Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/05/2023 às 18h23min - Atualizada em 08/05/2023 às 19h49min

Mês das noivas: teorias e curiosidades

Maio é considerado o mês das noivas e existe algumas teorias que podem explicar o porquê

Letícia Nunes - Revisado por Thainá Souza
Príncipe William e Kate Middleton (Reprodução: Internet)
Você já deve ter ouvido que Maio é o mês das noivas, certo? Mesmo que o costume de agendar cerimônias para omês esteja diminuindo, ainda é uma tradição. Estação, clima e até mesmo religião contribuem para que o quinto mês do ano tenha essa fama. Não existe nada que comprove o surgimento do Mês das noivas, não sabemos qual teoria está certa, porém o que importa é o amor que existe entre os noivos.
 
Teorias 
 
A teoria mais conhecida conta que durante a Idade Média, no Hemisfério Norte, em decorrência das baixíssimas temperaturas, o primeiro banho do ano ocorria no mês de maio, época do ano em que as temperaturas começam a subir na região. As noivas, protagonistas do grande dia, querem estar lindas, perfumadas e até mesmo 'perfeitas' então esse era o momento ideal para se arrumarem e seguirem em direção ao altar.
 
No hemisfério Norte, maio também é marcado pela chegada da primavera, assim tornando a paisagens mais bonitas e floridas. Por esse motivo as flores também passaram a ser um dos símbolos associados ao casamento. Já no Brasil, a estação vigente é o outono. A quantidade de casamentos no mês de maio é bem significativa e ainda temos vantagens de flores que nascem no outono como: margaridas, rosas, gérberas, astromélias, áster, amor perfeito e crisântemo.

Tradição Católica 
 
Outra teoria para que maio ganhasse o apelido de mês das noivas, vem da Igreja Católica. A Santa Sé consagra Maria, mãe de Jesus, em maio. Além da consagração, para a instituição, casamento tem íntima ligação com pureza, compromisso e fé, características essas que são atribuídas a Nossa Senhora.
 
O Dia das Mães também é uma data comemorativa inserida em maio, mais especificamente no segundo domingo do mês. Isso aumenta a conexão com Maria, mãe de Jesus e a influência da religião nos casamentos, mesmo que hoje em dia não exista mais a obrigação de conectar matrimônio e maternidade.

 
Maio é campeão nos números de casamentos? 
 
No Brasil, o maior número de casamentos acontecem em dezembro. A escolha é devido às reservas financeiras, como o 13° e a possibilidade de férias. De 23 de setembro a 22 de dezembro estamos na primavera no Brasil, então as noivas que desejam um clima semelhante ao do hemisfério Norte tem esses meses como opção para casamento.No entanto, Maio ainda permanece na preferência de casamentos realizados no interior do país, onde a tradição do mês das noivas ainda é muito forte, principalmente pelo fator religioso.
 
Já no Estados Unidos, os noivos procuram datas no mês de fevereiro, mais próximas do Valentine's Day (Dia dos Namorados), que é comemorado no dia 14 de fevereiro. A comemoração torna a procura durante o mês bem maior que maio.

Mesmo sendo um ramo que gera rendimento para o mercado, o número de casamentos no Brasil caiu entre os anos de 2018 a 2019. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou uma queda de 2,7% (de 1.053.467 para 1.024.676) nos matrimônios realizados no país.
 
Vantagens e desvantagens de casar em Maio
 
Pensando na Lua de mel, há uma vantagem em realizar o casório em maio, devido a baixa temporada. A época possibilita conhecer lugares que durante os outros meses seria um pouco difícil devido aos valores altos e ao intenso fluxo de pessoas que meses da alta temporada registram. Os valores ficam mais em conta e o casal pode aproveitar em locais incríveis. Um ponto negativo, porém, é que o fato de ser considerado o "mês das noivas", aumentam o custo e a concorrência de itens comuns aos festejos matrimoniais como flores, buffets e salões de festa, entre outros. Além disso, o tempo de espera para a realização do casamento pode ser maior.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »