Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/05/2023 às 21h57min - Atualizada em 07/05/2023 às 21h03min

A influência do Hip Hop na moda

Além do Hip Hop influenciar a moda, o gênero musical também traz discussões sociais e políticas.

Victória Castilho - revisado por Joyce Oliveira
Emicida investiu na moda e criou sua marca chamada Lab Fantasma. (Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, a moda e o Hip Hop têm caminhado lado a lado, com o estilo das ruas influenciando a moda das passarelas e vice-versa. O hip hop, que surgiu nos anos 70 em Nova York como uma forma de expressão cultural para jovens negros e latinos, hoje é uma das maiores influências na indústria da moda.

 

O crescimento da moda urbana trouxe peças como jaquetas de couro e jaquetas jeans, chapéus de kangol, bonés e boinas, conjuntos esportivos que transitavam pelas marcas já consagradas como Adidas, Nike e Puma. Uniformes de basquete, camisetas de times e peças largas eram características fortes da moda Hip Hop. Atualmente, marcas como Vans e Supreme, de skatistas, estão mais populares entre rappers, que trazem casacos, jaquetas, camisetas de gola redonda, botas e acessórios.

 

Além do movimento, ressaltar a ancestralidade em que exalta a potência de uma cultura e um estilo de vida urbana e periférica, também dá voz ativa por dar espaço para debates sociais e políticos. Para o repórter e universitário, Renan Soares, apaixonado por cultura, a moda do hip hop está presente em todos os lugares, seja na sonoridade, expressão corporal e até mesmo na estética.

 

“A estética hoje em dia é uma das coisas mais importantes. Hoje os rappers desfilam, fotografam para capas de revistas e trazem referências de moda. De fato é um salto enorme para a visibilidade e valorização do hip hop”, diz. 

 

Nos anos 80, com o inerente do movimento rap, o hip hop se tornou ainda mais influente na moda. Artistas como Run DMC popularizaram o uso de Adidas Superstar, que hoje é considerado um clássico e item essencial em qualquer guarda-roupa do gênero.

 

Na década de 90, o hip hop se tornou mais mainstream e a moda hip hop se seguiu pelo mundo. Artistas como Tupac, Notorious BIG e Aaliyah, que tinham um estilo único e marcante, influenciaram a moda e popularizaram marcas como Tommy Hilfiger, Calvin Klein e Versace.

 

Hoje, a moda hip hop é uma tendência global. Marcas de moda como Gucci, Louis Vuitton e Balenciaga têm se inspirado no gênero para criar suas coleções, enquanto artistas como Kanye West e Jay-Z lançam suas próprias marcas de moda. Esse estilo musical influencia desde roupas até acessórios, como óculos de sol, relógios e joias.

 

No Brasil, o hip hop também exerce uma grande influência na moda, principalmente entre os jovens. Marcas como a Lab Fantasma, fundada pelo rapper Emicida, são exemplos de como a moda e o hip hop caminham juntos no país.

 

Mas é importante ressaltar que esse cenário não é exclusivamente masculino. Temos grandes mulheres, como Ciara, Queen Latifah, Rihanna, Cardi B, Tasha e Tracie e Tássia Reis.

 

 “As mulheres produzem com muita qualidade, mesmo com jornada intensa e exaustiva, em que muitas vezes precisam trabalhar, cuidar da casa e dos filhos. Apesar disso, é muito lindo ver que cada vez mais as mulheres estão na cena”, acrescenta Soares.


É um fato, a influência do hip hop na moda é inegável. Essa cultura criou um estilo próprio, que hoje é uma tendência global. A moda e o hip hop se complementam, criando um universo único e autêntico que inspira as gerações.

LEIA MAIS: ‘Casas do Hip Hop’ fortalecem a cultura entre moradores da periferia

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »