Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/03/2024 às 15h40min - Atualizada em 01/06/2023 às 12h10min

Comemorações que são (ou deveriam ser) consideradas Manifestações Culturais

Três festas além de São João, que deveriam seguir o exemplo e ser considerada manifestação cultural de tão boas que são.

Marina Magalhães Prizan - revisado por Anna Sá
Foto ( Thrillophilia )La Tomatina

Prometemos voltar aqui com outras festas tradicionais e culturalmente conhecidas. Chegou o dia. Aproveitaremos o mês de junho de 2023, onde a festa junina vai acontecer tendo o título de manifestação cultural brasileira. Mas  iremos conhecer outras, onde tradicionalismo não falta.

Festa Junina

 A tradicionalidade, agora reconhecida, como Manifestação Cultural Brasileira, acredite ou não, começou na Europa: com o objetivo de comemorar a boa colheita. Por isso que  alguns quitutes tradicionais, ou todos eles, vêm de plantações. Mas em outros países, segundo infoescola , essas tradições de comidas podem variar de acordo com a localidade, tais como: França, Itália, Reino Unido, África, Canadá, Portugal, Espanha, Noruega, Canadá, Estados Unidos. Cada um com sua tradição e data, e também, música.

Corso Zundert e Rose Parade

Dois festivais muito aclamados em suas cidades. As  paradas flores chamadas Corso Zundert (Na Holanda)  e Rose Parade (Passadena - Califonia) trazem o evento onde é possível ver a diversidade de flores e ainda se divertir com muita música e desfile de vários carros alegórico coberto de flores e formatos. Cada carro alegórico é julgado durante o evento e feito pelas flores colhidas. Na Holanda, o evento acontece em setembro (este ano dias Três e Quatro , já a Rose Parade, acontece no dia primeiro de fevereiro, ou dia dois, deste mesmo mês. Isso se o Ano-Novo cair em um domingo.

La Tomatina

Um festival que deveria pegar visão do Brasil e transformar em Manifestação cultural espanhola, de tão bom, inusitado e sensacional. O tomatina é tipo Happy Holly.  Sabe aquele festival de música eletrônica que você recebe um pózinho colorido para atacar em si mesmo e nos outros? Pois então, o La Tomatina é tipo isso. E acontece nas ruas de Buñol, na província de Valência, na Comunidade Valenciana.
O inicio da guerra de tomate ninguém sabe ao certo como começou. Contudo  Acredita se que em 1945, alguns jovens resolverem encenar uma briga na Plaza del Pueblo e a munição mais próxima que havia eram tomates. A polícia agiu e obrigou os participantes a pagarem pelos tomates.É crime achar legal? Porque nós já estamos achando! Informação fornecida para este texto foi via o blog cultura española.
E não para por aí não. A festa começa cedo na praça. Onde  erguem uma espécie de apoio para bandeiras, só que estes, são lambuzados ou pregados vários sabões . Além disso, no topo mastro, tem uma grande peça de presunto, o que faz tudo ficar mais interessante. Onde o presunto é o prêmio. O pessoal residente da praça são encarregados de jogar tomate pela janela.
Ao ler essa parte, não ficou muito claro, se os moradores são encarregados de tacar tomates em quem está deslizando no mastro e tentando chegar no topo para pegar o presunto, ou se eles são os primeiros a jogar tomates em quem não está na luta pela carne. A esta altura tanto faz, pois dois sinais são esperados para dar início e fim na lambrequeira. E ao primeiro sinal se vê a chegada de um caminhão repleto da fruta protagonista do evento. Segundo blog, a brincadeira começa às 9:00 da manhã e termina às 11:00 da manhã. A La Tomatina é um evento anual e esse ano acontecerá no mês de agosto.
Observação: os tomates, como regra, devem ser amassados. antes de serem jogados em alguém. E são utilizada frutas específicas, cultivadas só para o evento, onde elas não têm uma maturidade para serem ingerida, os tomates do festival não são considerados um desperdício de comida, porque tais não são recomendados para consumo.
 
 
Swedish Midsummer (Suécia)

 

Sweden's Midsummer Festival

Sweden's Midsummer Festival

( Foto: Pinterest)


Esse festival em cada lugar em cidadezinha da Suécia é diferente. Mas marca uma coisa que nenhum de nós brasileiros, (ou quem sabe em qualquer lugar), vai ver na vida, só se tem na Suécia (achamos).

O evento, em junho, consiste numa celebração de solstício, onde o Sol, acredite se quiser, se põe a meia-noite. Os suecos colhem flores dançando ao redor de mastro, e bebe suas bebidas, e também o que levam algo para comer, virando o dia esperando um sol se pôr a 00:00 Hrs.

Holi festival (Índia)
 
 
Holi, festival das cores.

Holi, festival das cores.

celebra a primavera na Índia ( Foto: CLAUDIA)


E já que chegamos a comparar o festival La Tomatina ao festival Happy Holi, trouxemos o evento, do seu país de origem, a Índia. Os  pós  coloridos são sim a pitada que faltava para a data celebrada. Já que o evento musical, lá na Índia, marca o fim do inverno e o início da primavera.

O National Geographic, publicou uma matéria com todas as Curiosidades do evento logo no início do ano. Mas, antes de lê-la, vamos a uma dica crucial da redatora: qualquer evento de cores em pó, por favor, leve máscara. A redatora não levou, quando estava no evento que montaram em Brasília e se arrependeu. De resto, aproveite e jogue pó em desconhecidos.

Saint Patrick’s Day
 
 
 
 o Dia de São Patrício |  Saint Patrick's Day

o Dia de São Patrício | Saint Patrick's Day

(Foto : Vivente Andante)

 
 
A tradição irlandesa que foi adaptada em alguns países de acordo com os costumes, é um feriado póstumo de São Patrício, considerado o padroeiro do país na Irlanda. Mas, em vez de luto católico, tem festa com musicas, paradas (defiles)  e bebidas alcoólicas. Diz a lenda, o religioso foi raptado por piratas na Inglaterra, até se vê em um convento e se converter.  Onde viveu por dezesseis anos no país. Também  foi vendido como escravo para a cidade onde hoje é padroeiro. Depois de fugir da condição, desenvolveu crenças e costumes pagãos. No mosteiro recebeu o nome de São Patricio.

O feriado em si acontece perto da quaresma , porém a igreja católica irlandesa deixou a data de dia 17 de março, como a única data que se pode esquecer dos costumes e tradições  do jejum. Colocando os costumes celtas no calendário, algumas lendas, tipo a do elfo famoso, que você deve ter visto em alguns filmes americanos, aquele que usa roupa verde de duende, um caldeirão cheio de fartura, e carrega no bolso um trevo de 4 folhas. Aliás, falando no trevo de 4 folhas, esse ramo, na verdade, São Patrício o usava quando tal explicava aos fieis  o que era a Santíssima Trindade ao pegar na igreja, o que não tem nada a ver com sorte, mas os pagãos fizeram a lenda.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »