Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/05/2023 às 14h23min - Atualizada em 08/05/2023 às 10h29min

A história da música pop e sua influência no mundo

Originada nos anos 1950, a partir da mistura de diversos estilos músicas, o pop tem influenciado tendências

Caroline Dantas - Revisado por Danielle Carvalho
Britney Spears no clipe do hit "Baby one more time" (Foto: Reprodução / Sony)

O surgimento da música pop

A música pop, ou música popular, é um termo que se refere a um estilo musical que é comercialmente popular, geralmente voltado para um público mais amplo. Embora o ritmo tenha raízes em vários estilos musicais diferentes, como jazz, blues, folk e rock, ela se tornou um gênero distintivo no final dos anos 1950 e início dos anos 1960.

O surgimento da música pop pode ser atribuído em parte ao surgimento da cultura jovem nos anos 50 e 60, que abriu caminho para uma nova geração de músicos que estavam interessados ​​em experimentar novos sons e estilos musicais. Artistas como Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard ajudaram a popularizar o rock and roll, um estilo musical que se tornou um precursor importante da música pop.

Durante os anos 60, a música pop se tornou cada vez mais diversificada, com a ascensão de artistas como The Beatles, The Rolling Stones e Bob Dylan, que ajudaram a expandir os limites do gênero e incorporar influências de outros estilos musicais, como o folk e o rock psicodélico.

Nos anos 1970 e 1980, a música pop continuou a evoluir. Com o surgimento de novos subgêneros, como o punk rock, o new wave e o disco, artistas como David Bowie, Michael Jackson, Madonna e Prince ajudaram a definir o som e o visual da música pop dessa época.

 A música pop se tornou cada vez mais influenciada pela música eletrônica e pelo hip-hop nos anos 90 e 2000, com artistas como Britney Spears, NSYNC, Backstreet Boys, Eminem e Jay-Z dominando as paradas de sucesso.

Hoje, a música pop continua a ser um dos gêneros musicais mais populares em todo o mundo, com artistas como Beyoncé, Ariana Grande, Taylor Swift e Billie Eilish ajudando a moldar o som e o visual da música pop contemporânea. Através da tecnologia e das plataformas digitais, a música pop pode ser facilmente acessada e compartilhada em todo o mundo, tornando-se uma força poderosa na cultura global.

Como o pop surgiu no Brasil?

O pop no Brasil surgiu como uma onda inspirada nos Estados Unidos e adotada pelos jovens da época. Atualmente, é um dos gêneros musicais mais populares do país, devido à sua visibilidade entre os artistas e à mistura de estilos e ritmos musicais. O pop brasileiro atual apresenta uma variedade de segmentos, como funk, axé, sertanejo universitário, R&B, reggae, dance e reggaeton, o que gera uma identificação com o público.

A influência na TV e no cinema

A música pop tem uma grande influência na TV, especialmente na cultura popular e no entretenimento. Ela é frequentemente usada em programas de TV para criar uma atmosfera, estabelecer um ambiente ou criar uma conexão emocional com o público.

Os programas de TV que apresentam música pop, como competições de canto ou dança, também se tornaram muito populares. Esses programas não só apresentam novos talentos musicais, mas também promovem o gênero pop e seus artistas.

Além disso, muitos programas de TV usam música pop como tema de abertura ou encerramento, o que ajuda a criar um sentimento de familiaridade e conexão com o público. A música pop também pode ser usada em comerciais de TV, promovendo produtos e serviços, e até mesmo em programas de notícias e documentários para fornecer uma trilha sonora adequada.

As músicas em trilhas sonoras de séries e filmes americanas como, The OC, Sex And The City, Beverly Hills 90210, O Diabo Veste Prada, Legalmente Loira, e as Patricinhas de Beverly Hills, deixam as obras com um tom para cima e conseguem contar toda a narrativa dos personagens apenas as músicas tocadas.

A influência na moda.

O pop exerce influência na moda ditando tendências que vira e mexe voltam ao radar das fashionistas. Nos anos 80, o pop teve sua ascensão, com grandes nomes como Michael Jackson e Madonna, que criaram hits inesquecíveis e apresentaram estilos únicos. Michael Jackson usava looks marcantes, com ombreiras, brilhos, pedrarias, jaquetas, blazers, luvas brancas e mocassins. Já Madonna passou por várias transformações de estilo em sua carreira, com uma pegada mais sexy, chamativa e política, como o clássico sutiã em forma de cone que usou na turnê "Blond Ambition World Tour", criado por Jean Paul Gaultier, que causou polêmica com a Igreja Católica.
 

Nos anos 1990, boy bands e girl groups marcaram presença, com destaque para Backstreet Boys e Spice Girls. Já nos anos 2000, as calças de cintura baixa, boleros, cabelos com cortes mais retos, plataformas, roupas justas e uma vibe mais infantil marcaram por muito tempo a influência de melodias e letras do universo pop no estilo de fãs do ritmo. 

Na atualidade, a moda está mais diversificada, mas a ligação entre cantores pop e grifes de moda continua forte, com vários músicos citando grifes em suas composições para demonstrar riqueza, poder e admiração. Além disso, muitos videoclipes apresentam peças de roupas de marcas famosas, o que traz visibilidade e reafirma posicionamentos em questões sociais. Exemplos incluem Beyoncé citando Givenchy em "Formation", Cardi B mencionando Balenciaga em "I Like It" e Jennifer Lopez referenciando Louboutin em "Louboutins", para transmitir um senso de superação e independência.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »