Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/04/2023 às 08h15min - Atualizada em 29/03/2023 às 10h02min

Turismo para todos os gostos: conheça os diferentes tipos de viajantes

Saber o que realmente importa para você é o primeiro passo para montar o seu roteiro de viagem perfeito e para te ajudar nessa jornada aqui estão alguns dos tios de viajantes mais comuns.

Giovana Sousa Soares - Editado por Karen Sousa
https://www.paytour.com.br/blog/tipos-de-turismo/
Imagem da esquerda: Gisele Lorene e Gabriele Lorene/ Imagem do meio: ecoturismo_piaui/ imagem da direita: Lara Rebouças
Montar seu próprio roteiro de viagem nunca é tão simples quanto parece, mas ajuda muito já ter em mente que tipo de viagem você quer ter e, também, que tipo de viajante você é. Aqui, vamos falar sobre alguns os diferentes tipos de viajantes e suas particularidades. Começamos pelo:


Viajante cultural















Esse tipo de viajante busca por conhecimento e imersão na cultura local. Dessa forma, suas atrações turísticas favoritas incluem museus, exposições, teatros, livrarias e outros locais que permitam vivenciar uma aproximação mais aprofundada com a cultura local. Muitos até se inspiram ao ter esse contato e utilizam isso em seu meio profissional, como é o caso da estudante de arquitetura Giullia Guilhermina. Confira sua afirmação abaixo:
 

“Gosto dessas formas de turismo porque posso conhecer a história do local, observar seus diferentes estilos de construções e perspectivas sociais, além de conhecer coisas novas. Dessa forma pessoalmente me deixa feliz e profissionalmente sei que agregará muito ao meu trabalho”

- Giullia Guilhermina
 


















Além disso, outra forma de identificar um viajante cultural é descobrir o que essa pessoa prefere comer durante a viagem. Por exemplo, comer no McDonald's ou em qualquer rede de fast food, ao invés de experimentar a culinária local é praticamente um crime para os viajantes culturais.
 
Isso se deve ao fato de que esse tipo de comida é facilmente encontrado em qualquer lugar, a qualquer horário, e sempre com o sabor similar, enquanto os pratos da gastronomia local, por vezes, só podem ser encontrados em seu lugar de origem.















Alguns dos destinos ideais para essas pessoas são: O Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, no Piauí, o Teatro Arthur Azevedo, em São Luís do Maranhão, o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, em Minas Gerais, Casa Loma, em Toronto, no Canadá e a Ópera de Sydney, em Sydney, na Austrália.


Viajante aventureiro.
































Adrenalina, desafios e atividades radicais são o que movem esse tipo de viajante. Os esportes de aventura, como escalada, rapel, mergulho e paraquedismo são algumas de suas atrações turísticas preferidas.
 
Frequentemente seus destinos incluem regiões de natureza exuberante e paisagens de tirar o fôlego. Porém, o objetivo central do turismo de aventura não é menos sobre a oportunidade de conhecer lugares onde poucos conseguiram chegar e mais sobre descobrir os seus próprios limites.























Na fala a seguir de Gloria Santana, Estudante de Jornalismo que cresceu na região turística da Serra da Capivara, onde a atividades do turismo de aventura eram eventos rotineiros, ela destaca:
 

"Fazer trilha é algo muito comum entre os turistas, mas eu gosto de fazer algo mais intenso como forma de conhecer as belezas do parque de outras perspectivas.
Gosto de pedalar pelas trilhas mais difíceis, o que requer um pouco mais de esforço físico, e sempre paro para admirar a paisagem em volta. Eu gosto desse tipo de turismo porque me permite conhecer os meus limites e tenho uma maior sensação de liberdade."

-Glória Santana
Alguns dos locais turísticos de destaque para os aventureiros são: o desfiladeiro da Capivara na Serra da Capivara, no Piauí, a Gruta do Lapão, na Chapada Diamantina, na Bahia, Arraial do Cabo (a capital brasileira do mergulho), no Rio de Janeiro, Havaí, nos Estados Unidos (considerado um dos melhores lugares do mundo para saltar de paraquedas) e o famoso Monte Everest, no Nepal.


O viajante ecoturista


O ecoturista ou turista ecológico, também conhecido como turista sustentável, é aquele que se preocupa mais com a forma como ele viaja e interage com o ambiente ao seu redor do que com a viagem em si. Ele busca minimizar os impactos ambientais e maximizar os benefícios sociais e econômicos para as comunidades locais que irá visitar. Nas palavras da guia de turismo e especialista em Ecoturismo, Beatriz Carvalho, o ecoturismo é essencialmente:
 
“Um segmento turístico que usa de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentivando uma consciência ambientalista e buscando uma formação educacional, promovendo o bem-estar da comunidade e turistas.”
- Beatriz Carvalho



Esse tipo de turismo geralmente envolve atividades que promovem a conservação da natureza, como trilhas em parques nacionais, mergulhos em recifes de coral, visitas a reservas ecológicas e avistamento de animais silvestres em seu habitat natural.
 
O turismo ecológico tem crescido em popularidade nos últimos anos, pois muitas pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da preservação do meio ambiente e buscam experiências de viagem que reflitam seus valores pessoais. Uma dessas pessoas é a estudante de Jornalismo Ana Gabriela Freire, que explica a seguir porque o ecoturismo é tem a sua preferência:
 
“Eu acho que cada expressão da natureza é única e devemos aproveitá-la ao máximo, fora que é uma maneira de se conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.”
- Ana Gabriela Freire



Algumas das localidades ideais para ecoturistas incluem: o Parque Floresta Fóssil, em Teresina, no Piauí, as Piscinas Naturais de Pajuçara, na capital de Alagoas, Ilhabela, em São Paulo, a Serranía de Hornocal, na Argentina e Ivalo (local onde é possível ver a Aurora Boreal), na Finlândia.


Turismo de Eventos


O turismo de eventos é uma modalidade turística que tem como objetivo a participação em eventos de diferentes tipos, como festivais, shows, competições esportivas, feiras e congressos. O foco desse tipo de turismo é a vivência da experiência do evento, além da visita ao local onde ele ocorre.
 
Essa modalidade movimenta a economia local e gera oportunidades de negócios para empresas do setor de turismo, além de proporcionar aos turistas uma experiência única e enriquecedora.


Os turistas que optam por esse tipo de viagem buscam participar ativamente do evento, seja como público ou como competidores, e muitas vezes aproveitam a oportunidade para conhecer a cidade que sedia a festividade e suas atrações turísticas.
 
A Jornalista Rama Nogueira teve a oportunidade de ver o show de algumas das suas bandas favoritas nos festivais Lollapalooza e compartilha a seguir um pouco de sua experiência nesses eventos.
 
“É uma experiência muito bacana. No dia sempre tem algum perrengue, como filas, muito sol ou muita chuva, mas depois que você entra no local, consegue explorar tudo e se organiza para assistir os shows que quiser, é tudo de bom.
 
Para mim, a música salva, então ter a oportunidade de ver as bandas e músicos, de ouvir tudo ao vivo, de sentir aquilo, é sensacional mesmo. Não esqueço nunca de nenhum desses momentos”
- Rama Nogueira



O tipo de Evento que vai atrair a atenção desse turista depende muito de seus gostos pessoais, mas aqui estão alguns exemplos que podem chamar sua atenção: Animesoul, Lollapalooza Brasil, Brasil Eco Fashion Week, o Encontro Internacional Arte, Poética e Direitos de Pachamamaé, a tão famosa Copa do Mundo, os shows da banda BTS e a turnê mundial da Beyoncé, a Renaissance World Tour.


Em resumo, viajar é uma experiência única que pode ser vivenciada de diferentes formas por diferentes tipos de viajantes. Conhecer seu perfil é essencial para planejar uma viagem inesquecível.

Seja você um viajante aventureiro, cultural, ecoturista, nenhuma dessas opções ou todas essas opções, o importante é aproveitar cada momento da sua viagem e criar memórias que vão durar para sempre.
 
E lembre-se, sua viagem dos sonhos depende de você ser honesto consigo mesmo e ir atrás do que você realmente quer e, por isso, só você é capaz de montar o seu roteiro de viagem ideal.


 
Obrigada por ler até aqui e tenha uma ótima viagem :)

 
Referencias:

Júnior, Irineu. Conheça os 16 tipos de turismo no Brasil e dicas para empreender com sucesso nesse mercado: <https://www.paytour.com.br/blog/tipos-de-turismo/>. Acesso em 29/03/2023 
 
Company, Paraquedismo Sky. Os 17 melhores lugares para mergulhar no Brasil: <https://www.paraquedismoskycompany.com.br/blog/onde-saltar-de-paraquedas-mundo/>. Acesso em 29/03/2023
 
Araújo, Elô. Lugares do mundo com paisagens incríveis para saltar de paraquedas: <https://magazine.trivago.com.br/melhores-lugares-para-mergulhar-brasil/>. Acesso em 29/03/2023  


 




 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »