Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/04/2023 às 09h27min - Atualizada em 19/04/2023 às 08h33min

MPB: novas vozes e novos arranjos para um dos maiores estilos musicais

Mais presente do que nunca nas atuais vozes

Marcela Conrado - Revisado por Thainá Souza
Reprodução da capa do festival de música 'Phono 73'. (Reprodução: You Tube - @RafaelVieira)

Como um dos mais famosos estilos musicais, a MPB, continua influenciando gerações, e suas 'batidas' ainda podem ser ouvidas em muitos trabalhos atualmente. Artistas como Jão, Silva, Anavitória, Outroeu, são exemplos do que se pode chamar de o  ‘Novo MPB’.

 

Conhecendo suas raízes para entender seus frutos

 

A música popular brasileira, ou MPB, tem seu início em meio a eventos bastante conturbados no cenário sociopolítico. O estilo surge na década de 60, no período da ditadura militar brasileira, sendo um dos principais motivos para as criações desta época obterem mais do que um caráter cultural. 

 

Em meio às diversas composições, era quase que impossível não atrelar cada letra e melodia àquele momento político. Muitos dos artistas, como Elis Regina, Elizete Cardoso e Chico Buarque, traziam em suas músicas a luta contra o regime militar e principalmente contra a censura.

 

Conhecida também como música da universidade, isso porque a maioria do público ser composto de estudantes e intelectuais, o estilo sucede a Bossa Nova, e tenta misturar o ritmo deste com os movimentos musicais dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes e estilos mais genuinamente nacionais.

 

Com programas de televisão e rádio, o gênero foi ganhando força e adquirindo espaço no cenário musical, o festival de música 'Phono 73', feito pela antiga gravadora Phonogram e atual Universal, por exemplo foi um evento que contou com grandes nomes do histórico musical brasileiro, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Raul Seixas e Gal Costa.

Outro festival feito, foi o de Música Brasileira transmitida pela Tv Excelsior, sendo um grande movimento para consolidação do estilo, e trouxe sucessos como ‘Disparada’ de Geraldo Vandré e Theo de Barros e ‘Arrastão’ de Edu Lobo e Vinícius de Moraes. Na época, o programa gerava mobilização tal como a Copa do Mundo, hoje em dia.

 

Cantor Jair Rodrigues dá voz a 'Dispara' de Geraldo Vandré e Theo de Barros. (Reprodução: You Tube - @jairrodrigues)

 

Outro projeto que também promoveu o estilo, foi o Festival Internacional da Canção (FIC), feito pela recém fundada Rede Globo, o programa tinha destaque por suas eliminatórias bem movimentadas, e lançou vozes como Milton Nascimento, Ivan Lins, Raul Seixas, Beth Carvalho.

 

Ao longo dos anos, novos artistas foram surgindo, como Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia. Assim como, mais ritmos foram sendo agregados ao estilo, como samba-rock, samba reggae e o pop brasileiro que surgem a partir do MPB.

 

As novas vozes e adições na música popular brasileira

 

Para muitos, falar de MPB é remeter ao passado, é lembrar de um estilo velho e ultrapassado. Mas, esse estilo é um dos vários que se reinventam e encaixam em novas vozes, modificando cada vez mais suas técnicas.

 

É muito provável que a maioria dos gêneros criados atualmente, receberam influência, direta ou indiretamente, da MPB. Com um mercado mais amplo e estilos cada vez mais diversos, a música popular brasileira é um traço, agradavelmente, latente em muitas letras e em muitos artistas.

 

Gilsons

Esse trio é aquele ditado ‘filho de peixinho. Peixinho é’, isso porque o trio é formado pelo filho e dois netos, de nada menos, que Gilberto Gil, um dos grandes expoentes da música popular brasileira.

Não à toa, que os três artistas tenham aspectos fortes deste estilo, com uma das suas principais canções, ‘Várias Queixas', que envolve a ancestralidade baiana com o Olodum, Rap e Samba.
 

Clipe da música 'Várias Queixas'. (Reprodução: You Tube - @Gilsons)


 

Silva

A carreira do cantor começa em 2012 de um EP com seis canções, mas é apenas em 2016 que o artista inicia sua aventura pelo estilo popular brasileiro, com o lançamento da turnê e o álbum, ‘Silva canta Marisa’, referência a cantora da MPB, Marisa Monte.

 

Em novembro de 2019, o cantor lança um álbum carnavalesco ‘Bloco do Silva’, nas várias composições é possível perceber traços de axé, frevo e é claro, a música popular brasileira. Na música, ‘Um Pôr do Sol na Praia’, cantada com a participação da cantora Ludmilla, há presença também de marcas do estilo.
 

Clipe 'Um pôr do Sol na Praia' com participação da cantora Ludmilla. (Reprodução: You Tube- @Silva)


 

Duda Beat

A cantora pernambucana, além do sotaque envolvente, carrega em suas canções muitos traços do estilo brasileiro, nas letras é possível perceber a presença de ritmos como o axé, R&B, samba, pop brasileiro, tecnobrega  e manguebeat. Em algumas letras, até mesmo eletrônico se junta à mistura de ritmos da cantora.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »