Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/03/2023 às 08h15min - Atualizada em 29/03/2023 às 23h03min

Sombra e Ossos 2: Sequência da adaptação se distancia ainda mais dos livros

Gabriela Auzier - Revisado por Carolina Nunes
Foto: Reprodução/Netflix

Sombra e ossos (Shadow and Bone), série de fantasia original Netflix, retornou com sua segunda temporada no dia 16 de março. A série é uma adaptação dos livros da autora Leigh Bardugo, sendo um grande sucesso da plataforma, entrando no Top 10 de 80 países com apenas um dia de estreia em 2021.

Poster promocional Sombra e Ossos.

Poster promocional Sombra e Ossos.

(Foto: Divulgação/Netflix)

 

Produzida por Shawn Levi, conhecido por Stranger Things, e roteiro assinado por Eric Heisserer, de Bird Box, a série é estrelada por Jessie Mei Li e conta com Ben Barnes (Westworld), de Archie Renaux (Hanna), Freddy Carter (Pennyworth), Amita Suman (The Outpost), Kit Young (A Escola do Bem e do Mal) e Danielle Galligan (Lakelands). Contando com vários arcos narrativos e personagens cativantes a série conquistou a audiência para além da fanbase dos livros.

 

A primeira temporada da série adapta o primeiro livro da trilogia ‘Sombra e ossos’, incorporando também personagens da duologia ‘Six of Crows', ambas as séries parte do universo conhecido como Grishaverso. Os best-sellers foram publicados no Brasil pela Editora Gutenberg.

 

A história de Sombra e ossos

 

A trama se passa em um mundo de fantasia que está em guerra, onde o reino de Ravka está dividido pela Dobra das Sombras, uma faixa de escuridão cheia de monstros. Então a jovem órfã Alina Starkov, uma cartógrafa do exército que tem apenas o melhor amigo Maly, descobre ter um poder extraordinário e profético: o dom da luz. Ela é convocada pelo General Kirigan a treinar para se juntar ao exército formado por soldados mágicos conhecidos como Grisha e acaba envolvida em uma rede de segredos dentro de um jogo em que nem tudo é o que parece ser.

Jessie Mei Li e Ben Barnes como Alina e Kirigan em Sombra e ossos.

Jessie Mei Li e Ben Barnes como Alina e Kirigan em Sombra e ossos.

(Foto: Reprodução/Netflix)

 

Paralelamente somos apresentados aos Corvos, uma equipe de mercenários formada por Jesper, Kaz e Inej. Eles partem em uma missão que os deixará ricos e comprará a liberdade de Inej. Ao mesmo tempo, acompanhamos Nina e Matthias, uma espiã Grisha e um caçador de Grishas que tiveram seus caminhos cruzados e acabam se unindo para sobreviver.

 

Já a segunda temporada da série adapta os livros seguintes da trilogia, ‘Sol e Tormenta’ e ‘Ruína e Ascensão’,e parte da trama da duologia ‘Six of Crows'.

Após entrar em conflito com o General Kirigan no final da 1a temporada, na sequência, Alina e Maly viajam pelo continente enfrentando desafios perigosos em busca de amplificadores de poder para destruir a Dobra de uma vez por todas. Somos apresentados a Nikolai Lantsov, um corsário de sangue real que acaba ajudando Alina e Mal em sua jornada e se torna uma peça fundamental no plot twist final. A história dos corvos também é apresentada e temos a adição de Wylan a equipe.

Trailer Sombra e Ossos Temporada 2 (Reprodução: Netflix Brasil - Youtube)


 

Principais diferenças dos livros

 

Uma das maiores mudanças da adaptação da trilogia é a presença dos Corvos, que originalmente aparecem apenas em ‘Six of Crows’, incorporados com uma história totalmente original na primeira temporada e desempenham um papel importante no desfecho. Já na segunda temporada parte da trama da duologia foi adaptada, algo que não agradou muito os fãs dos livros. A produção da série levantou a possibilidade de um spin-off dos Corvos, e os fãs se questionam como a trama seria conduzida caso realmente aconteça, já que Sombra e Ossos já usou a trama principal do segundo livro da duologia.

(Foto: Reprodução/Netflix)

 

Outro ponto diferente na série, é a jornada de Nina e Matthias. Os personagens também são de ‘Six of Crows’ e o arco deles na primeira temporada apesar de se relacionar com os Corvos, não fica claro que tudo vai convergir no final, o que pode deixar alguns telespectadores confusos. Porém no final da temporada há um gancho, quando Nina e os Corvos estão no mesmo navio, e na sequência a relação é desenvolvida.

 

Renovação e Spin-off
 

Apesar de ter adaptado o final da trilogia, o final da segunda temporada da série teve um final aberto e deixou um gancho para uma possível terceira temporada. Pessoas da produção chegaram a comentar nas redes sociais pedindo que as pessoas assistam a série para que Sombra e ossos possa ser renovada. 

O showrunner Eric Heisserer revelou também que já vem trabalhando no desenvolvimento do spin-off sobre os Corvos e está pronto para começar a produção caso seja aprovado pela Netflix, falando sobre como a audiência de Sombra e Ossos vai influenciar isso.

Uma das possíveis explicações para a produção ter usado a trama principal de ‘Six of Crows’ é o fato de que o spin-off não está garantido e eles quiseram dar aos fãs da duologia um gostinho da história original.
 

Jessie Mei li e Archie Renaux como Alina e Maly na 2° temporada de Sombra e Ossos.

Jessie Mei li e Archie Renaux como Alina e Maly na 2° temporada de Sombra e Ossos.

(Foto: Reprodução/Netflix)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »