Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/04/2023 às 10h51min - Atualizada em 14/04/2023 às 10h42min

As contribuições de Rachel Pollack para os quadrinhos

Joérica Cunha - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Rubi Rose | Reprodução: The New York Times/Google


A criadora da primeira super-heroína transsexual da DC Comics e autora de quadrinhos famosos da Patrulha do Destino, Rachel Pollack, morreu aos 77 anos. A informação foi confirmada no último sábado (08/04), em comunicado feito pela sua esposa, Judith Zoe, no Facebook. 
 

Rachel Pollack era uma mulher trans, que fez história ao criar a heroína Coagula (Kate Godwin), primeira personagem trans da história da DC. Rachel foi também pioneira ao abordar assuntos relacionados a sexualidade e questões de gênero nos quadrinhos da Patrulha do Destino, quando assumiu os roteiros das publicações em 1993, após a saída de Grant Morrison
 

No Twitter, a DC lamentou a morte da escritora, considerando o seu trabalho como pioneiro e inspirador:
 

"A DC está profundamente triste com a morte da Rachel Pollack. O trabalho pioneiro dela em Patrulha do Destino mudou a DC para sempre e inspirou toda uma geração de talentos, estabelecendo um novo padrão de ambição e experimentação em quadrinhos de super-heróis. Ela amava o meio, e ele o amava de volta", disse o tweet da empresa. 

 
 

 

O pioneirismo da ativista contribuiu para uma evolução no mercado editorial da empresa. Foi graças a sua personagem Coagula, que outras personagens transsexuais surgiram na editora. Claro que nem todas as criações representaram a comunidade de forma coerente e sem esbarrar em preconceitos e estereótipos, mas ainda assim, é importante ver o espaço que a comunidade LGBT+ foi - e continua - ganhando.

Rachel Pollack e a super-heroína, Coagula. (Fonte: Dc Comics | Reprodução: Revista Quem/Globo/Google)

É importante ver que além da Coagula, temos personagens como Alysia Yeoh, Victoria October, Dreamer, e Bia representam a comunidade e são aceitas e respeitadas pelos fãs dos quadrinhos. Além disso, as personagens estão conquistando seus espaços fora dos quadrinhos.

O filme da BatGirl, que infelizmente teve o seu lançamento cancelado, levaria pela primeira vez uma personagem trans da DC para as telas do cinema. Alysia Yeoh seria vivida pela atriz Ivory Aquino na história, reforçando mais uma vez o pioneirismo da DC ao incluir personagens trans em suas histórias. A empresa foi também a primeira a escalar uma heroína trans na televisão, ao adaptar a personagem Dreamer vivida por Nicole Maines , na série Supergirl.

Desta forma, podemos observar todas as mudanças provocadas a partir da criação de Rachel Pollack, que sem dúvidas irá inspirar diversos outros criadores e contribuirá para que as histórias em quadrinhos e suas adaptações estejam cada vez mais representativas e diversas. 

REFERÊNCIAS:
Rachel Pollack, ativista que criou a 1ª super-heroína trans da DC Comics, morre aos 77 anos. G1, 08 de abr. 2023. Disponível em: <
https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2023/04/08/rachel-pollack-ativista-que-criou-a-1a-super-heroina-trans-da-dc-comics-morre-aos-77-anos.ghtml > Acesso em 11 de abr. 2023. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »