Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/05/2023 às 19h36min - Atualizada em 02/05/2023 às 19h13min

BookFant e a conexão da literatura com redes sociais

Série do programa “Fantástico” fala sobre livros e escritores que são fenômeno no TikTok

Karina Cassimiro - Revisado por Carolina Nunes
Capa da série 'BookFant' (Foto:Reprodução/G1)

Lançado no mês de abril, o  “BookFant” é o novo quadro do programa Fantástico que aborda a relação do TikTok com os livros que vem mudando o mercado literário do Brasil e do mundo, por meio dos influenciadores literários que utilizam a plataforma para divulgar informações sobre livros que leram, chamados de booktokers. A série tem espaço para entrevistas com autores que fazem sucesso entre os leitores das redes sociais e também contará com a participação do público, que poderá comentar pelas redes sociais com a hashtag #BookFant.

 

Na estreia, a convidada foi a escritora norte-americana Emily Lockhart, autora de Mentirosos, livro publicado originalmente em 2014 e que se tornou um fenômeno de vendas em 2021, após viralizar no TikTok. O livro envolve mistério assim que acontece um acidente em uma das viagens que os amigos fazem durante as férias de verão na ilha particular da família Sinclair. Na conversa com a apresentadora Maju Coutinho, Emily Lockhart responde sobre o sucesso de seu livro aqui no Brasil.

“ ‘Mentirosos’ não foi o meu primeiro livro que foi publicado no Brasil. "O histórico infame de Frankie Landau-Banks" já tinha sido publicado e criou uma relação com os leitores, mas aqui nos Estados Unidos nós sabemos que os brasileiros conversam ativamente on-line sobre livros. Nós sabemos que os brasileiros estão fazendo vídeos e postando, então não é surpresa pra mim que este livro esteja sendo compartilhado por brasileiro da mesma forma que os americanos”, diz Lockhart.

 

A escritora também fala que o TikTok mudou o jeito como as pessoas compartilham recomendações e opiniões de livros. Isso porque ao invés de postarem apenas resenhas no Twitter ou foto da estante no Instagram, os jovens estão fazendo vídeos que demonstram sentimentos sobre as obras destacando os motivos que os levam a amar e odiar as histórias. 

 

No mesmo episódio foi falado sobre outro fenômeno da rede social, o  livro A mandíbula de Caim que foi escrito em 1934 e lançado em 2022 pela editora Intrínseca no Brasil. No livro, seis assassinatos acontecem, cada um cometido por um assassino diferente, mas as páginas foram impressas e encadernadas em ordem totalmente aleatória e a única maneira de descobrir o que aconteceu é colocando-as na sequência correta. O suspense policial tornou-se viral por ser diferente e pelo enigma que apenas pouquíssimas pessoas conseguiram desvendá-lo, após quase noventa anos de seu lançamento. Além disso, a editora publicou o livro com as páginas podendo ser destacadas para que o leitor possa montar o seu jeito de desvendar os crimes.

Chamada para o segundo episódio do quadro. (Reprodução:@showdavida - Twitter).


 

A influência literária no TikTok

 

Com o crescimento do TikTok, a #BookTok tornou-se uma das tags mais influentes em novas tendências literárias, com mais de 129 bilhões de visualizações. No Brasil, a hashtag #BookTokBrasil tem mais de 14 bilhões de visualizações, esses números mostram a influência da rede social.

 

Podemos perceber que as recomendações na rede social vieram para ficar, as editoras e os eventos literários abraçaram a força que a plataforma produz na indústria literária. Na Bienal do livro de São Paulo, que aconteceu no ano passado os estandes das editoras possuíam espaço dedicado aos livros “queridinhos do TikTok”, no estande da editora Intrínseca, por exemplo, havia espaço com o letreiro “Fenômenos do TikTok” exibindo os livros que fizeram sucesso. Recentemente, no dia 24 de abril, aconteceu o BookTok Dinner, evento literário desenvolvido pelo TikTok Brasil para criadores de conteúdo literário da plataforma. A comunidade BookTok pode ser recente, mas se popularizou nos últimos anos e mostrou o seu poder de influência entre jovens, incentivando a leitura e impulsionando as vendas de vários livros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »