Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/05/2023 às 00h09min - Atualizada em 13/05/2023 às 23h45min

Guia Geek: Shounen? Seinen? O que esses nomes significam?

Entenda a diferença entre as categorias de produções japonesas

Juliana Carvalho - Editado por Marcela Câmara
Obras do Japão, como animes e mangás, têm seus próprios termos de categorização. Essas palavras muitas vezes não são traduzidas do idioma, o que deixa dúvidas sobre seus significados em consumidores de conteúdo que não conhecem os termos em japonês. Para que não haja mais confusão, o Guia Geek reuniu algumas nomenclaturas com explicações e exemplos que facilitarão a identificação. 
 
Antes do início da lista, é preciso esclarecer a diferença entre gêneros e demografias que classificam obras japonesas. Os grupos demográficos são o que separa o público alvo dos nichos entre gênero e idade. Os mais comuns entre eles são josei, shoujo, shounen e seinen. Enquanto isso, os gêneros podem ser tanto os que já são conhecidos, como romance e suspense, quanto termos mais específicos, como isekai e slice-of-life. Ficou confuso com algum desses termos? Confira a lista abaixo para compreender melhor sobre cada um deles. 
 
Gêneros
É possível que uma obra tenha mais de um gênero, mas cada um deles se define de uma maneira diferente. O Guia Geek trouxe alguns dos nomes em línguas estrangeiras para compartilhar seus significados. 
 

É o termo usado para animes que acontecem a partir de algum incidente que leva o protagonista até outro mundo. Geralmente é a morte dele que o leva a reencarnar como alguém em uma realidade fantástica e/ou monárquica. Obras conhecidas desse gênero são: No Game No Life, A Viagem de Chihiro e KonoSuba
 

Traduzindo do inglês, o gênero traz “uma fatia da vida”, ou seja, obras que trazem como foco o dia-a-dia de um personagem, ou de um grupo. Obras conhecidas desse gênero são: The Melancholy, Barakamon e K-On!.
 

Esse gênero agrupa obras onde existem um harém de um determinado gênero ao redor do protagonista. Alguns exemplos são: Colégio Ouran Host Club, Akatsuki no Yona e Nisekoi.
 
Demografias 

Shoujo

"Shoujo" é o termo usado para obras voltadas para jovens e, principalmente, para o gênero feminino. Normalmente o enredo se constrói em volta de uma protagonista mulher, como em obras famosas e conhecidas do gênero. Exemplo: Sakura Cardcaptor, Toradora, Kamisama Hajimemashita, Colégio Ouran Host Club e Sailor Moon.
 

Essa demografia agrupa obras voltadas para pessoas do gênero feminino mais velhas, que buscam por temas mais maduros e sensíveis. As obras dessa demografia apresentam uma perspectiva mais realista se comparada ao shoujo. Algumas obras de josei conhecidas são: Wotakoi, NaNa e Paradise Kiss
 

Considerada a demografia mais popular, o shounen reúne um público alvo de pessoas jovens do gênero masculino. Geralmente são de ação e contam com a Jornada do Herói nas tramas. Alguns exemplos de obras famosas são: Naruto, Dragon Ball, One Piece e Bleach
 

A demografia “seinen” é voltada para um público mais velho do gênero masculino, e trata de temas mais complexos. Alguns exemplos de obras dessa demografia são: Death Note, Berserk e Tokyo Ghoul.


REFERÊNCIAS
PADILHA, Adriano. Gêneros de Animes: descubra os principais tipos e suas características. Aficionados, 2023. Disponível em: https://www.aficionados.com.br/generos-de-animes/. Acesso em: 13 de maio de 2023. 
 
PikachuSama. Lista | Conheça os principais gêneros de animes. Quinta Capa, 2020. Disponível em: https://quintacapa.com.br/lista-conheca-os-principais-generos-de-animes/. Acesso em: 13 de maio de 2023. 
 
ROCHA, Thais. A diferença entre gênero e demografia no mundo dos mangás e animes. Garotas Geeks, 2023. Disponível em: https://www.garotasgeeks.com/a-diferenca-entre-genero-e-demografia-no-mundo-de-mangas-e-animes/#:~:text=Um%20anime%20ou%20mang%C3%A1%20pode,diferentes%20caiam%20na%20mesma%20demografia. Acesso em: 13 de maio de 2023. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »