Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/07/2019 às 10h59min - Atualizada em 26/07/2019 às 10h59min

Entenda os motivos do futebol brasileiro estar fora dos Jogos Pan-Americanos

O esporte mais popular do país não será representado em Lima

João Victor de Souza Viana - Editado por Amanda Cruz
Seleção brasileira masculina. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Dos 486 atletas que representam o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, nenhum jogará futebol. O esporte mais popular do país não será representado no Peru, algo que já tinha acontecido uma vez, em 1999, nos Jogos de Winnipeg, Canadá.

Seleção Masculina
O Brasil masculino, que já conquistou quatro medalhas de ouro (1963, 1975, 1979 e 1987), não se classificou por não ter conquistado o resultado esperado. A seleção comandada por Carlos Amadeu no Sul-Americano sub-20, disputado no Chile, no início deste ano, amargou a quinta colocação no hexagonal final. Assim, ficou de fora do Pan e da Copa do Mundo da categoria.

Integravam o elenco nomes como: Rodrygo (ex-Santos, hoje no Real Madrid), Luan (São Paulo), Lincoln (Flamengo), Ramires (Bahia) e outros já conhecidos do futebol brasileiro. Os jovens ganharam uma partida, empataram duas e perderam outras duas no hexagonal, e acabaram à frente somente da Venezuela.

Seleção Feminina
Se os homens não chegaram à competição por mau resultado, o bom desempenho tirou as meninas brasileiras – que já conquistaram três medalhas de ouro (2003, 2007, 2015) – do Pan de Lima. A Conmebol definiu que a seleção campeã da Copa América de 2018 teria vaga direta somente para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e foi o que aconteceu com o Brasil.

Com uma campanha perfeita, as meninas foram campeãs em abril do ano passado, na competição que também foi realizada no Chile. O Brasil disputou sete jogos e alcançou sete vitórias, 31 gols marcados e dois sofridos.


Mulheres campeãs da Copa América, não foram para o Pan devido às regras da Conmebol. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O futebol no Pan-Americano de Lima

Em ambas categorias as regras da competição são as mesmas. Oito seleções, divididas em dois grupos, no qual as duas melhores de cada grupo fazem as semifinais. No feminino, integram o grupo A, Paraguai, Colômbia, México e Jamaica. O grupo B conta com Argentina, Costa Rica, Peru e Panamá. Por outro lado, o masculino inicia a disputa na segunda-feira (29). Estão no grupo A, Argentina, México, Equador e Panamá. As seleções do grupo B são Uruguai, Jamaica, Honduras e Peru.



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »