Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/04/2023 às 15h57min - Atualizada em 25/04/2023 às 22h11min

Humanitarismo dificulta entrada da Suécia na OTAN

Entenda quem são os curdos e porquê o presidente Erdogan exige a extradição por parte do governo Sueco

Maryana Dorneles - Editada Por Nick Santos

Em consequência da invasão Rússia à Ucrânia, o mês de abril foi marcado por mudanças na geopolítica europeia: a Finlândia tornou- se, oficialmente, o 31° país membro da Organização Tratado Atlântico Norte (OTAN).  O país fica entre a Suécia e a Rússia, dividindo cerca de mil e trezentos quilômetros de fronteira com a Rússia. Logo após a incorporação da Finlândia à OTAN, a Suécia também decidiu formalizar a participação no Tratado, entretanto, está enfrentando restrições da Turquia em razão do alto número de refugiados curdos que residem no país. O presidente da Turquia, Erdogan, alega que a Suécia abriga membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e se recusa a extraditar curdos suspeitos de praticar atos terroristas. 


Apesar de serem sócios da OTAN desde meados de 1990 - quando ingressaram na União Europeia - ambos os países escandinavos são caracterizados pela neutralidade e imparcialidade quando se trata de conflitos  mundiais. Contudo, com a invasão russa a Ucrânia, tanto o governo finlandes quanto o sueco optou pela adesão à OTAN principalmente por questões de segurança.


De acordo com o site oficial do governo sueco “a avaliação do governo é que ingressar na OTAN é a melhor maneira de a Suécia proteger sua segurança. A decisão foi tomada à luz da situação de segurança fundamentalmente alterada após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia”.  Apesar do apoio da população sueca, a adesão é motivo de preocupação para os 83.600 mil refugiados curdos que moram na Suécia atualmente. Uma das concessões exigidas pelo presidente Erdogan é a extradição desses cidadãos para a Turquia. Os acusados são, em sua maioria, integrantes do antigo PKK que se rebelaram contra o estado turco em 1984. Em defesa, a Suécia diz que algumas das solicitações turcas "são impossíveis de atender”, o que gera um impasse e demora no progresso de incorporação à OTAN. Conforme informações do portal Reuters, neste momento as ações da Turquia contra o país escandinavo “estão beneficiando a Rússia e isso deve ser problemático para a aliança como um todo”. 


Quem são os curdos?

Os curdos - ou povos curdos - são  grupos étnicos do Oriente Médio que vivem em uma região montanhosa na fronteira da Turquia, Iraque, Síria, Irã e Armênia. Mesmo sendo considerados o quarto maior grupo  étnico  do Oriente Médio, com aproximadamente 30 milhões de cidadãos, os curdos nunca conseguiram constituir uma federação própria. Estudos indicam que os povos curdos são um dos mais antigos da história humana sendo encontrados em vestígios de inscrições sumérias, egípcias e babilônicas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »