Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/05/2023 às 21h31min - Atualizada em 09/05/2023 às 22h31min

Chico Buarque e a entrega do Prêmio Camões

O que é o prêmio e os motivos que levaram a cerimônia de entrega ser realizada quatro anos depois

Manuella Bahls - revisado por Anna Sá

O PRÊMIO CAMÕES

 

O Prêmio Camões é um dos mais prestigiosos na área da literatura em língua portuguesa, é considerado o Nobel da literatura em língua portuguesa. Sua primeira edição foi em 1989, O prêmio é concedido alternadamente entre os países de língua portuguesa, e tem como objetivo valorizar e difundir a língua e a literatura lusófona. Já foram premiados grandes nomes como Jorge Amado, José Saramago, Mia Couto e Raduan Nassar, entre outros escritores portugueses, brasileiros, moçambicanos e cabo-verdianos. 

A premiação é feita em dinheiro, em torno de 100 mil euros, o que o torna um dos prêmios literários mais bem remunerados do mundo. A escolha do vencedor é feita por um júri de especialistas em literatura, composto por representantes dos países lusófonos, ou seja, cuja língua oficial ou dominante é o português.

 

CHICO BUARQUE E A CERIMÔNIA DE ENTREGA 


A cerimônia de entrega do Prêmio Camões para Chico Buarque ocorreu no último dia 25 de abril, em Lisboa, Portugal, e foi um dos eventos mais aguardados pelos amantes da cultura e das artes. Chico, um dos artistas mais influentes do Brasil, possui uma trajetória marcada por grandes sucessos na música, teatro e literatura. Sua obra é considerada como uma das mais importantes e significativas para a cultura brasileira, e seu trabalho é reconhecido em todo o mundo.



 

A escolha de Chico como o vencedor deste ano veio consolidar ainda mais sua grandeza. No entanto, o prêmio gerou polêmica no Brasil, já que o artista só foi agraciado com o Prêmio Camões quatro anos depois de ter sido indicado pela primeira vez. Na ocasião, em 2019, o governo brasileiro se recusou a realizar a cerimônia de premiação, alegando problemas orçamentários. Houve rumores de que o presidente Jair Bolsonaro teria vetado a indicação do cantor e escritor, o que foi negado pelo então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Segundo ele, a escolha não teria sido feita porque "não houve consenso".

A demora na entrega do prêmio a Chico Buarque foi criticada por diversas personalidades da cultura brasileira, que viram na situação um desrespeito ao trabalho e à trajetória do artista. Em resposta às críticas, o governo brasileiro da época afirmou que "respeita a decisão do júri" e que "não interfere no processo de escolha do Prêmio Camões". Somente em 2023, com a mudança do governo e a retomada do investimento em cultura, foi possível realizar a cerimônia de entrega do prêmio.


Durante a cerimônia, o cantor e escritor fez um discurso emocionado, no qual falou sobre sua trajetória artística e a importância da cultura e da língua portuguesa. Ele também citou outros grandes nomes da literatura e da música brasileiras, como Vinícius de Moraes e Tom Jobim, e fez um agradecimento especial a seus pais, Sérgio Buarque de Holanda e Maria Amélia Cesário Alvim.

A entrega do Prêmio Camões para Chico Buarque foi um momento emocionante e histórico, que reforçou a importância da cultura e das artes na sociedade. O prêmio é uma forma de reconhecimento e valorização dos artistas que contribuem para a difusão e a preservação da língua e da cultura em português. Com certeza, Chico Buarque se mostra um grande merecedor do prêmio.


VEJA AQUI O DISCURSO NA ÍNTEGRA


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »