Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/04/2023 às 19h49min - Atualizada em 05/04/2023 às 19h27min

Finlândia: Visite o país mais feliz do mundo

A nação europeia ganhou o título pela sexta vez consecutiva

Maria Eduarda Ribeiro - labdicasjornalismo.com
Com uma população de aproximadamente 5.500 milhões de pessoas, a Finlândia está situada no norte de Europa e faz fronteira com Suécia, Noruega e Rússia. Sua capital é Helsinki, que ocupa uma península e ilhas vizinhas do mar Báltico.
 
Em março, a Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo, pelo sexto ano consecutivo, de acordo com um ranking da Organização das Nações Unidas (ONU). O Relatórios Mundial da Felicidade analisa seis fatores, como o PIB per capita, apoio social, expectativa de vida, liberdade para fazer escolhas, generosidade e níveis de corrupção.
 
A Finlândia pontua bem em todas as categorias acima, porém seu destaque é o fator generosidade. Os principais fatores para a Finlândia ser 6 vezes o país mais feliz do mundo, são:
 
Educação de qualidade
Os professores são valorizados. Recebem treinamentos de alto nível e ótima remuneração.
 
Segurança
A Finlândia também é campeã no quesito segurança. Foi nomeado o país mais seguro do mundo, de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2017. Além de ter o menor nível geral de ameaça, segundo o Mapa de Riscos de Viagem de 2019.
 
Contato com a natureza
70% do país está coberto de árvores e floresta. É comum que os finlandeses façam várias atividades ao ar livre, caminhadas e andar de bicicleta. O país também conta com 40 parques nacionais.
 
Honestidade
Os finlandeses têm a reputação de serem genuínos e autênticos. Falam de maneira amigável, mas de forma direta. Não costumam ter conversas fiadas.



Para conhecer este país nórdico com tantas particularidades, basta escolher qual época você irá. A mais recomendada é no inverno, entre dezembro e março. Mas quem quer fugir de temperaturas gélidas, a temporada entre primavera e verão ocorre entre março e setembro.
 
As principais cidades da Finlândia são: Rovaniemi, onde fica a Vila do Papai Noel; Levi, onde ficam situados resorts e pistas de esqui; Helsinki, a capital e onde ficam os museus e importantes eventos de verão e Kemi, por causa do snowcastle, uma estrutura feita de gelo.




Turismo no inverno

Uma das principais atrações de inverno finlandês é a estação de esqui em Levi com 43 pistas, 26 teleféricos e 124 quilômetros de trilhas onde há seções de esqui cross-country, pistas negras e um parque de snowboard. Outro atrativo é a Terra do Papai Noel, situada em Rovaniemi, no norte da Finlândia. Lá tem várias atrações, além de brincar na neve e ver as renas de pertinho.

E, o que mais encantam os turistas, a Aurora Boreal. Ela pode ser vista de diferentes pontos da Finlândia, mas na Lapônia é a melhor opção. Esse fenômeno colore os céus com diferentes cores, sendo um dos espetáculos mais incríveis da natureza.
 
O famoso castelo de neve em Kemi também é uma atração para entrar na lista.



Turismo no verão

Em algumas regiões, as temperaturas podem chegar aos 30 graus. Para os turistas que querem viajar no verão, uma dica é viajar no final de junho, por que no dia 22 ocorre o fenômeno conhecido como Sol da meia-noite, quando se há luz solar 24 horas. Nessa época do ano, os turistas podem curtir parques naturais, zoológicos, atividades culturais e diversos museus.

Para continuar curtindo o verão finlandês, o parque de diversões Linnanmäki é mais uma opção. É o mais popular da Finlândia e sua entrada é gratuita. Outro parque muito conhecido, é o parque dos Angry Birds, em Rovaniemi, com todo o design inspirado nos personagens do jogo. Mais uma atração finlandesa é a fortaleza de Suomenlinna, em Helsinki. Ela é patrimônio mundial da UNESCO desde 1991 como um monumento de arquitetura militar.


  
Gastronomia

Mais um destaque do paraíso nórdico, é a sua rica culinária. Com ingredientes saudáveis, naturais e grande variedades. Um dos ingredientes mais usados pelos finlandeses é o leite. Devido a mudança extrema de clima, a culinária muda um pouco de uma estação para a outra. No verão, o consumo de peixes e frutas vermelhas é maior, já no inverno eles usam mais ingredientes que se conservam por mais tempo.

As carnes exóticas são as que mais chamam atenção. Lá é comum a utilização de carne de rena e alce. Os nativos também consomem muita sopa. Pão é outro prato típico que os nativos comem muito, existem diversos sabores e está presente em quase todas as refeições. Maksalaatikko (arroz de forno finlandês) e Perunamuusi (almôndega com purê de batata) são mais alguns dos pratos finlandeses.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »