiência mais imersiva, autêntica e mais consciente de se ouvir música fez com que o número de colecionadores aumentasse não somente nos Estados Unidos. O fenômeno também chegou ao Brasil, no estado de São Paulo. Muitas lojas que vendiam discos de vinil fecharam as portas com a chegada da pandemia de Covid-19, por não conseguirem manter suas despesas com somente as vendas online. Atualmente algumas delas estão reabrindo.  


O ex-economista Celso Marcílio foi um dos lojistas que deixaram a Galeria Boulevard em meio à pandemia. No ramo desde que perdeu a visão em um acidente, há 25 anos, Celso reabriu a loja em maio, no bairro do Piqueri, na zona norte. "As vendas aumentaram na pandemia e o Instagram foi o nosso principal canal. Desenvolvi uma logística de entrega de discos em 24 horas na Grande São Paulo e funcionou bem. Depois, assumi o risco de reabrir a loja fora do eixo central e os clientes aprovaram a mudança", comentou.

Geração Z resgatando hábitos “cringe’’

De acordo com os nascidos no fim da década de 1990, alguns hábitos do passado, como ouvir discos e vinil ao invés de uma playlist no Spotify, são considerados ‘’cringe’’ pela geração Z. Cringe é uma expressão que significa algo ultrapassado, mico ou até mesmo vergonha alheia, mas os discos de vinil se livraram dessa.

As gerações mais jovens estão contribuindo significativamente para o aumento das vendas de discos de vinil, porém esse não é o único fator que propicia a maior comercialização. A nostalgia de quem nasceu na era do vinil também é importante para a popularidade dos discos. O sentimento de saudade, remete a momentos especiais que merecem ser resgatados da memória, o que valoriza o formato musical.
 



Em 2022, as vendas de vinil tiveram um crescimento notável, especialmente entre artistas da geração Z. Taylor Swift é uma delas, a cantora e compositora estadunidense conquistou o público jovem com suas músicas inspiradas, muitas vezes, em suas experiências pessoais. Sendo líder de vendas dos discos de vinil com, aproximadamente,1,7 milhão de discos vendidos, a artista superou as vendas de Harry Styles, com 719 mil, e dos Beatles, 553 mil, de acordo com o relatório de vendas da Luminate no final de ano.

Outra explicação plausível para esse fenômeno é o quanto a geração Z adere facilmente às tendências, assim como transforma elementos antigos, como os discos de vinil, em ‘’febre’’. Atualmente, redes e plataformas sociais, como Tik Tok e Instagram,estão sendo responsáveis por difundir rapidamente tendências entre o público jovem e com os discos não foi diferente, a experiência de ouvir uma música em um vinil viralizou rapidamente.

 
 


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »