Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/04/2023 às 01h24min - Atualizada em 14/04/2023 às 19h00min

Você conhece a origem do símbolo mais famoso da música pesada? De onde vem a mão chifrada?

Talvez o símbolo universal da música pesada, o símbolo de chifrinhos com os dedos já levantou perguntas e polêmicas. Você sabe quem foi que o criou?

João Lameira - Revisado por Nildi Morais
Dio faz o famoso gesto junto ao Black Sabbath (Foto: Reprodução/Roadie Metal)

Símbolo universal do rock, a “mão chifrada” é um daqueles sinais que extrapolam o nicho e tornam-se utilizados até mesmo por aqueles que nunca ouviram qualquer música mais pesada. Assim como o “rock”, hoje em dia, muitas vezes refere-se mais a uma atitude do que a um estilo musical, os dedos em forma de chifre também são repetidos por jogadores de futebol e celebridades aos montes.

 

Porém, quem nunca ouviu que esse símbolo, na verdade, sempre representou os chifres do próprio Diabo e, por conta disso, tornou-se o símbolo do rock e do heavy metal. Afinal, esse tipo de música sempre gostou de brincar com o oculto, com o obscuro. Mas engana-se quem acreditou nessa conversa. E quem disse isso foi ninguém menos que um dos padrinhos do heavy metal: Ronnie James Dio.

 

Ronnie James Dio (1942-2010), foi vocalista da lendária banda Rainbow, além de substituir o próprio Ozzy Osbourne no Black Sabbath e após isso fundar sua própria banda, DIO. Dio é considerado até hoje um dos padrinhos da música mais pesada e foi um dos responsáveis por popularizar o gesto da mão chifrada - era, inclusive, um momento esperado em seus shows. 

 

O que muitos não sabem, é que, descendente de italianos, Dio, na verdade, "herdou" esse símbolo da sua avó, que utilizava-o para se proteger contra o mau olhado. Ele mesmo contou essa história diversas vezes, inclusive em sua autobiografia:

 

"Comecei a notar que minha avó fazendo um gesto estranho com a mão quando estranhos se aproximavam ou passavam muito perto. O gesto consistia em levantar o dedo indicador e o dedo mindinho, enquanto dobrava o dedo médio e o anular na palma da mão, em que eram segurados pelo polegar. Só descobri anos depois que este era o Maloik, também conhecido como O Demo, ou como o Sinal do Diabo, ou como Mão Cornuta. Algo que minha vovó usava como proteção contra o mau-olhado".

 

Dio fala sobre a origem do gesto ao jornalista Sam Dunn, no documentário Metal: A Headbanger's Journey, de 2005. (Reprodução: YouTube)


O mailok, ou maloccio, é uma das superstições mais populares na Itália - é o que aqui chamamos de mau olhado. Ou seja, é um tipo de azar ou energia negativa causada por outra pessoa. Entretanto, a tradição de lá diz que o chifre de touro italiano (o cornicello) pode te proteger contra essas energias, entende onde estamos chegando?

 

O famigerado símbolo do heavy metal, então, realmente simula chifres, mas não tem nada de tinhoso aqui. Bem, na verdade até pode ter, símbolos podem ter significados diferentes e mutáveis conforme quem o utiliza, mas isso é papo para outra hora. O que queremos dizer aqui é que o nascimento da mão chifrada no heavy metal nada tem a ver com isso!

 

Mas Dio foi mesmo o primeiro?

 

Bem, nem sempre tudo no mundo da música é absoluto e sempre existem diversos pontos de vista sobre os mesmos assuntos. Dio pode ter sido o responsável por popularizar esse gesto, entretanto a primeira vez que ele foi visto foi na capa da banda de rock psicodélico dos anos 60, o Coven.

 

Em 1969, seu primeiro álbum "Witchcraft Destroys Minds & Reaps Souls", trazia na contracapa dois de seus integrantes fazendo o famigerado sinal juntamente de outros símbolos que remetiam ao ocultismo que, segundo a vocalista Jinx Dawson, havia sido uma escolha sua, pois ela mesma havia crescido em uma família que era entusiasta desses temas.

 

Bem, muitas vezes várias pessoas têm as mesmas ideias sem nem ao menos se conhecerem, isso não prova que um está certo e o outro errado. Até porque, errado mesmo nessa história está apenas o vocalista e baixista do Kiss. Gene Simmons, viciado em registrar marcas e criar produtos, certa vez tentou patentear esse gesto - o que pegou muito mal na comunidade heavy metal, claro, o que fez com que ele desistisse disso.
 

Dio performa Heaven and Hell com o Black Sabbath. (Reprodução: Black Sabbath - YouTube)

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »