Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/03/2023 às 17h47min - Atualizada em 30/03/2023 às 18h52min

‘Mr Crowley, o que se passava na sua cabeça?’ - Quem foi Aleister Crowley, o mago que inspirou Ozzy Osbourne e diversos outros artistas?

Figura comum em obras audiovisuais, Aleister Crowley foi um mago, poeta, ocultista e escritor, que viveu do final do século XIX até a primeira metade do século XX. Sua história e lendas criadas em torno de sua figura inspiraram diversos artistas ao longo dos anos - mas quem foi Mr Crowley?

João Lameira - Revisado por Nildi Morais
Aleister Crowley em seu registro mais famoso (Foto: Reprodução/O Globo)

Ícone recorrente no mundo musical, Edward Alexander Crowley, ou apenas Aleister Crowley, é uma das figuras mais controversas da história mundial. Suas histórias, ideias, mistérios e lendas inspiraram diversos artistas e, nesse post, nós iremos abordar os músicos que tiveram em Crowley uma forma de canalizar e criar obras históricas.

 

Nascido e criado em família cristã, após a perda prematura de seu pai, Crowley foi criando ceticismo quanto ao cristianismo ao longo de seu crescimento - desde criança, sua mãe o chamava de “A Besta”. Em sua cabeça, nasciam ideias que fariam o mundo tratá-lo como louco, mas que, tornaram-se mais tarde, ideologias. Crowley dedicou-se ao oculto, ao estudo de alquimia, e práticas de magia.




Figura controversa, Aleister Crowley participou e criou seitas, liderou rituais, através do Livro da Lei, deu início à Thelema - sua própria religião, entre diversas outras passagens polêmicas. Muitas vezes, seus rituais envolviam sangue de animais, uso de drogas e longos períodos de atividades sexuais. Crowley certamente foi uma figura interessante, que inspirou histórias e obras de arte, entretanto, também muito perigoso.

 

Os dois principais conceitos que Crowley criou foram retirados do seu Livro da Lei. O primeiro e, mais famoso, é “Do what thou wilt” (Faça o que quiseres). Crowley pregava a liberdade de expressão, liberdade do ser. E na igualdade, segundo ele, nenhum de nós é mais importante que o outro.

 

Segundo Crowley, todos nós possuímos o Khabs, que é uma luz interna, e devemos cultuar o Khabs, se formos procurar alguma divindade na obra de Crowley, descobriremos que cada um de nós a somos. 

 

Já o segundo conceito mais famoso de Crowley foi o “Amor é a lei, amor sob vontade”, que foi uma das maiores influências no movimento hippie dos anos 60. Dito isso, vamos entrar na parte principal desse artigo, que é uma pequena seleção das principais músicas e obras que foram lançadas tendo Aleister Crowley como “muso inspirador”.

 

The Beatles
 

Os garotos de Liverpool foram um dos primeiros a citar Crowley em sua obra, na capa de “Sgt Pepper’s Lonely Heart Club Band”, onde os Beatles colocaram personalidades que eles admiravam os influenciaram, Crowley estava lá. 



 

As ideias de Crowley sempre foram presentes no modo de vida dos Beatles, como visto nesse fragmento de uma entrevista de John Lennon a playboy:

 

“Toda a ideia dos Beatles era faça tudo que você quiser, certo? Assumir suas responsabilidades, fazer o que quiser e tentar não prejudicar as outras pessoas, certo? Faça o que quiser desde que não fira ninguém...”

 

Led Zeppelin
 

O guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page é conhecido por ser um dos maiores admiradores de Crowley, tanto que Page chegou a possuir a maior loja de livros de ocultismo da Europa, chamada “The Equinox” (que é um livro de Crowley). 


E, além disso, Page comprou Boleskine, a casa de Crowley na beira do lago Ness, onde o bruxo praticava seus rituais.

 

Ozzy Osbourne

 

“Mr. Crowley, won’t you ride my white horse?”

Vídeo de uma apresentação da música 'Mr. Crowley'. (Reprodução: Ozzy Osbourne - YouTube)

 

Talvez a mais famosa menção a Aleister, Mr. Crowley é uma das músicas do primeiro CD solo do Príncipe das Trevas. No verso “Mr. Crowley, won’t you ride my white horse?”, o “white horse” é uma referência de Ozzy às drogas - constante tanto na sua vida quanto na de Crowley. 

 

Em entrevista, certa vez, Ozzy afirmou sobre seu desejo de ter uma música sobre Crowley, num encarte de The Ozzman Cometh, ele afirmou: 

 

"Eu tinha lido vários livros sobre Aleister Crowley. Ele era um cara muito estranho e eu sempre quis escrever uma canção sobre ele. Enquanto estávamos gravando The Blizzard Of Ozz havia um maço de cartas de tarô que ele havia projetado caído no estúdio. Bem, uma coisa leva a outra e a música 'Mr. Crowley' nasceu"

 

Além disso, o álbum Diary of a Madman, foi nomeado também em referência à autobiografia de Crowley.

 

Bruce Dickinson e Iron Maiden

 

Bruce Dickinson possui, em sua carreira solo, a música Man of Sorrows, que conta a história do próprio Crowley, quando criança, profetizando seu futuro onde anunciaria a vinda de um Novo Mundo, uma nova filosofia. A música está presente no álbum Accident of Birth.

 

Além disso, a música Revelations, do Iron Maiden, faz referência à obra de Crowley, que afirmou algumas vezes ser a reencarnação do Anticristo. Já Moonchild, do álbum Seventh Son of a Seventh Son, também é uma referência direta a Crowley. A letra da música fala sobre a união de dois magistas (homem e mulher) e o nascimento de um ser supra-humano (entendido também como uma supraconsciência). 

 

Na letra, o homem é representado por Lúcifer, o Portador da Luz, o não-nascido, e a mulher é a Prostituta Escarlate, Babalon (nome derivado de Babylon), como aparece nos versos “The fallen angel watching you/ Babylon, the Scarlet whore” (“O anjo caído observando você/ Babilônia, a prostituta escarlate”). 

 

Além disso Bruce também colaborou com o roteiro e trilha sonora do filme Chemical Wedding, sobre a vida de Crowley. O título também é o mesmo nome do álbum solo de Bruce, de 1998. 

 

Raul Seixas

 

Um dos pais do rock brasileiro, Raul Seixas cantou: “O Número 666 chama-se Aleister Crowley, a Lei de Thelema... esta é a nossa lei e a alegria do mundo. Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem e toda mulher é uma estrela.”, versos declamados no final de “Sociedade Alternativa”, e músicas como “A Lei”, “O Novo Aeon”, entre outras, mostram descaradamente toda a filosofia seguida por Raul, artista que mais difundiu a imagem de Crowley no Brasil.

 

 

Em 1973, Raul foi levado por Paulo Coelho, a conhecer uma sociedade secreta que o escritor fazia parte, conhecida como Argentum Astrum, criada por Crowley. Raul nunca tocou no assunto, mas sabe-se que tanto ele quanto sua esposa na época, abandonaram os rituais após visões desesperadoras que misturavam demonismo e alucinação psicodélica.

 

Outros artistas e bandas
 

Ghost: A capa do último álbum da banda, 'Impera', traz o personagem Papa Emeritus na exata mesma posição da foto mais famosa de Crowley (que é capa desse post).
David Bowie: A música Quicksand, do álbum Hunky Dory, traz o trecho “sou ligado à Aurora Dourada, imerso no imaginário uniforme de Crowley.”

John Frusciante: O ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers é um admirador de Crowley e suas músicas "666", "I'm Around", "Emptiness" e "Look On" (do álbum solo "Inside of Emptiness") são todas de inspiração thelemica.

Celtic Frost: A banda de thrash metal/black metal suíça gravou um álbum entitulado "To Mega Therion", um dos títulos adotados por Crowley.

Therion: Na Suécia existe a banda chamada Therion, abertamente ligada a Thelema.

The Doors: A capa de trás do álbum do The Doors, "13" mostra o grupo reunido em volta de um busto de Aleister Crowley.

Behemoth: A banda polonesa possui um álbum chamado Thelema 6.




 

 




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »