Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/03/2023 às 18h53min - Atualizada em 27/03/2023 às 17h40min

Resenha: O estrangulador de Boston e a força da mulher contra o sexismo

Filme do gênero true crime lançado pelo Star+ é uma ótima opção para amantes do gênero

Nicolle Santana - Revisado por André Pontes
(Reprodução/20th Century Studios)
Ambientado na década de 1960, o novo filme do Star+ conta a história real de uma série de assassinatos ocorridos em Boston, nos Estados Unidos, e que ganharam notoriedade devido à duas jornalistas: Loretta McLaughlin (Keira Knightley) e Jean Cole (Carrie Coon).

O filme começa mostrando o primeiro assassinato ocultando o rosto do assassino, o que é uma característica ao longo do filme, e logo após, ocorre um salto temporal onde Loretta começa a correlacionar os casos dos assassinatos ocorridos nos últimos anos com as vítimas, notando que possuem o mesmo perfil, sendo mulheres mais velhas que moram sozinhas, e ainda, identificando um padrão na maneira como essas mulheres foram mortas, sendo estranguladas e com um laço amarrado no pescoço.

Um aspecto muito presente durante o longa é o machismo e sexismo presente na época. Loretta, que escrevia para o jornal Record- American na editoria de estilo de vida, almejava ir para o jornalismo investigativo, porém, na época, o lugar considerado apropriado para mulheres, era em editorias consideradas “femininas”. Após diversas tentativas, ela convence seu editor de deixá-la a escrever sobre os padrões de assassinato de mulheres que estava ocorrendo em Boston.

A matéria logo ganha um imenso destaque e isso cria um impasse com o departamento de polícia que não gosta da visibilidade que o caso tem ganhado e entram em conflito com o jornal, assim, para ajudar Loretta com a matéria, seu editor coloca Jean, uma jornalista experiente no jornalismo investigativo, para auxiliá-la. A princípio Loretta não gosta da ideia, porém, nenhuma rivalidade feminina foi criada e ao decorrer da história ambas tornam-se boas amigas à medida que os casos e a reportagem vão avançando.




O foco não esta no assassino

Um dos aspectos mais valorizados do filme é o fato de o estrangulador não ser a figura principal, diferente da grande maioria dos filmes onde o foco está no assassino, esse segue a mesma "onda" de outras duas produções lançadas recentemente sobre serial killers: o enfermeiro da noite e damher, e consegue ser ainda melhor, pois o rosto do assassino não é revelado em momento algum durante as mortes.

A história gira entorno das duas jornalistas que lutaram contra diversos preconceitos existentes na época sobre mulheres exercendo um papel de destaque na investigação do assassinato e que ainda enfrentaram a policia que a todo momento dificultava a apuração de dados.




Cenografia e roteiro impecáveis

Dirigido por Matt Ruskin, a trama foi muito bem desenvolvida e soube dar um destaque não somente para os casos de assassinato, mas para algo muito maior: o feminismo. Em diversos momentos do filme Loretta e Jean estão enfrentando algum problema com homens machistas que não permitem que elas possam realizar seu trabalho, e que desejam abafar o caso.

Um dos pontos interessantes foi as reviravoltas que a investigação tomava. Quando pensavam ter pegado o assassino, novas descobertas eram reveladas, surpreendendo o público que não conhecia o caso real, da qual, até hoje, não houve uma conclusão do responsável por algumas mortes.


Vale a pena assistir?

 

Trailer oficial de ' O estrangulador de Boston'- Reprodução: Star+ Brasil- Youtube)
Para os amantes de true crime o filme é uma excelente escolha para assistir no final de semana e relaxar. Assim como para aqueles que curtem outros gêneros, pode ter certeza que a história prende sua atenção do inicio ao fim e atiçando a curiosidade para saber mais sobre o caso e as mulheres que o inspirou.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »