Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/05/2023 às 15h14min - Atualizada em 12/05/2023 às 18h04min

Filmes de terror: Por que tão amado, mas desvalorizado pela crítica?

Izabella Gomes dos Santos - Revisado por Nildi Morais

Filmes de terror: Por que tão amado, mas desvalorizado pela crítica?

 

Os filmes de terror dão uma ideia de como as situações de risco de vida podem acontecer, fazendo com que se sinta mais capaz de enfrentar o perigo real, trata-se de tentar aprender a prever o mundo ao seu redor ‘segundo Coltan Scrivner, pesquisador da universidade de Chicago. 

 

Desde que o cinema se popularizou o gênero de terror se fez presente entre os telespectadores. Mas apesar de fazer muito sucesso com uma enorme quantidade de pessoas por vários motivos que estão até hoje em discussão, o gênero ainda não se consagrou como um dos gêneros na indústria cinematográfica que são considerados válidos para indicação a diversas premiações. 

 

Por que o Público ama? 

 

Umas das explicações para o público que ama o gênero, é a de que o Terror faz com que as pessoas tenham uma maior sensação de controle sobre seus sentimentos. ‘‘Os filmes provocam sensações ameaçadoras, mas as pessoas podem enfrentá-las num ambiente seguro, como suas casas e salas de cinema, a ao lado de outros indivíduos passando pelas mesmas situações. 

 

Essa ‘segurança’ oferece a sensação de controle sobre tais sentimentos, o que acaba por ser trazer alívio, após essa exposição.’’ Indica Luciana Mancini Bari para a coluna Viva Bem do UOL, médica com foco em saúde mental do hospital Santa Mônica, em São Paulo. 

 

É notável, claro, que todos reagem de maneira diferente. Há pessoas que relaxam ao assistir filmes de terror porque após as cenas assustadoras, o alívio faz com que uma enorme quantidade de endorfina seja liberada e isso causa bem-estar.

 

 Já outras pessoas são mais sensíveis e podem experienciar mudança de humor como ansiedade, fobias e traumas mentais devido ao choque momentâneo causado pelas cenas. 

 

Por que o Gênero não é reconhecido nas premiações?

 

Sabe-se que é muito difícil ver algum filme de terror ser indicado a alguma premiação, independente da quantidade de sucesso o filme tenha tido com a audiência. O Oscar por exemplo, que todo ano reconhece os melhores filmes do ano nem se quer menciona obras do genero terror ao longo da premiação.

 

Isso tem a ver com a percepção das pessoas da indústria cinematográfica em relação ao gênero. A categoria que já é conhecida desde 1896 por conta do cineasta francês George Méliés com seu filme ‘O solar do Diabo’ conhecido por muitos, como o primeiro filme de terror da história. 

 

Depois da pandemia, os filmes de terror que nunca conseguiriam arrecadar grandes fortunas de dinheiro encontraram refúgio, devido ao baixo número de pessoas frequentando o cinema, independente dos filmes. 

 

Os filmes como Pearl e Pânico provaram que o terror é sim reconhecido pelo público e consegue alcançar grande sucesso quando bem produzido e quando, principalmente, a audiência consegue se identificar com a história nele contada. 

 

O oscar, que é um dos grandes pilares de premiações na indústria cinematográfica é a premiação que mais posiciona o gênero de Terror como algo que não vale  a pena de investir. 

 

A Academia é extremamente elitista, ou seja, é procura gêneros populares. Raramente filmes de super-heróis são reconhecidos na premiação em categorias significantes. 

 

Um questionamento já feito por diversos críticos é que se diretores, atrizes, roteiristas, produtores, etc. desejam fazer parte dos membros votantes da academia, cujo a única maneira de se tornar membro é sendo indicado pela própria academia, é compreensível que nenhum deles desejam investir ou se associar a produções do terror, pois estas não serão reconhecidas na premiação. 

 

Alguns projetos famosos e influentes no gênero de terror que foram esnobados pela premiação - hoje considerados clássicos do gênero - são Psicose (1960), o Massacre da Serra Elétrica (1974), O Iluminado de (1980) e o Enigma de Outro Mundo (1982). 

 

Há claro, excessões. O Oscar indicou 6 filmes de terror a categoria principal em seus 94 anos de existência. Sendo eles, O Exorcista (1973), Tubarão (1975), O Silêncio dos Inocentes (1991), Cisne Negro (2010), e Corra! (2017). Apenas O silêncio dos Inocentes alcançou a estatueta de ouro. 

 

2 franquias de filmes de terror para assistir no fim de semana: 

 

1- Panico 

 




















Com quase três décadas de sua estreia no cinema, Pânico já conta com 6 filmes, o 6 lançado este ano nos cinemas com um grande número de audiência e aprovação de 80% no Rotten Tomatoes. 

 

Panico conta a história de uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos da California no ano de 1995, que está em Pânico. Um serial Killer, fanático por filmes de terror, está assassinando brutalmente todos os jovens da cidade. Primeiro ele liga para sua vítima, e faz perguntas sobre filmes de terror. 

 

2-  Invocação do Mal

 





















A famosa franquia de terror traz os principais relatos do casal warren, investigadores paranormais de renome mundial, que foram chamados para investigar famosos casos nos Estados Unidos. A franquia conta com: 
 

Invocação do mal 1 (2013)

Invocação do mal 2 (2016)

Annabelle (2014)

Annabelle - A criação do Mal (2017)

A Freira (2018) 

A maldição da Chorona (2019)

Annabelle 3: de volta para casa (2019)

Invocação do Mal 3: A ordem do demônio (2021)

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »