Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/05/2023 às 12h58min - Atualizada em 24/05/2023 às 09h53min

Conheça a antiga câmara de tortura escondida do período da Ditadura Milita em Teresina

O local está localizado no Centro Artesanato Mestre Dezinho em Teresina e até hoje tem suas paredes manchadas de sangue

Giovana Sousa Soares - Editado por Karen Sousa
https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/03/porao-usado-durante-ditadura-militar-no-pi-ainda-tem-manchas-de-sangue.html
Crédito: Giovana Matos
Se você for um turista cultural passando por Teresina, não pode deixar de conferir um dos prédios históricos mais intrigantes da cidade, o Centro Artesanato Mestre Dezinho. No período da Ditadura Militar, este prédio era conhecido como Casa de Custódia, onde prisioneiros políticos eram mantidos e torturados, mas esse passado assombroso é quase totalmente esquecido depois da restauração do local, que passou a ser um centro de artesanato e cultura.
 


Porém, uma de suas salas ainda abriga o testemunho dos horrores de seu passado em suas paredes, ela foi uma câmara de tortura escondida no subsolo, mas hoje está praticamente esquecida. Mas se isso não for intrigante o suficiente para você, aqui estão mais três motivos para explorar esse lugar:
 

Para conhecer a História
 


É certo de que muitas coisas ficaram de fora dos registros históricos e foram esquecidas, a censura e as falhas na memória humana tiveram um papel muito importante nesse processo, mas paredes sujas de sangue em um quarto escondido de tudo e de todos já é um relato por si só. Um relato muito difícil de censurar, inclusive.
 
“Sala de massagem” é como o artesão e turismólogo Antônio Carlos de Oliveira chama ironicamente esse recinto, ele afirma também que a sala tem 1 metro e 70 de largura por 7 metros de comprimento e 3 metros do piso até o fundo, as escadas são estreitas, a sala é abafada e sua única iluminação é uma solitária lanterna fraca e a luz do sol que passa pela entrada no começo da escadaria.
 

Para conhecer o senhor Carlos
 


Carlos é um dos artesãos que trabalha no Centro Artesanato Mestre Dezinho atualmente e é um amor de pessoa, já recebeu turistas de todo o Brasil e adora conversar sobre curiosidades do Piauí e sobre a Ditadura Militar, afinal sua loja, Arte Artista, fica literalmente em cima da antiga câmara de tortura. Em sua entrevista para o portal G1, ele fala com mais detalhes sobre seu histórico de sobrevivência a ditadura Militar em Teresina.
 
Pela poesia desse local
 


Durante a Ditadura Militar, vários artistas tiveram que sair do país devido as constantes perseguições, ameaças e censura do governo autoritário, o Centro Artesanato Mestre Dezinho em Teresina um dia representou essa opressão e hoje é um local de incentivo a livre expressão de pensamento através da arte. Se isso não for pura poesia, eu não sei o que é!


 
Em todo caso, mesmo que essa sala secreta não desperte seu interesse, ir ao centro artesanato é uma experiencia imersiva completa na cultura e na história de Teresina fora que é uma excelente forma de contribuir com o comercio local.
 
Bônus:
 
 
Você pode comprar uma cajuína artesanal piauiense, não há cajuína melhor do que a do Piauí, confia.
 
Também é possível comprar ou encomendar uma santinha na Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho, o Piauí é conhecido por sua arte santeira, não perca a oportunidade de pelo menos dar uma olhada nas obras dos discipulos do próprio mestre Dezinho, você não vai se arrepender. 

 
Obrigada por ler até aqui e tenha uma ótima viagem :)

 
REFERÊNCIAS:
 
Andrade, Patrícia. G1 Piauí. Porão usado durante ditadura militar no PI ainda tem manchas de sangue. Disponível em: <https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/03/porao-usado-durante-ditadura-militar-no-pi-ainda-tem-manchas-de-sangue.html>. Acesso em: 24/05/2023.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »