Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/07/2019 às 16h36min - Atualizada em 24/07/2019 às 16h36min

O sucesso do Anime Friends agitou a cidade de São Paulo

O tradicional evento de anime que triunfou a capital paulista

Pedro Dias - Editado por Igor Cartiê
Arte/site: G1 Globo
O tradicional evento de cultura japonesa Anime Friends aconteceu na cidade de São Paulo no Centro de Exposições Anhembi entre os dias 12 a 14 de julho. Entre os diversos destaques do evento, o público contou com a presença de artistas internacionais, dubladores, stands, cosplays e também o desfile cosplay.
 
Recentemente, aconteceu na cidade de São Paulo o maior evento de animes da América Latina! Sim, estamos falando do Anime Friends. Sendo realizado em duas das maiores cidades do Brasil: a primeira foi realizada no Rio de Janeiro, e a segunda, realizada na cidade de São Paulo.
 
Há 16 anos, especificamente, no dia 3 de julho de 2003, foi realizado o primeiro evento de anime que iria mudar a história dos eventos ligados a cultura japonesa, mangás, animes, e principalmente, cosplays. Desde então, o Anime Friends foi considerado o principal evento do país da cultura japonesa.
 
Em parceira com a Prefeitura de São Paulo e o apoio das empresas NewPop Editora, Fontt Ennergy Drink e Editora JBC, o público pôde contemplar, para àqueles que fizeram o cadastro no site do Anime Friends, foram curtir o Anime Friends, na sexta-feira (12), de graça. Essa parceria em conjunto com a iniciativa privada e pública, foram distribuídos 20 mil ingressos para o público. O objetivo seria visar e popularizar cada vez mais a cultura otaku e apresentar um número maior de pessoas, mostrando que o Anime Friends se trata de um evento para todos, principalmente, para a família.

Créditos: Pedro Dias Fotografia

Créditos: Pedro Dias Fotografia

Começando com o pé direito, a sexta-feira (12) foi contemplada por um número acima do normal de pessoas no evento, já que foram 20 mil ingressos distribuídos. Os ingressos esgotaram em questão de minutos. E ainda tinham pessoas para comprar os ingressos na hora, ou seja, na sexta-feira (12), o Anime Friends estava lotado. Para todos os lados que você fosse andar, era meio que difícil de ter algum lugar vazio. Bem movimentado e com muitos cosplays.

Créditos: Pedro Dias Fotografia

No mesmo dia, sexta-feira (12), podemos destacar algumas das dezenas de atrações feitas naquele dia. Uma delas foi a palestra com os dubladores de One Punchman e o show do Ultraman. Na palestra com os dubladores e diretores de dublagem, Michel Di Fiori e Diego Lima, participaram da versão brasileira de One Punchamn e contaram para o público os principais desafios da atual dublagem brasileira, sobre suas carreiras, o processo da dublagem da primeira temporada de One Punchman e dos personagens mais marcantes dos seus trabalhos.
(Os dubladores Diego Lima e Michel Di Fiori) Créditos: Pedro Dias Fotografia

O show do Ultraman foi uma das atrações que marcaram, particularmente, o Anime Friends. A apresentação dos guerreiros e a combinação dos movimentos de luta, socos e chutes, me chamaram muita atenção. Até então, nunca tinha visto isso nos outros eventos anteriores de Anime Friends – exceto no Anime Friends do Rio de Janeiro. Por não ter assistido cada episódio e ter conhecimentos sobre Ultraman, porém, ter de assistir cada apresentação deles era algo gratificante.

Fonte: Passeios Kids

No sábado (13), o público contemplou com a presença de Deadlift Lolita e o Especial Ninja Jiraya que foram os principais destaques deste dia. Além disso, a presença dos cosplays eram incríveis. Uma diversidade enorme nos personagens, até mesmo, dos animes já conhecidos como Naruto, Nanatsu no Taizai, como também dos filmes de Harry Potter e dos jogos de Lara Croft.

Fonte: Anime Friends


Já no último dia de evento, domingo (14), o foco estava no desfile, apresentação e grupo cosplay. A cosplayer Juliana de Araújo, ganhou o primeiro lugar na categoria desfile com a personagem Branca de Neve. Na categoria Grupo, a dupla Ash e Sayumi, com os personagens 2B e Adam - Nier Automata, ganharam o primeiro lugar. Ana Luiza, com o cosplay de Glinda – Wicked, ganhou o primeiro lugar na categoria apresentação.

(Na foto: No centro da foto, Juliana de Araújo, Branca de Neve, vencedora do desfile cosplay)
Créditos: Fontt Drink Energy

(Na foto: No centro da foto, a dupla Sayumi e Ash, Nier Automata, ganhadores na categoria Grupo)
Créditos: Fontt Drink Energy

(Na foto: Ana Luiza, personagem Glinda - Wicked)
Fonte: Youtube


Entre os tradicionais stands que estamos acostumados a ver nos eventos, principalmente no Anime Friends, podemos destacar alguns destes que mais chamaram a atenção do público. Entre eles são: Panimi, Banana Geek, Saga, Playstation, Campo Quadribol e Beisebol.
 
O stand da Banana Geek é destacado pela grande quantidade de camisas, blusas, bonés, colares e outros produtos da Playstation. Além disso, no próprio stand estava ocorrendo sorteios para quem fizesse compras nos produtos da loja.

Créditos: Pedro Dias Fotografia

O stand da Panimi é destaque pelos principais quadrinhos que eram oferecidos por eles, entre os diversos mangás que estavam nas prateleiras, o que podemos destacar mais era os quadrinhos e revistas da Turma da Mônica.


Créditos: Pedro Dias Fotografia


Créditos: Pedro Dias Fotografia


Créditos: Pedro Dias Fotografia

O público podia contemplar duas partes da Playstation: a primeira parte era aonde estava um ônibus para os visitantes participarem dos jogos da Playstation com os óculos de realidade virtual.


Créditos: Pedro Dias Fotografia

Na segunda parte, tinha um stand maior e com outras opções para entreter com os visitantes, uma delas era a possível de formar uma banda no estilo do game Rock Band, e também, era possível jogar o novo jogo do Crash com direito a cadeira de corredor e o volante.


Créditos: Pedro Dias Fotografia

Créditos: Pedro Dias Fotografia

Créditos: Pedro Dias Fotografia

O campo de quadribol ganhou destaques pela interatividade com o público. Os jogadores subiam nas vassouras e corriam pelo campo com os mesmos objetivos iguais aos de Harry Potter.
O beisebol é uma das atividades que já estavam presentes em outras edições do Anime Friends, sendo assim, essa atividade fez com que o público acertasse os pontos para ganhar os brindes: até mesmo, uma luva e taco de beisebol.

Créditos: Pedro Dias Fotografia

Além de tudo isso que foi dito, o que seria destes eventos sem os seus personagens favoritos na vida real? Estamos falando dos Cosplays! Sim, eles são fundamentais para incentivar os eventos e dar forçar para essa legião de fãs. Quem já ficou feliz por encontrar com o seu personagem favorito?
 
O cosplayer Chrystopher Rafael Gonçalves, 27, disse que desde a sua adolescência tinha vontade de conhecer esse mundo, por meio de sua esposa, casado há 6 anos, ela o incentivou a frequentar esses eventos há mais de 2 anos. O cosplay utilizado por ele durante o Anime Friends era o Kakashi Hatake, ele é um ninja professor do anime Naruto, também conhecido como o ninja que copiou mais de 1.000 técnicas.
 
(Na foto: Chrystopher Rafael Gonçalves, Kakashi Hatake) Créditos: Pedro Dias Fotografia

Segundo Chrystopher, o evento estava muito bom, porém, uma coisa deixou de desejar: os preços acima do normal na parte de alimentação. Essa foi a única coisa que não agradou. Os stands, as atrações, a área do evento, e principalmente, a área do camarim Cosplay estavam perfeitos. Questionado sobre a primeira edição do Anime Friends no Rio de Janeiro, de acordo com o cosplayer, essa pegada foi uma ótima ideia e que deveria expandir cada vez mais para outros estados.
 
A cosplayer Natália Aléxia do Carmo, 23 anos, ir nestes eventos é um ótimo hobby. Uma excelente opção para encontrar com os amigos e coisas relacionadas aos seus gostos como: assistir animes e jogar videogame. Fazer cosplay é uma diversão, se fantasiar do seu personagem que você ama tanto, como é o caso do seu cosplay de Sasuke Uchiha que pertence ao anime Naruto.


(Na foto: A esquerda, Natália Aléxia Carmo, Sasuke Uchiha. A direita, Raquel Gonzalez, Sakura Haruno) Créditos: Pedro Dias Fotografia

O personagem Sasuke Uchiha é um dos protagonistas do anime Naruto, faz parte do poderoso e trágico clã uchiha. Segundo Natália, o Anime Friends deste ano estava incrível, desde que a nova organização assumiu, ela acredita que o evento tem se dedicado bastante para melhorar cada edição. Não está perfeito, mas, está no caminho. Contando com ótimas atrações e um ótimo espaço. Vale a pena sair da rotina para se divertir um pouco.
 
Questionada sobre a primeira edição do Anime Friends, para a cosplayer, a expansão desse tipo de evento foi uma boa ideia. Segunda Natália, ver outros amigos de outros estados que gostariam de conhecer o Anime Friends é interessante levar a personalidade desse evento para outros lugares. Uma boa iniciativa do Anime Friends no Rio de Janeiro e que gostaria de ir para esse evento na capital carioca.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »