Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/04/2023 às 18h01min - Atualizada em 01/04/2023 às 18h23min

Código-fonte do Twitter é vazado em plataforma da Microsoft

A publicação contendo trechos ficou no ar por período indeterminado

Luiza Raposo Paiva - Editado por Bruna Nunes

Parte do código-fonte do Twitter foi publicada no GitHub, espécie de “rede social para programadores” administrada pela Microsoft, em que é possível armazenar e compartilhar códigos de programação. Em uma ação na justiça americana, a plataforma pertencente ao bilionário Elon Musk busca as informações e identidade do responsável pela publicação. 

 

A postagem foi apagada no dia 24 de março depois do Twitter enviar um aviso de violação de direitos autorais à plataforma. Os trechos do código-fonte foram publicados por um usuário intitulado "FreeSpeechEnthusiast", e não se sabe por quanto tempo a publicação permaneceu no ar. O processo corre na Justiça da Califórnia, onde o Tribunal Distrital atendeu emitiu uma intimação obrigando o GitHub a divulgar os dados do usuário responsável pela publicação. 

 

O código-fonte é responsável por armazenar as instruções necessárias para o funcionamento de um software. O vazamento do código é um risco pela possibilidade de incluir qualquer fator que facilite invasões, acessos não autorizados ou roubo de dados. 

Na última sexta-feira (31), parte do código do algoritmo de recomendação do Twitter foi divulgado. Como parte das mudanças que Elon Musk fez desde que comprou a rede social no ano passado, os códigos estão no GitHub, livres para que usuários e estudiosos analisem e façam sugestões.

Outra novidade que tem chamado a atenção é o Twitter Blue, um novo plano de assinatura na rede social.  A assinatura oferece o selo azul de verificação e mais alguns outros recursos, como o de editar tweet, pasta de itens salvos e temas coloridos para o aplicativo. O custo mensal do plano é de até 60 reais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »