Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/06/2023 às 12h20min - Atualizada em 04/06/2023 às 12h20min

Games | Evolução da Lara Croft nos jogos da Tomb Raider

Com quase 27 anos, os jogos da Tomb Raider mudaram muito

Pietra Rennhack - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Divulgação | Reprodução: Google


Em 15 de outubro de 1996, Lara Croft apareceu pela primeira vez no mundo dos jogos. Mais de vinte anos do lançamento do primeiro jogo da Tomb Raider, a personagem passou por várias mudanças na sua aparência mas continua sendo uma das personagens femininas mais reconhecidas do mundo dos videogames. Ela é apresentada como uma mulher bonita, inteligente e atlética, uma arqueóloga britânica que explora tumbas antigas e perigosas em busca de artefatos valiosos. 
 
Sua primeira versão é bem famosa, por seus seios extremamente grandes e pontudos, além de sua cintura e pescoço pequenos demais para uma pessoa. Essas duas últimas se mantiveram mas com mais realismo do que suas primeiras versões, ela se manteve dessa forma pelos três primeiros jogos.
 
Apenas em 1999, no jogo Tomb Raider: The Pasta Revelation, que os gráficos e animações ficaram melhores e com acabamento melhor, sua aparência física se mantinha a mesma, mas o jogo deu mais destaque no seu passado e na história da personagem. 
 
Em 2000, Tomb Raider: Chronicles, começou a mostrar um lado mais sombrio da personagem, com uma personalidade mais forte e mais agressiva que é evidente até hoje.
 
Tomb Raider: The Angel of Darkness (2003), foi a transição da Lara para a segunda era do PlayStation, onde a Core Design mudou o figurino e alguns detalhes físicos, esse é o último jogo sob o domínio desta produtora.
 
A partir de 2006 que a produtora Crystal Dynamics assumiu o controle da personagem e dos jogos, produzindo o jogo Tomb Raider: Legend. Com maior destaque em acrobacias, suas roupas mudaram, assim como equipamentos e armas que ficassem mais de acordo com ela. A trança foi substituída pelo rabo de cavalo, seus traços faciais ficaram mais naturais e sua silhueta ficou mais semelhante a de uma atleta, com maior destaque em seus músculos. Porém, a Crystal manteve alguns detalhes importantes para a caracterização da personagem como as duas pistolas, a mochila com kit médico, as botas de combate e vários equipamentos que incluíam lanterna, granadas, um aparelho de rapel e binóculos. Foi quando uma nova versão da personagem nasceu sem abandonar completamente a velha.
 
Tomb Raider: Anniversary de 2007 teve aspectos semelhantes ao anterior com poucas melhorias, mas sua pele e as proporções estão mais harmoniosas. Em seguida teve Tomb Raider: Underworld que possibilitou mais mudanças e melhorias em Lara, por causa dos programas melhores e mais avançados, os resultados são mais bonitos. Os músculos da personagem são mais definidos, sua aparência mais madura e com traços de maneira mais proporcionais. Os gráficos são impressionantes, podendo ver manchas de sujeira na sua roupa, água após ter nadado ou até ver os poros da personagem.
 
Tomb Raider (2013) foi quando a personagem ganhou uma aparência mais jovem e realista, deixando de lado os aspectos mais exagerados e utilizando captura de movimentos reais. Sua aparece fica mais verdadeira, além de suas roupas mais discretas, práticas e modernas, com a jogabilidade mais focada nas habilidades de Lara e não em sua sensualidade como nas versões anteriores. 
 
Rise of the Tomb Raider (2015), um corpo mais apropriado e proporcional, por causa da captura de movimentos da atriz Camilla Luddington. A protagonista já mostra um desenvolvimento melhor, aprendendo e se adaptando aos ambientes com maior facilidade.
 
Shadow of the Tomb Raider é o último jogo lançado que conclui a Trilogia da Sobrevivente, com os elementos dos últimos dois jogos, com mais cenas de ação e momentos empolgantes.

 
REFERÊNCIAS:
GOMES, S. Tomb Raider: confira a evolução de Lara Croft através dos tempos!. Aficionados, 2018. Disponível em: < https://www.aficionados.com.br/lara-croft-evolucao/ >. Acesso em: 03 jun. 2023.
 
SYOZI, R. A cronologia Tomb Raider; saiba a ordem dos jogos. TecnoBlog, 2023. Disponível em: < https://www.google.com.br/amp/s/tecnoblog.net/responde/a-cronologia-tomb-raider-saiba-a-ordem-dos-jogos/amp/ >. Acesso em: 3 jun. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »