Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/05/2023 às 19h22min - Atualizada em 03/05/2023 às 19h10min

Serra da Canastra: paraíso mineiro

A Serra da Canastra é um ótimo destino turístico de Minas para quem gosta de ecoturismo

Maria Clara Cabral - Editado por Karen Sousa
Fonte: Vida Sem Paredes

Um dos parques mais famosos do estado de Minas Gerais é o Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado no Sudoeste do estado mineiro. Criado em 1972 com uma área de 71.525 hectares, quando ao início era previsto quase 200 mil, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

 

A Serra da Canastra recebeu esse nome justamente por seu formato geográfico que parece um baú, ou uma canastra, um tipo de baú conhecido antigamente. É dentro da Serra, na cidade de São Roque de Minas, que está localizada a nascente histórica do Rio São Francisco. Um dos mais famosos rios do Brasil, o Velho Chico atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

 

 

A Serra da Canastra é repleta de fauna e flora da região e banhada de nascentes, fazendo com que a água seja um importante fator da região. Várias cidades fazem parte e estão próximas da Serra e a mais conhecida é Capitólio. A cidade tornou-se um forte destino turístico principalmente por cachoeiras, rios de águas cristalinas e claro, o Lago de Furnas.

 

Com a grande procura pela Serra da Canastra muitas pessoas começam a pesquisar sobre o local e buscam mais informações sobre o destino, como o que fazer, onde ficar, quanto tempo ideal, como chegar e entre outros detalhes.

 

Por conta disso, Camila Coubelle e Mariangela Sá decidiram publicar sobre suas viagens com dicas para quem também vai viajar. Elas decidiram criar o site Vidas Sem Paredes porque “surgiu da necessidade de contar nossas experiências, principalmente para os amigos. O site cresceu e tomamos gosto pelo trabalho de compartilhar dicas importantes com quem deseja viajar melhor”. 

 

Uma das publicações é “Tudo o que você precisa saber sobre a Serra da Canastra”. Nela, é possível encontrar dicas e sugestões variadas para quem deseja fazer o passeio. Camila e Nange Sá fizeram o post sobre a Serra da Canastra por dois motivos, o primeiro é por amarem o estado que nasceram e acreditarem que todas as pessoas deveriam visitá-lo e o segundo, é por gostarem de ecoturismo e priorizarem destinos relacionados com turismo em espaços de natureza.

 

Em uma viagem a lugares de natureza é sempre importante pesquisar bem o destino antes, saber o que podem encontrar no local e até mesmo se é indicado a ir. Camila e Nange aproveitaram o passeio, fizeram tudo o que estava no roteiro mas não aconselham a ida de crianças e alguns idosos, pois o carro chega em todos os lugares mas é preciso caminhar um pouco até o passeio final. Isso pode ser um fator complicador dependendo da mobilidade dos idosos e das crianças, acarretando em acidentes ou programações frustrantes.

 

Camila e Nange indicam a Cachoeira Casca d’Anta como uma atração imperdível, descrita como uma energia surreal. A Cachoeira é a maior queda do Rio São Francisco e fica no distrito de São José do Barreiro, a 38 quilômetros de São Roque de Minas. Outro passeio super recomendado é a visita à produção do Queijo Canastra, o mais conhecido em Minas Gerais, com mais de dois séculos de tradição.





 

Para visitar a Serra da Canastra é preciso se preparar com antecedência, decidir quais cidades e passeios fazer e principalmente analisar se é um bom passeio para todas as faixas etárias. Mas uma coisa pode ter certeza, ao chegar na Serra a beleza da fauna e da flora vão encantar a todos os visitantes. Por isso, pesquise, se prepare, faça as malas e se encante com os Mares de Minas.




 

Referências:
-
PARQUE Nacional da Serra da Canastra.
In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Serra_da_Canastra>. Acesso em: 03 mai. 2023.

- RIO São Francisco. 
In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_S%C3%A3o_Francisco>. Acesso em: 03 mai. 2023.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »