Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/04/2023 às 16h06min - Atualizada em 31/03/2023 às 21h17min

Chuvas fortes causam estragos em municípios do Maranhão

Governador do Estado, Carlos Brandão (PSB), decretou emergência em 52 cidades atingidas pelas enchentes

Welyson Lima - Editado por Ynara Mattos
Enchente no Maranhão. Reprodução: Freepik
As fortes chuvas no Maranhão continuam a provocar estragos e grandes tragédias em muitas cidades do estado. 52 cidades estão em emergência até o momento e aproximadamente 31.437 famílias foram afetadas, 6.050 estão desabrigadas e desalojadas, segundo apontou o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) ao G1. Ainda segundo o CBMMA, 6 óbitos foram confirmados em razão das fortes enxurradas.

A Defesa Civil do Estado segue trabalhando no monitoramento as áreas afetadas. O Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) decretou estado de emergência em 52 municípios, incluindo a capital São Luís. Através do documento assinado pelo governador, ficam autorizados os órgãos da Administração Pública do Estado, como o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, a prestarem apoio às cidades afetadas pelas enchentes. Das 52 cidades, porém, as fortes chuvas e enxurradas têm afetado principalmente os municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale e Bacabal.
 
Carlos Brandão (PSB) esteve, nesta quarta-feira (29), vistoriando diversas cidades afetadas pelas fortes chuvas. Começou a visita por Monção e seguiu em Pindaré-Mirim, Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga e Bacabal. As chuvas fortes destruíram acesso por terra a cinco povoados da cidade de Lima Campos (MA), deixando 1.600 famílias desabrigadas em Marabá (PA). O fato aconteceu devido a via que dava acesso ao Vale do Paraíso, no Maranhão, tem sida destruída por uma enxurrada. O município fica na região do Baixo Mearim, que é banhada pelo rio que dá nome à região. Já em Bacabal, o nível do Rio Mearim, que banha a cidade, subiu de 8,31 metros a 8,36 metros na última quarta-feira. A cidade está em emergência deste sexta-feira (24) e já são 120 famílias desabrigadas.

Em Buriticupu, enormes crateras se formaram devido às fortes chuvas e erosão de terreno de até 70 metros de profundidade e 500 metros de comprimento. A cratera fez com que 27 famílias precisassem sair do local. No último domingo (26), a Defesa Civil Nacional esteve no município para mapeamento e elaboração de estudos técnicos das áreas atingidas pelas erosões e das estradas cortadas pelas chuvas. As crateras em Buriticupu são enormes abismos provocados por um fenômeno geológico chamado “voçoroca”, que acontece em áreas onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo. Assim, fortes chuvas deixam os terrenos suscetíveis a desmoronamentos.

Segundo a Prefeitura de Buriticupu, o fenômeno acontece há décadas na cidade e já “engoliu” 50 casas nos últimos anos, devido desmatamento. A defesa civil continua nas regiões afetadas, atuando junto a Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das prefeituras, prestando assistência às famílias. O governo do Maranhão já enviou aproximadamente 5.450 cestas básicas; 900 garrafões de água de 20 litros e 600 colchões, conforme divulgado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). Segundo emitiu o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira (31), há dois alertas, laranja e amarelo, de chuvas intensas no Maranhão para os próximos dias.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »