Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/04/2023 às 15h06min - Atualizada em 09/04/2023 às 14h40min

'Como ser aquela garota': a trend problemática do TikTok

A tendência da plataforma de vídeos Tiktok é mais uma nova forma de imposição do padrão de beleza feminino.

Elen Konno - Revisado por Danielle Carvalho
A nova tendência do Tiktok: 'Como ser aquela garota?'. (Foto: Reprodução / Pxfuel)
 
No final de 2022, o Google Trends Brasil divulgou quais foram os assuntos mais pesquisados daquele ano e a pergunta “Como ser padrão?” ficou em terceiro lugar no ranking. Entre o top 10, na mesma categoria, ficaram “Como ser bonito?” e “Como ser aquela garota?”. O motivo? Uma tendência que estourou, principalmente na plataforma de vídeos TikTok, que aparenta ser inofensiva e até inspiradora, mas pode ser problemática e prejudicial à saúde física e mental ao tentar enquadrar mais um estereótipo no público feminino. 
 
TikTok e a trend “Como ser aquela garota?”
 

Diversas contas do TikTok começaram a compartilhar tutoriais, dicas e passo-a-passo de como ser o que eles intitulam de “aquela garota”, baseando-se em uma imagem feminina ideal, com um estilo de vida elegante, personalidade confiante e atraente, além de ter uma atenção extra aos cuidados com sua aparência física.
 

@secuidagarotaa Você MERECE ser a sua melhor versão! #dicasdeautocuidado #glowup2023 #leidaatração #comoseraquelagarota #rotinadeautocuidado #rotinadeskincare #organização #rotinasaudável #glowuprotina som original - alfie

Tiktok mostra dicas de "como ser aquela garota". (Reprodução: @secuidagarotaa / TikTok)


 

Em sua grande maioria, os vídeos consistem em mulheres que acordam às 5 horas da manhã, praticam exercícios físicos intensamente, bebem 2 litros de água, seguem uma dieta restritiva para manter o corpo magro e definido, meditam em seus tapetes de yoga e praticam lei da atração enquanto passam diversos produtos de skincare antes dormir. 

 

Um padrão irreal 
 

Apesar de parecer ser uma trend que irá auxiliar na auto-estima de diversas garotas, ela acaba gerando o efeito contrário e trazendo consequências negativas. A questão de nos comparar com o que vemos do outro na internet é mais uma vez reforçada, pois se você não possui o mesmo tipo de rosto, corpo ou recurso financeiro para sustentar essa tendência, o resultado é um sentimento de fracasso constante, baixa autoestima e seguindo até mesmo ao ponto de causar transtornos alimentares e mentais, como anorexia e depressão. 


(Foto: Reprodução / Tenor)

(Foto: Reprodução / Tenor)

Beyoncé no clipe de 'Pretty Hurts', que faz uma crítica à ditadura da beleza imposta às mulheres.


O incentivo ao consumismo é um outro ponto alarmante, pois a imagem idealizada é frequentemente associada a grandes marcas de roupas, maquiagens e outros produtos que devem ser consumidos para aquelas que querem alcançar o padrão desejado. Logo, cria-se a ideia de que felicidade e autoestima estão diretamente ligadas ao que se pode comprar.
 

Além disso, pode fazer com que as mulheres se sintam mais inseguras em relação a sua personalidade e estilo de vida, uma vez que existe uma pressão para ser extrovertida e socialmente ativa, tornando-se inalcançável para aquelas que desejam ter uma vida mais tranquila e reservada. 

Desafiando as tendências

As mulheres têm desafiado as tendências de beleza há décadas, lutando contra os padrões que promovem corpos magros, pele perfeita e cabelos impecáveis. O movimento Body Positivity
é um exemplo recente que incentiva mulheres a amarem seus corpos naturais e a se sentirem confortáveis para serem quem elas são, independentemente de como se pareçam.

(Foto: Reprodução / Freepik)

(Foto: Reprodução / Freepik)

Movimento 'Body Positivity' vai além de corpos gordos e promove aceitação de qualquer tipo de característica considerada “fora do padrão”.


Mais uma vez é necessário que essas mulheres continuem reforçando e encorajando outras tantas a recusarem os padrões de beleza estabelecidos pela sociedade, abrindo espaço para conversar sobre o que é beleza e o que deve ser realmente valorizado. Somente assim, iremos conseguir quebrar esses modelos impostos sobre nós e construir nossa autoconfiança e amor próprio de forma saudável e genuína. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »