Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/05/2023 às 16h53min - Atualizada em 08/05/2023 às 19h44min

A era dos games em Hollywood está longe do fim

Produções inspiradas nos universos virtuais recebem críticas positivas do público

Ramon de Paschoa - Revisado por Flavia Sousa
Mario e Luigi em 'Super Mario Bros. - O Filme' / Reprodução: Universal Pictures

O ano de 2023 está chegando na metade e podemos dizer que as produções baseadas em video-games estão fazendo um enorme sucesso, mas não é de hoje que a ideia de trazer esses jogos para a realidade existe. Tomb Raider, The Witcher e Mortal Kombat são exemplos de algumas destas adaptações.

 

Nem tudo pode agradar os fãs que conhecem cada detalhe dos universos virtuais, alguns filmes não ganham recepções positivas do público alvo e muito menos dos críticos. Esse é o caso da franquia Resident Evil, onde nenhum dos seis longas ganhou porcentagem acima de 70% no Rotten Tomatoes e batendo a marca “fresca” no site.

 

Outro caso, que desta vez furou a bolha gamer, foi o lançamento do teaser de Sonic (2020). Chega a ser unânime que o primeiro design do ouriço azul não agradou quase ninguém, ao ponto dos diretores Tim Miller e Jeff Fowler baterem o martelo e alterarem a aparência do personagem.   

 

Jeff [Fowler] é um animador e eu o contratei logo na faculdade. Ele é um animador de personagens, e esse é seu primeiro e a coisa mais importante [...] Ele está pensando, eu tenho que ter um personagem que possa parecer como se tivesse um par de sapatos no quarto de uma criança. Foi muito difícil de fazer”, disse Tim Miller ao Corridor Crew.

 

Por se tratar de um live action, existe uma corda bamba enorme de erros e acertos da equipe criativa. Após as reclamações do público, o pensamento de reformular o visual de algum personagem e trazer de volta as características do original era o caminho certo a se seguir e a alteração trouxe as feições mais próximas ao estilo do game dos anos 90 e deixou de lado a figura realista. 

 

Porém, como um ícone da cultura pop, o conhecido como “Sonic feio” não foi deixado de lado e ganhou um espaço em sua participação no filme "Tico e Teco: Defensores da Lei" ao ponto do Akiva Schaffer pedir um spin-off com o personagem.

 


 

Existem casos que são um enorme acerto, o filme do encanador mais famoso dos games chegou batendo recordes. Para se ter uma noção, ‘Super Marios Bros’ se tornou a animação com a maior bilheteria da história em sua semana de estreia faturando US$ 377 milhões, o recorde pertencia a Frozen 2 e em solo nacional passou a marca de R$ 17 milhões de ingressos vendidos. 

 

A parceria entre a Nintendo e o estúdio de animação Illumination foi tão bem sucedida que em uma entrevista para o jornal japonês Nikkie, o criador de Mario e Zelda, Shigeru Miyamoto, disse que deseja que outros personagens icônicos da Nintendo ganhem um espaço nas telonas, mas não deu detalhes de quais seriam os próximos projetos.

 

A Nintendo é como uma agência de talentos. Nós temos muitos outros ‘entertainers’ e há muitos caminhos que podemos seguir, como usar personagens que se encaixam nos filmes, ou personagens muito conhecidos.”

 

Além desta, a série ‘The Last of Us’ também conquistou o grande público e com as expectativas lá em cima, a produção do HBO Max conseguiu atingir o segundo lugar de maior estreia do canal com 4,7 milhões de telespectadores, ficando atrás apenas de House of Dragon – spin-off de Game of Thrones.

 

A aventura estrelada por Pedro Pascal e Bella Ramsey trouxe algo diferente do que estamos acostumados de outras produções que abordam cenários apocalípticos, zumbis e perseguições. Os personagens aqui recebem um aprofundamento em suas personalidades, seus dramas e outras histórias secundárias ganham destaque. 

 

Com seus lançamentos semanais, “The Last of Us” conseguiu manter a audiência nos Estados Unidos com alcance de 32 milhões de público por episódio, e também, foi o programa mais assistido na América Latina e na Europa. O produtor da série, Craig Mazin, disse que tem muita história para contar, mas não tem nenhuma previsão para o lançamento da segunda temporada.

 

Dá para perceber que uma adaptação tem seus altos e baixos, mas a era dos games nas telonas não está perto do fim já que ‘God of War’, 'Silent Hill’ e ‘Death Stranding’, ambas sem data de lançamento, já receberam sinal verde para iniciarem suas produções.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »