Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/04/2023 às 12h16min - Atualizada em 28/04/2023 às 14h22min

MinC faz história na literatura brasileira

Maior edital para mulheres do país homenageia Carolina Maria de Jesus.

Raquel Oliveira - Editado por Fernando Azevêdo
Foto: Reprodução
O Ministério da Cultura (MinC) no começo do mês (05/04) anunciou o "Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023". A meta é que esse edital publique 40 obras inéditas escritas por mulheres brasileiras, premiando-as com um valor de 2 milhões de reais - 50 mil para cada uma.

 A seleção ocorrerá dentro dos gêneros de contos, crônicas, poesias, histórias em quadrinhos, romances e roteiros de teatro, como um meio de ampliar e incentivar a leitura e escrita de obras nacionais.



 A comissão de seleção vai contar com seis mulheres. As 40 vagas do edital serão divididas em:
  • 20% para mulheres negras;
  • 10% para mulheres indígenas;
  • 10% para mulheres com deficiência;
  • 5% para mulheres ciganas;
  • 5% para mulheres quilombolas;
O prêmio irá atender aos principios e os padrões do Plano Nacional do Livro e Leitura e da Política Nacional de Leitura e Escrita. A ação vem mediante a Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Com um edital inovador, o prêmio é o primeiro a ser construído com aplicação de linguagem simples, direito visual e design editorial, o que o torna mais acessível e inclusivo.

Um estudo realizado pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB) fala sobre o perfil do romancista brasileiro publicado por grandes editoras se manteve por no minimo 40 anos do mesmo jeito. A pesquisa concluiu que trata-se de um perfil de um homem branco, de classe média, nascido entre São Paulo e Rio de Janeiro.


 

“Esse Edital é estratégico, pois incentiva a produção literária feminina, amplia a diversidade na literatura e, consequentemente, a diversidade cultural. Além disso, o apoio a escritoras é fundamental para o fortalecimento da cadeia produtiva do livro e o fomento da leitura a partir da seleção de obras de qualidade chancelada pelo Ministério da Cultura” - Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Quem foi Carolina Maria de Jesus?



Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, na cidade de Sacramento (MG), em uma comunidade rural, filha de pais analfabetos. Era filha ilegítima de um homem casado e foi maltratada durante toda sua infância.
 
Foi uma das primeiras escritoras negras do 
Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na Zona Norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis. Em1958, teve seu diário publicado sob o nome Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, com auxílio do jornalista Audálio Dantas. O livro fez um enorme sucesso e chegou a ser traduzido para 14 línguas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »