Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/05/2023 às 17h01min - Atualizada em 13/05/2023 às 16h52min

Conheça Tchia, jogo de exploração inspirado na Nova Caledônia

O jogo foi lançado no dia 21 de março e conquistou os corações de muitos gamers

Vitória Reimão - Editado por Marcela Câmara
No dia 21 de março, o game da produtora Awaceb foi lançado, trazendo a história comovente da heroína Tchia. A personagem vai em busca do seu pai que foi sequestrado por Meavora, o vilão tirano que governa o arquipélago fictício do jogo. O universo do game foi inspirado na Nova Caledônia, localizada no Oceano Pacífico e traz bastantes referências à cultura local e às riquezas ambientais. 

O jogo de mundo aberto permite que você explore, interaja, entre em contato com a natureza e perceba os costumes dos povos que foram destacados durante toda a trajetória do game. Tchia está disponível para PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5) como parte da PS Plus (níveis Extra e Deluxe). O game também pode ser adquirido para PC (via Steam e Epic Games Store) por R$ 149,50.



A história começa com a aparição de jovens em um lar para órfãos. Eles se reuniram em torno de uma fogueira para ouvir a história da Tchia e de como ela conseguiu acabar com império de Meavora, um ser do mal que devorava crianças. A partir disso, o jogo muda para a personagem principal, uma jovem que vivia com seu pai, Joxu, em sua ilha e em contato com a natureza. Porém, Joxu foi raptado pelo maligno rei Meavora e suas criaturas de tecido chamadas Maano. 

Para resgatá-lo, Tchia teria que sair da sua ilha para explorar o mundo em busca de segredos, além de tentar melhorar sua habilidade de Soul Jumping, uma técnica que permite que ela assuma o controle de animais e objetos da ilha. A personagem tem contato com várias ilhas, dando destaque ao idioma, folclore e músicas que remetem à Nova Caledônia. Os costumes também são referenciados, com a contribuição da dublagem que foi feita por talentos locais, tanto o francês quanto o drehu são idiomas falados pelos personagens.

GAMEPLAY

Os jogadores vão poder navegar livremente pelo mar com uma jangada, além de voar (devido a habilidade da Tchia) e andar pelos cenários marcantes das ilhas. Cada usuário vai poder usar a personagem para nadar, escalar superfícies e também vai poder usar um planador que é feito de folhas de coco e atingir longas distâncias. 

A habilidade Soul Jumping permite que Tchia controle mais de 30 animais e objetos inanimados para avançar na história, sendo considerada o principal mecanismo do jogo. Em combates, ela pode dominar o controle de explosivos e os utiliza para destruir as criaturas feitas de pano. Além disso, ela pode controlar animais aéreos, sendo capaz de voar por um curto período. 

O game também permite que Tchia possa vestir diversos estilos de roupa, além de poder alterar seu cabelo, sapatos e seu Ukulele. Além disso, até seu barco pode ser editável e a personagem utiliza ferramentas úteis, como estilingue, lanterna e uma câmera que contribuem para a localização no mapa. As skins podem ser trocadas por itens obtidos durante a exploração ou encontradas em baús. 

Há Templos de Totem que permitem o teste de habilidades da Tchia. Ela também pode tocar seu Ukulele para participar de sessões de música ao ar livre ou tocar melodias desbloqueáveis, chamadas Soul Melodies. Algumas músicas possuem habilidades especiais, como fazer chover, atrair animais ou criar novos itens. O game também conta com opções de acessibilidade para poder oferecer uma experiência inclusiva.

VEJA O TRAILER:


REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Jean. Tchia: vale a pena?: Awaceb consegue encantar, divertir e emocionar na medida certa em seu novo jogo que será lançado no PS Plus. Meu Playstation, 20 mar. 2023. Disponível em: https://meups.com.br/review/tchia-vale-a-pena/. Acesso em: 26 abr. 2023.

MONTEIRO, Rafael. Tchia: veja história, gameplay e requisitos do game para PC, PS4 e PS5: Título de mundo aberto lançado em 21 de março permite que jogadores entrem em contato com a natureza no papel de uma jovem aventureira; confira mais informações sobre. Techtudo, 22 mar. 2023. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/03/tchia-veja-historia-gameplay-e-requisitos-do-game-para-pc-ps4-e-ps5-edjogos.ghtml. Acesso em: 26 abr. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »