Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/06/2023 às 16h23min - Atualizada em 01/06/2023 às 16h13min

A experiência gastronômica se submete ao instagramável

Brenda Sales - Revisado por Danielle Carvalho
Espaços instagramáveis geram marketing orgânico para os restaurantes (Foto: Reprodução / Getty Images)

Comer é um dos prazeres da vida, mas será que unicamente o sabor nos faz escolher o lugar para comermos fora? Comer em restaurantes sempre foi associado a eventos sociais, ocasiões especiais, comemorações e um dos hobbies em tempo livre. Isso ainda não mudou, mas as redes sociais alteraram o modo como as pessoas escolhem onde comer. A escolha por lugares que são dignos de uma foto passou a ser uma preocupação tanto quanto a qualidade e sabor do prato.  
 

O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos como qualquer outra, mas o movimento se deu, principalmente, nele. Os locais que têm características específicas, diferentes ou legais de serem compartilhados com os amigos foram caracterizadas como ‘’instagramáveis’’. 
 

Os restaurantes que chamam atenção pela aparência dos pratos, visual ou ambiente se destacam. Assim, se diferenciam da concorrência e têm seu marketing feito de forma orgânica, isto é, de forma espontânea pelos próprios clientes. Ao gostarem da experiência do restaurante, compartilham fotos contendo a localização, hashtags e figurinhas que remetem ao local, o que faz com que a sua rede tenha vontade de visitar o local também. 
 

O conceito de Instagramável


 

Esse conceito surgiu com o Instagram e criou seus significados através das postagens realizadas na rede social. Instagramável significa qualquer ambiente, coisa, organização ou experiência que têm como objetivo render fotos para as redes sociais. Em outras palavras, quanto mais criativo você for para criar espaços imersivos ou pratos inusitados, mais você tem a chance de despertar interesse do seu público, criar tendências e ganhar vários posts nas redes sociais.
 

Criar esses espaços ou cardápios criativos dentro dos restaurantes pode ser interpretada como uma das estratégias de marketing digital, porque, além de maximizar o branding e autoridade de marca frente à concorrência, gera conteúdo relevante e de qualidade de forma orgânica. 
 

Os detalhes de um restaurante instagramável

 

Tudo precisa ser bem pensado. A iluminação, os avisos da parede, decoração, texturas usadas no interior e até o material característico das mesas precisa ser identificado como marca daquele local. A marca se expande e cria laços com o público que visita o local, afinal, os ambientes precisam ter características que possam ser percebidas em qualquer clique. 
 

Alguns restaurantes criam ambientes ou refeições únicas, que estimulam os frequentadores a terem o desejo de ir no lugar para tirar determinada foto ou pedir um prato específico, o que faz com que todo o restaurante seja pensado de forma estratégica, para oferecer experiências imersivas ao cliente. 
 

Toda essa dedicação nos detalhes traz um duplo desafio. Com as combinações únicas e autorais, os chefs de cozinha demoram mais tempo para prepararem os pratos por precisarem combinar aparência com sabor e ficarem atentos ao modo de posicionar cada ingrediente. A atenção precisa ser redobrada para que nada saia diferente do que os clientes já esperam e o sabor e a qualidade não podem ser ignorados. 
 

Regina Monge, especialista em neurobranding, afirma que ser ‘’instagramável’’, porém, é apenas uma construção de uma marca. De nada vale investir nesse tipo de engajamento sem produtos de boa qualidade e atenção ao atendimento. 



 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »