Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/04/2023 às 19h27min - Atualizada em 24/04/2023 às 15h51min

Recordar é viver: relembre alguns sucessos da banda Skank que fizeram parte das trilhas sonoras de novelas brasileiras

Após 30 anos de carreira, o grupo musical optou por pausar sua trajetória para cada integrante da banda se dedicar em projetos solos

Evelin Oliveira - revisado por Anna Sá

A banda Skank formada em Belo Horizonte em 1991, composta por Samuel Rosa (vocais e guitarra), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferretti (bateria) conquistou diversos fãs pelo Brasil em seus 30 anos de estrada.

De forma independente, o primeiro álbum do Skank foi lançado em 1992, na cidade de Belo Horizonte. O disco foi bem recebido pelo público e pela crítica. Sendo assim, o álbum lançou a banda para o sucesso nacional e foi conquistando muitos corações espalhados em diversas cidades pelo Brasil.

Nos anos seguintes, o Skank lançou vários álbuns de sucesso, como "Calango" (1994), "O Samba Poconé" (1996), "Maquinarama" (2000), e “Cosmotron” (2003) que incluíam hits como "Amores Imperfeitos”, "Dois Rios" e "Vou Deixar".

Ao longo de sua carreira, a banda Skank teve a oportunidade de trabalhar com vários artistas brasileiros, assim como Chico Science, Nando Reis e Jorge Ben Jor. A banda também se apresentou em grandes festivais de música, como o Rock in Rio e o Festival de Montreux, localizado na Suíça.

Em 2019, após 30 anos de carreira, o Skank anunciou que faria uma pausa por tempo indeterminado. Durante sua carreira, a banda se tornou uma das mais populares e influentes do rock brasileiro. Além disso, deixou um legado duradouro na música brasileira.

Segundo a Veja, o grupo musical optou pela pausa na carreira com o objetivo de proteger a história da banda e de cada um da banda buscar novas experiências em projetos solos.

Por conta da pandemia, a turnê de despedida ocorreu em 2023 e o último show apresentado pela banda foi realizado no estádio do Mineirão, em março. O estádio recebeu cerca de 50 mil pessoas para a despedida do grupo.

Em muitas novelas brasileiras, a banda Skank também fez parte da trilha sonora e fez com que o grupo se tornasse cada vez mais popular tanto nas rádios pelo Brasil, como nos programas de televisão. Relembre algumas músicas:

 

"Pacato Cidadão" – A canção fez parte da trilha sonora da novela "A próxima vítima" no ano de 1995, da TV Globo. A música fala sobre inclusão social e se tornou um dos maiores hits do Skank.



"É Uma Partida de Futebol" – Esteve presente na novela "Zazá" (1997), também da TV Globo. A música é uma das mais conhecidas da banda e um clássico do rock brasileiro.



"Vou Deixar" - Foi muito tocada na novela "Da cor do pecado" (2004), da TV Globo. A música foi lançada em 2003 no álbum “Cosmotron”. É uma canção impactante e foi muito popular na época de seu lançamento.
 


"Vamos Fugir" – Trilha sonora da novela "Malhação" (2007), da TV Globo. A música é uma versão de uma canção do cantor Gilberto Gil e foi muito bem recebida pelo público.

 

 

"Mil acasos" – A canção também foi muito tocada na novela "Malhação" (2007), da TV Globo. A música foi feita para o álbum “Carrossel” da banda e se tornou um dos grandes sucessos da banda. Inclusive, a canção voltou para o repertório dos shows depois de muitos pedidos dos fãs.

 

 

 

 

Curiosidade

Para quem não sabe, por conta de uma canção do Bob Marley, o nome da banda era 
“Easy Skanking”. Mas, por algum motivo, os integrantes optaram pelo nome "Skank", que significa um ritmo de dança jamaicana. Inclusive, o nome também é considerado uma técnica de guitarra usada em "Ska", "rocksteady" e "reaggae".
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »