Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/04/2023 às 13h35min - Atualizada em 28/04/2023 às 22h30min

“Câncer de pele”

Você já parou para observar sinais e manchas pelo seu corpo?

João Victor Rodrigues - Edição por Bianca Lourenço
REPRODUÇÃO/Agência Brasil
Cerca de 33% da população no Brasil desenvolve câncer de pele. O tumor melanoma atinge qualquer área do corpo ou mucosa com manchas, pintas e sinas. 
 
A doença é mais comum em pessoas de pele branca e acima dos 40 anos, negros e crianças representam pequena parte que não pegam a enfermidade.
 
O câncer de pele não melanoma tem mais índices de cura desde que seja tratado precocemente. É praticamente raro casos de morte, estima-se que duas mil pessoas podem vir a óbito anualmente em relação a doença.
 
Diagnóstico
 
É importante que você identifique qualquer sinal ou macha pelo corpo: grande parte das pessoas que desenvolve câncer de pele descobrem já em sinas existente a doença através de coceiras e cores diferentes (avermelhada, preta e castanha) e bordas irregulares. Em caso de alguns desses sintomas citados procure imediatamente um médico dermatologista ou posto de saúde próximo para fazer o diagnóstico. 
 
Prevenção
 
Para evitar a doença é aconselhável que evite ficar exposto ao sol (principalmente quem tem pele mais clara, albinos, pessoas com vitiligo e idosos) sempre que sair de casa usar o filtro solar, óculos com proteção UV, ter em mãos um guarda chuva e se possível evitar sair entre 12 e 16 horas quando o sol está mais quente. 
 
Tratamento
 

O tratamento pode ser realizado através da cirurgia oncológica para a retirada do tumor. Em casos em que a doença esteja avançada e em melanoma o tratamento além de ser realizado através de cirurgia também pode ser feito por radioterapia e quimioterapia. Em caso de metástases (quando o câncer se espalha para outros órgãos do corpo) o tratamento será realizado através de medicamentos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »