Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/03/2023 às 17h47min - Atualizada em 29/03/2023 às 17h33min

Acústico MTV: relembrar é viver?

Júlia Vasconcelos - Revisado por Joyce Oliveira
Logomarca do programa 'Acústico MTV'. (Foto: Reprodução/ MTV)
Acústico MTV teve sua última edição lançada em 2012. Entretanto, o retorno do formato foi anunciado no final de 2022 com a regravação do álbum Fruto Proibido (1975), de Rita Lee, por Manu Gavassi.
 
Álbum 'Fruto Proibido', de Rita Lee(Reprodução: Spotify)


Conforme a sigla já sugere, a MTV tinha uma programação voltada ao universo musical. Além do Acústico MTV, o Covernation, o Acesso MTV e a premiação VMB (Video Music Brasil), que elegia o melhor videoclipe do ano, são representativos do forte elo da emissora com a música.

No Brasil, a rede televisiva foi fundada em 1990 
 ano em que o Acústico MTV também deu seus primeiros passos  e fez um grande sucesso até os anos 2000, principalmente entre o público jovem.

Os primeiros passos

A versão brasileira do MTV Unppluged contou com grandes nomes da música nacional. Com mais de 30 edições, o Acústico MTV recebeu artistas e bandas como Rita Lee, Titãs, Cassia Eller, Gilberto Gil, Charlie Brown Jr., Capital Inicial, Lulu Santos e até Roberto Carlos.

A proposta do programa era dar uma nova roupagem às célebres canções de músicos e bandas de destaque no cenário musical, conferindo uma atmosfera intimista às apresentações feitas com voz, violão e outros instrumentos acústicos, em geral, os de percussão. Como a programação tinha um flerte especial com o cenário do rock e do pop rock brasileiro, a proposta do Acústico MTV fazia ainda mais sentido. A ideia era ouvir as canções dos grandes músicos como nunca antes.

Esta era grande parte da razão do sucesso da franquia: rock e acústico não eram palavras comumente proferidas em uma mesma frase. Em entrevista ao jornal O Povo, o cantor Marcelo Nova, que gravou o primeiro Acústico MTV, afirmou que fazer um trabalho de rock acústico era uma ideia infame e atribuiu a si mesmo 
a invenção dessa junção inusitada.

Participação de Marcelo Nova no 'Acústico MTV: Charlie Brown Jr.'. (Reprodução: Mateus Ramos Dias/ YouTube)

No entanto, a gravação realizada pelo vocalista da banda Camisa de Vênus funcionou apenas como um piloto do programa e não chegou a ir ao ar. No ano seguinte, foi a vez da banda Barão Vermelho gravar a versão acústica de suas músicas, lançada somente em 2006. Em 1992, ocorreu o primeiro lançamento do Acústico MTV em CD e DVD, realizado pelo cantor João Bosco. Aqui, o formato logo mostra a que veio.

Mais que um programa de TV

Com direito a produção de CDs e DVDs, a franquia se tornou um selo musical, marcou a discografia de muitos artistas e até salvou a carreira de alguns, a exemplo do grupo Kid Abelha. O que era apenas um programa tornou-se uma marca, por sinal, muito cobiçada. A série fortaleceu a MTV enquanto canal cultural, bem como movimentou o mercado fonográfico e moldou a formação de muitos jovens.

O formato rendeu pelo menos 13 milhões de discos vendidos, segundo matéria do G1 publicada em 2019. A publicação de uma matéria sobre o Acústico MTV oito anos depois de seu fim se deve ao lançamento de uma nova edição do formato naquele ano, feita pelo cantor Tiago Iorc.

Apesar da promessa de retorno da série em 2019, o próximo lançamento só ocorreu este ano, com o “Manu Gavassi canta Fruto Proibido”. A regravação do quarto álbum de Rita Lee veio novamente com o anúncio de ressurreição do saudoso Acústico MTV, mas ainda não há qualquer especulação sobre os próximos artistas a se aventurarem no formato uma vez muito bem-sucedido.

Mais de Manu Gavassi: lançamento de Gracinha, álbum visual da cantora.

É difícil não questionar se o Acústico ainda faz sentido no mundo de 2023, sobretudo porque a MTV pertencia ao Grupo Abril em sua “era de ouro”. Quando o conglomerado de mídia estava sofrendo uma crise financeira, a emissora foi perdendo espaço 
 fato que também pode ser atribuído ao avanço da internet. O canal passou a ser da Viacom e deixou de ser transmitido pela TV aberta.

Hoje, a MTV Brasil está mais associada à produção de reality shows, como o famoso De Férias com o Ex. Sendo assim, é provável que o formato não seja uma febre no meio fonográfico como fora quando a MTV tinha poder de influência, afinal, os tempos são outros.

Para todos os efeitos, Manu Gavassi está fazendo uma turnê com o álbum e a estética de sua apresentação no Acústico MTV. Isso demonstra que o formato já está marcando significativamente a carreira de uma artista da nova geração, seus fãs e admiradores certamente não ficarão imunes.

Além disso, é inegável o poder da nostalgia que o comeback do Acústico MTV traz para quem viveu a juventude nos anos 1990 e 2000, como é o caso da própria Gavassi. Combinado a isso, o apelo emocional da regravação da obra de uma artista grande como Rita Lee, que já passou pela série, configura um retorno muito bem articulado.

O que resta saber é se existe um público para o Acústico MTV hoje, mas essa é uma dúvida a ser sanada com o tempo e com os próximos passos da memorável 
série de uma emissora que teve grande contribuição cultural para o Brasil.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »