Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/07/2019 às 19h00min - Atualizada em 22/07/2019 às 19h00min

Delegacia virtual – conheça os principais serviços

Os registros feitos em delegacias virtuais e físicas tem o mesmo valor alerta, delegado

Tadeu Marques - Ronerson Pinheiro/ASCOM PCMG
Foto/Reprodução: Site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br
Desde abril de 2014 é possível registrar fatos como perda de documentos e objetos pessoais ou até mesmo um acidente de trânsito sem vítimas. Tudo isso sem sair de casa através da Delegacia Virtual. Em funcionamento há cinco anos a plataforma já supera a marca de um milhão de registros. A ocorrência mais comum é a de extravio de documento. Em seguida, aparece, acidente de trânsito sem vítimas e extravio de objetos pessoais.

“A delegacia virtual traz celeridade e eficácia ao registro de ocorrência, trazendo comodidade ao cidadão que pode registrar o fato no ambiente virtual e reduzir o tempo de espera nas delegacias e nos postos de atendimento da Polícia Militar”, explica, o Superintendente de Informações e Inteligência Policial, Delegado-Geral, Ivan José Lopes.  

A estudante Raiara Figueiredo conta que já utilizou a plataforma para registrar a perda da CNH. “Foi mais rápido do que eu esperava. Acessei do próprio tablet e preenchi todas informações. Não tive dor de cabeça a não ser, a perda do documento”, conta. Ainda segundo a estudante, houve uma rápida solução para o problema. “Em questão de dias eu obtive uma resposta satisfatória do órgão responsável”, finaliza.

De acordo com o Delegado, os registros feitos em delegacias virtuais e físicas tem o mesmo valor. “É importante a população saber que as ocorrências feitas na Delegacia Virtual e em delegacias físicas tem o mesmo valor legal. Lembrando que as ocorrências são fatos ocorridos no Estado de Minas Gerias em um prazo de até 30 dias”, alerta o Delegado.  

Como funciona?

O registro da ocorrência é feito através do preenchimento de formulários apresentados no site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, nesses casos basta que o solicitante siga as instruções. Após o envio das informações ao sistema, a ocorrência passa por uma triagem e em até quinze minutos é emitida uma mensagem informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), antigo Boletim de Ocorrência (BO). Segundo informações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o documento poderá ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documento e outros afins. Uma equipe de policiais e analistas trabalham 24 horas na sede da Superintendência de Investigação e Inteligência Policial (SIIP) atuando na triagem dos registros recebidos.

Editora-chefe: Lavínia Carvalho
 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »