Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/04/2023 às 12h01min - Atualizada em 16/04/2023 às 18h22min

Confira o encontro entre a devoção e a arte na encenação da Paixão de Cristo em Floriano-PI

Um espetáculo anual imperdível para os turistas religiosos de plantão

Giovana Sousa Soares - Editada por Karen Sousa
https://www.paixaodecristopi.com.br/
Imagem tirada por Francisco F. Gondim/ @gondimfotografia
Que maneira melhor de comemorar a Semana Santa do que assistindo uma das encenações cristãs mais lindas e aclamadas do Brasil?! A Paixão de Cristo de Floriano, localizada a 245 km da capital do Piauí, desde 2001 apresenta este espetáculo, na Sexta-feira da Paixão e no Sábado de Aleluia, hás 20 horas, no Teatro da Cidade Cenográfica.
 
O espetáculo anual de 2 horas realizado desde 1995 pelo Grupo Escalet (Grupo Escândalo Legalizado de Teatro) é uma experiencia única e imperdível para os turistas religiosos de plantão, vale a pena checar mesmo não sendo adepto do cristianismo. Não acredita? Então confira a seguir 3 motivos pelos quais você deve ver esse espetáculo pelo menos uma vez na vida:
 
 
É um dos espetáculos mais aclamados do Brasil


 
A Paixão de Cristo de Floriano é uma das produções artísticas mais bem elaboradas de todo o país, isso se deve, entre outros fatores, a uma história cercada de desafios que foram enfrentados e superados pelo grupo Escalet para que o espetáculo pudesse chegar ao lugar de prestígio que tem hoje.
 
Desde sua primeira edição em 1995 até sua 28o em 2023 o grupo vem se esforçando para trazer uma experiencia cada vez mais imersiva. A dedicação para com a arte e a religião é tamanha que em 2001 eles realizaram, com apoio da prefeitura de Floriano, a construção do Teatro Cidade Cenográfica.
 
Esse espaço foi feito e planejado especialmente para mimetizar a época e o local onde ocorreram os últimos momentos de Cristo, o que contribuiu muito para as apresentações. Mas antes mesmo da construção do Teatro a Paixão de Cristo de Floriano já era um fenômeno, atraindo locais e turistas para a praça em frente a Catedral de São Pedro de Alcântara e o grupo ainda fazia tournées pelo Piauí segundo o diretor, produtor e produtor da Paixão de Cristo de Floriano, César Crispim.
 
 
Conta com a participação de atores e atrizes de grande talento
 
 
O grupo Escalet já recebeu vários prémios por suas performances teatrais e todo ano artistas de fora, inclusive da Globo, participam também na Paixão de Cristo de Floriano. Em 2023, os atores e atrizes convidados, foram: Nívea Maria, Guilherme Leicam, Nando Rodrigues e Roberto Berindelli.
 
A atriz Gabriela Lira, que interpretou Maria Madalena em 2023, já participou da peça desde 2009, ou seja, ela está a 14 anos no espetáculo e esteve presente no período da Pandemia, onde pela primeira vez a Paixão de Cristo de Floriano foi feita de forma online, sobre essa experiencia ela fala:
 

“Em 2020 já estávamos realizando os ensaios e preparações, já havíamos gravado as vozes e faltando pouco menos de 1 mês para a realização do espetáculo tivemos que parar e obedecer às recomendações da OMS. Paramos tudo, mas depois foi possível voltar os ensaios com todas as medidas de proteção e nos dias 26 e 27 de outubro do mesmo ano foi possível realizar o espetáculo através de live. E assim fizemos. E foi diferente, porque não tínhamos público presente no local, mas buscamos dar o nosso melhor, e foi uma linda experiência

 - Gabriela Lira

 
Cada ator dessa peça representa uma parte importante na história de Jesus e todos eles dão o seu melhor a cada ano para poder transmitir a plateia as mensagens de amor, esperança e perdão que Jesus transmitiu até seus últimos dias na terra. Em entrevista Fagner Penha, que já participou vários anos na Paixão de Cristo, fala um pouco da emoção que sente ao atuar nesse espetáculo:
 
“A história de Jesus é um grande quebra cabeça, onde cada ator é uma peça...eu me sinto honrado em contribuir com os meus talentos artístico dados por Deus para montar esse grande quebra cabeça. Dá trabalho? dá! É gratificante, não tenho dúvida, pois posso estar fazendo um bem a uma alma com a minha interpretação e isso é mais do que fazer um espetáculo qualquer, nosso trabalho é uma confissão de nossa fé!”

- Fagner Penha
 

 
É uma experiencia de grande enriquecimento espiritual
 
 
Assistir o espetáculo da Paixão de Cristo é um convite para reflexões que vão além do campo da vida cotidiana, é uma provocação para o despertar de questões espirituais profundas. Em entrevista com o Pastor Emerson Silva ele fala um pouco sobre a importância da Paixão de Cristo para os cristãos explicando o seu contexto bíblico:
 
“A exemplo do povo de Israel quando saíram da escravidão egípcia, salvos pelo sangue do cordeiro na porta de suas casas (Êxodo 12:13), em Cristo fomos libertos da escravidão do pecado sendo salvos por sua graça. "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro" (Apocalipse 12:11)

-Pastor Emerson Silva
 
Assistindo a Paixão de Cristo é impossível não refletir sobre nossas próprias dores e como por vezes deixamos que todo o preconceito que reproduzimos e sofremos nos deixem amargos e rancorosos. Em entrevista Cauã Brune, integrante da religião Cristã Espírita Kardecista, explica um pouco sobre o desenvolvimento espiritual que levou Jesus a saber como superar o rancor e encontrar o perdão, segundo sua fé:
 
“Essa (a Paixão de Cristo) foi uma demonstração gritante da passagem pelas provações e de como o conhecimento e a confiança nesse conhecimento possibilita que o sofrimento seja cessado e se obtenha a partir dessa experiência um novo aprendizado. Jesus, ao fazer isso, deu um passo a mais em sua evolução, Ele demonstrou o amor verdadeiro que tinha a todos os seus irmãos, mesmo que estivessem fazendo mal a ele, mas ele tem o conhecimento necessário e o colocou em prática, isso possibilitou que ele não tivesse rancor da humanidade, mas sim compaixão, pois como ele mesmo disse "Eles não sabem o que estão fazendo". Ele compreendia perfeitamente isso e como isso se dá na trajetória evolutiva da humanidade.”

- Cauã Brune

Ver a representação da dor de Cristo através da arte é também um convite para meditarmos sobre nossas próprias dores e desafios no mundo atual. Devido a nossa cultura consumista que beira ao hedonismo estamos frequentemente buscando formas de evitar o sofrimento e dopar nossas dores ou nos martirizando eternamente para alcançar expectativas irreais de nós mesmos.
 
A seguir o Padre Fábio Fernandes fala um poco mais sobre as lições que podemos tirar da Paixão de Cristo para enfrentar esses problemas da vida contemporânea:
 
“Todo mundo sofre, esses sofrimentos, contudo, frente ao sofrimento de Cristo, são eliminados para que nós aprendamos com o sofrimento e nos tornemos mais maduros e entendamos que por mais que nos seja vendida uma ideia de que é possível uma vida sem sofrimento, isso é um terrível engano, pois a pessoa que não experimenta, enfrenta, aprende e nem vive o sofrimento será uma pessoa infantilizada, certamente não se abrirá a maturidade e crescimento que a vida exige de nós.
 
Contemplar o sofrimento de Cristo é contemplar o nosso sofrimento, ver como ele venceu é também pedir forças para que nós vençamos as nossas dificuldades, a igreja não valoriza o sofrimento por ele mesmo, ela não autoriza que busquemos o sofrimento como via de salvação, quem nos salvou foi Cristo, [...] se o sofrimento vier eu devo abraça-lo e aprender com ele, não ficar procurando, ou pior, sendo causa de sofrimento para os outros [...] Deus, que nos ama, não nos quer em sofrimento, ele é apenas uma consequência da existência humana [...] por mais difícil que seja a situação que eu esteja vivendo Deus é muito maior e ele certamente a de nos favorecer com sua graça ”

- Padre Fabio Fernandes
 
Por esses e inúmeros outros motivos esse espetáculo atrai tantos turistas todos os anos, Vale lembrar que a cidade também oferece diversas outras atrações, como o Restaurante Flutuante, muitas outras de opções de hospedagem e, para aqueles que não gostam de ter muito trabalho ao planejar suas viagens, também existem caravanas que incluem passeios, hospedagem e transporte para o espetáculo todo ano.



Obs:
 
As fotos dessa matéria foram tiradas pelo fotografo Francisco F. Gondim que detém os direitos autorais sobre as fotos e autorizou sua reprodução para esta matéria.
 

Bônus:
 
A entrada para a Paixão de Cristo em Floriano é gratuita e você ainda pode conferir o espetáculo de 2020 no vídeo do Youtube disponível logo abaixo, do canal: UFOPIAUI Cesar Crispim.

 


 

Espero ter ajudado e tenha uma ótima viagem :)


 
REFERÊNCIAS:
 
História. Grupo Escalet de Teatro desde 1987, 2023. Disponível em: <https://www.escalet.com.br/index.php?pg=exibe2&id=2>. Acesso em: 19/04/2023.
 
História da Paixão. Paixão de Cristo Floriano Piauí, 2023. Disponível em: <https://www.paixaodecristopi.com.br/index.php?pg=exibe2&id=1>. Acesso em: 19/04/2023.
 
Teatro Cidade Cenográfica. Paixão de Cristo Floriano Piauí, 2023. Disponível em: <https://www.paixaodecristopi.com.br/index.php?pg=exibe2&id=2>. Acesso em: 19/04/2023.
 
Festivais e prêmios. Grupo Escalet de Teatro desde 1987, 2023. Disponível em: <https://www.escalet.com.br/index.php?pg=exibe2&id=3>. Acesso em: 19/04/2023.
 
Hospedagem em Floriano. Paixão de Cristo Floriano Piauí, 2023. Disponível em:<https://www.paixaodecristopi.com.br/index.php?pg=exibe2&id=11>. Acesso em: 19/04/2023.
 
Ascom. Governo do Estado apoia espetáculo Paixão de Cristo de Floriano. Governo do Estado do Piauí, 2023. Disponível em: <https://www.pi.gov.br/noticias/governo-do-estado-apoia-espetaculo-paixao-de-cristo-de-floriano/>. Acesso em: 19/04/ 2023.
 
UFOPIAUI Cesar Crispim. Live Paixão de Cristo 2021 - Floriano, PI. YouTube, 2023. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=VkFS14gXjl0>. Acesso em 19/ 04/2023

 
 
 



 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »