Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/05/2023 às 21h32min - Atualizada em 16/05/2023 às 11h40min

Sagas literárias de sucesso que vão voltar para as telas

Sagas já queridas pelo público irão ganhar novas versões nas plataformas de streaming

Júlia Gonçalves - Revisado por Nildi Morais
Sagas 'Harry Potter' e 'Percy Jackson' ganharão novas adaptações. (Foto: Reprodução/HBO Max e Disney+)

Nas últimas semanas a internet se movimentou em torno de notícias que prometem movimentar o universo audiovisual: anúncios e especulações sobre a produção de séries derivadas de sagas já conhecidas de amadas pelo público. As divulgações feitas causaram expectativas nos fãs, rendendo comentários positivos e negativos.

Entre os títulos confirmados e que já estão em fase produção estão Crepúsculo, Harry Potter e Percy Jackson. Essas sagas estão entre as mais populares dentro do universo literário, fazendo sucesso há anos e conquistando inúmeros fãs elas já ganharam franquias de filmes que triunfaram nas telonas. A única exceção é a adaptação do universo mitológico de Rick Riordan, que não cumpriu seu papel e deixou a desejar, decepcionando muitos fãs.

A história do garoto que descobre ter dons místicos e ser filho de um dos deuses mais poderosos do Olimpo, Poseidon, já está sendo regravada e sob responsabilidade da plataforma de streaming Disney+. Os admiradores da trama aguardam ansiosos pelo lançamento e comemoram cada novidade que é publicada nas redes sociais. Dessa vez, a adaptação promete ser o mais fiel possível às histórias narradas nos livros da saga.



Já o bruxo mais amado dos livros de fantasia volta as telas através da nova produção da plataforma HBO Max, contando com novo elenco a adaptação terá a autora da saga literária J.K. Rowling como produtora-executiva – fato que preocupa os fãs devido falas polêmicas e preconceituosas relacionadas a autora. A série de Harry Potter ainda não tem previsão de estreia, mas já garantiu aos fãs uma temporada para cada livro.

Outra adaptação que gerou burburinho entre o público envolve a saga Crepúsculo. Segundo fontes do site The Hollywood Reporter, uma série sobre a trama está em desenvolvimento pelo Lionsgate Television, ainda nos estágios iniciais.  Apesar de o projeto ainda não ter sido comprado por nenhuma plataforma de streaming ou emissora, há a especulação de que a autora da saga Stephenie Meyer será umas das pessoas envolvidas na produção. Até o momento, não existe um cronograma de produção, mas a empresa planeja encontrar um roteirista e liderar o desenvolvimento inicial antes de vender os direitos de distribuição.

A nostalgia por trás das novas adaptações

Quando paramos para pensar na movimentação que esses anúncios produziram nas redes sociais, automaticamente procuramos um fator responsável pelos comentários. E a resposta está na nostalgia que essas adaptações causam no público. As histórias que estão sendo reproduzidas já possuem um espaço reservado nos corações e na memória do público, pois fizeram parte da juventude de todos eles seja através dos filmes ou dos livros.

Lançamentos de adaptações literárias são capazes de juntar duas “tribos” gigantes, os amantes de livros e os amantes das produções audiovisuais. Por isso, toda vez que um livro vai para as telas as expectativas em torno dele são enormes. O público espera que os roteiros dos filmes e séries se mantenham o mais fiel possível as páginas e quando isso não acontece, é comum vermos inúmeros comentários de pessoas decepcionadas com o lançamento. Portanto, ao anunciar reboots de sagas tão conhecidas e amadas, é esperado que haja uma certa comoção na internet sobre o tema.



Muitas pessoas cresceram acompanhado os filmes de Harry Potter e esperando suas cartas de Hogwarts, ou elegeram Crepúsculo como seu “comfort movie” e ficou em dúvida entre ter o lobo ou o vampiro como amor platônico. Trazer esses títulos de volta as telas pode ter resultados positivos, fazendo tanto sucesso quanto as primeiras adaptações ou até serem melhores e mais fiéis. Ou, podem decepcionar ainda mais os admiradores desses universos, com adaptações ruins e que pouco lembram as histórias originais.

Outras sagas literárias que serão adaptadas

Além das queridinhas do público, há outras sagas que já tiveram alguma adaptação e estão entre os títulos que podem voltar as telas de maneira repaginada, seja com remakes ou reboots. Confira abaixo algumas delas:

As Crônicas de Nárnia (Netflix):

Após ganhar três adaptações nos cinemas, os direitos de “As Crônicas de Nárnia” foram adquiridos pela Netflix em 2018. Desde então, a plataforma de streaming está estudando formas de dar vida à magia de Nárnia – mas poucas informações oficiais foram reveladas até então. O que não falta são fãs cheios de expectativas para a nova adaptação das histórias de C.S. Lewis.

As Crônicas de Spiderwick (Disney+):

Outra saga de livros que pode ganhar um reboot nos próximos anos é “As Crônicas de Spiderwick”. A trama já foi adaptada em um filme estrelado por Freddie Highmore (Bates Motel; The Good Doctor) em 2008, e dessa vez será adaptada no formato de série pela Disney+. Segundo fontes internas, o título já está em fase de pós-produção.

Fallen (Globoplay):

Por último, mas não menos importante, a saga “Fallen” também está passando pelo processo de remake. Dessa vez, a plataforma de streaming Globoplay é um dos estúdios responsáveis por participar da produção da série, que reconstrói a franquia após o fracasso de bilheteria do filme lançado em 2016.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
ry':'Banners', 'event_label':'Banner #12 300x70', 'value':'1' }); })();