Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/04/2023 às 23h17min - Atualizada em 17/04/2023 às 00h31min

Afinal, por que ‘Os sete maridos de Evelyn Hugo’ fez tanto sucesso?

Obra literária lançada em 2019, continua na lista de livros mais vendidos da Amazon no Brasil

Karina Cassimiro - Revisado por Carolina Nunes
Capa do livro de ‘Os sete maridos de Evelyn Hugo’ (Foto:Reprodução/Amazon)
Lançado em 2017, o livro ‘Os sete maridos de Evelyn Hugo’, de Taylor Jenkins Reid, passou 54 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times. Já foi traduzido para mais de dez idiomas e contabiliza mais de um milhão de exemplares vendidos pelo mundo. No Brasil chegou em 2019, pela editora Paralela e desde então está conquistando leitores, a Amazon divulgou a lista de livros mais vendidos em 2022 e o livro ficou na terceira posição. 
 

O sucesso é tanto que a Netflix confirmou que a história ganhará uma adaptação cinematográfica, por enquanto não tem elenco confirmado, mas surgiram rumores de algumas atrizes que supostamente receberam o roteiro levando os fãs a grandes expectativas. Esse não é o primeiro livro da autora que recebeu adaptações audiovisuais, Daisy Jones and The Six é série no Prime Vídeo, Amores Verdadeiros para o cinema e Malibu Renasce para Hulu, sem previsão de estreia e elenco.

 

O Reidverso é um fenômeno com histórias que se conectam, mas o que fez Os sete maridos de Evelyn Hugo ser um sucesso de vendas por três anos e o anúncio da produção do filme ganhar repercussão?

 

1 Enredo e mistério

 

O livro conta a história ficcional da atriz Evelyn Hugo que fez sucesso nos anos 60. A atriz que sempre esteve sob os holofotes agora vive reclusa em seu apartamento e resolve contar a história de sua vida para o público. Para isso ela escolhe uma repórter até então desconhecida, a jornalista Monique Grant, para contar a trajetória da carreira e sobre os seus sete maridos. Inicialmente Monique vai até o apartamento de Evelyn achando que faria uma entrevista sobre o leilão do vestido da atriz, quando Evelyn conta a verdadeira intenção ela aceita o desafio. Mas o porquê ser essa jornalista? A resposta temos no decorrer da leitura. 

 

O enredo parece simples, porém é envolvente, quando começamos a ler, os acontecimentos descritos vão cativando a ponto de não conseguirmos parar de ler, até chegar na última página. Os sete maridos de Evelyn Hugo é uma leitura fluida com história que te “prende” até o final, possui representatividade LGBTQIA+, relacionamento abusivo, assédio, machismo e preconceito.

 

2 Curiosidade sobre o universo das celebridades e semelhança com artistas “reais” 

 

Um dos temas abordados no livro são os bastidores da vida das celebridades, podemos facilmente associar a vida de Evelyn Hugo a outras artistas como Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe. A autora já comentou que a ideia da obra literária surgiu quando leu um livro de memórias sobre a atriz Ava Gardner. "Pensei que seria legal escrever um desses, falso, em que eu pudesse inventar escândalos e segredos e revelá-los quando eu quisesse" e completa dizendo que "Sempre quis falar sobre alguém que encarasse de frente as normas da sua época", conta.

 

Taylor Jenkins Reid trabalhou como assistente de elenco e como produtora de filmes desenvolvendo a carreira na área cinematográfica. Através de suas experiências trabalhando em Hollywood se inspirou no que vivenciou e explica que a personagem é uma mistura de Liz Taylor, Rita Hayworth, Jon Croft, Marilyn Monroe e Tab Hunter. "Tentei fazer com que ela parecesse familiar, mas, ao mesmo tempo, nova", diz a escritora.

A celebridade protagonista do livro foi criada por Reid, mas os leitores quando se deparam com a história chegam a cogitar que a personagem foi real. “Pra mim evelyn hugo foi uma mulher real e nada contraria isso”, escreveu uma leitora no twitter.

 

3 Livro hypado nas redes sociais

 

Vários criadores de conteúdos literários fizeram vídeos sobre Os sete maridos de Evelyn Hugo. Os “booktokers”, como são conhecidos os criadores que fazem indicações de livros no TikTok, alavancou as vendas do livro. Evelyn Hugo se tornou a queridinha de influenciadores literários no Youtube, Twitch, Instagram e em clubes de livros. Dessa forma, o livro entrou em hype (termo utilizado para dizer que algo está no auge e sendo bastante falado) por um longo período instigando os seguidores a lerem o livro. Também podemos falar que na rede social para compartilhar experiências literárias, o skoob, possui 33.869 comentários de leitores sobre o título. No canal do YouTube da influenciadora literária, Bel Rodrigues, o vídeo comentando sobre o livro possui mais de 300 mil visualizações, esse e diversos outros canais citaram Evelyn Hugo.

Influenciadora Bel Rodrigues fala sobre o livro.(Reprodução: Bel Rodrigues - YouTube).


4 Adaptação para filme
 

Não podemos deixar de citar na lista que o anúncio da Netflix em transformar a obra literária em filme pode ter colocado o livro em evidência outra vez, fazendo com que o público leia o livro antes de assistir o filme, mas isso é apenas uma suposição só saberemos se realmente impulsionou as vendas quando sair uma nova lista de livros mais vendidos.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »