Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/04/2023 às 15h15min - Atualizada em 02/04/2023 às 15h15min

Bate e volta: em casa, Ponte celebra acesso para elite paulista

Equipe campineira confirma favoritismo e vence o XV no Majestoso para festa da torcida; clube faz a final contra o Novorizontino, outro que regressa após rebaixamento em 2022

Paulo Octavio - labdicasjornalismo.com
Jogadores celebram acesso com a torcida no Majestoso. Foto: Alexandre Battibugli/Agência Paulistão
Diante de 16 mil pessoas, o maior público da temporada, a Ponte Preta conseguiu o acesso para elite do futebol paulista. A equipe bateu o XV de Piracicaba por 2 a 0, neste sábado (1) com gols de Jeh e Eliel. E aumentou a vantagem no agregado após construir uma boa vantagem no jogo da ida, quando venceu por 3 a 0. O clube agora vai disputar o título contra o Novorizontino, que também subiu de divisão ao eliminar o Noroeste. Finalíssima será no Majestoso, pois a Ponte tem melhor desempenho. Dessa forma, as duas agremiações que caíram em 2022 voltam juntas para 2024. Equipe campineira ainda conseguiu a melhor campanha da série A2 neste formato. O Oeste também obteve 36 pontos na primeira fase em 2021, mas não conseguiu subir.  
Apesar da festa, o técnico Helio dos Anjos aproveitou para fazer um apelo para a estabilidade do time. "De cinco em cinco minutos aparece uma bomba. A questão política da Ponte é problemática. Que essas pessoas pelo menos não atrapalhem. Vamos respeitar o torcedor. Eu estou preocupado para iniciar o Brasileiro da Série B. Temos de viabilizar muita coisa. Espero que esse acesso ajude a equacionar os problemas", disse em entrevista coletiva.  

Elvis agradeceu o apoio da torcida: "Gostaria de parabenizar o nosso maior patrimônio, que é o torcedor. Fez a diferença, nos apoiou e lotou o estádio" 

O acesso lembra o Campeonato Brasileiro série B de 1997 quando a Ponte passou pelo XV na melhor de cinco pontos na campanha do acesso para elite em 1998.  

1º TEMPO  

A Ponte esqueceu a vantagem e lutou para não dar espaço para o rival e logo no começo do jogo já quis abrir o placar. A primeira grande chance delas foi de Matheus Jesus que pegou rebote da falta de Elvis; Alan espalmou. O XV criou oportunidades com Samuel Andrade e Lucas Xavier, mas Caíque França fez duas grandes defesas.  

E o dia era mesmo da Ponte, que abriu o placar aos 42 minutos. Elvis serviu Jeh, que dominou e mandou para as redes. A bandeira não confirmou, porém, o VAR detectou que o atacante vinha de trás e estava em posição legal.  

 2º TEMPO 

Apesar do XV depender de quatro gols para levar a disputa para os pênaltis, foi a Ponte que atacou mais e só não ampliou porque Alan fez boas defesas nas finalizações de  Pablo Dyego e Jeh. Do outro lado, Caíque França chegou a tentar ao menos uma virada com duas oportunidades, porém esbarrou na defesa adversária.  

Com o passar do tempo, o ritmo caiu, a Ponte administrou, e a torcida já gritava "a macacada voltou" e acendia luzes dos celulares para celebrar esse momento especial, que ficou ainda melhor aos 41 minutos. Foi quando Eliel deu números finais a partida e carimbou de vez a vaga na elite. Aí foi só celebrar. 

PRÓXIMOS CONFRONTOS 

As datas das finais serão confirmadas no conselho técnico a ser realizado nesta segunda. Porém, a tabela aponta que a ida será nesta quarta em Novo Horizonte, e a volta, no sábado, em Campinas. Já o XV vai decidir se disputa a Copa Paulista em julho ou agosto.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »