Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/07/2019 às 19h47min - Atualizada em 26/07/2019 às 19h47min

Teatro e desenvolvimento pessoal

Contato com a arte traz uma série de benefícios, especialmente para crianças e adolescentes

Amanda Canton
Teatro pode ajudar no desenvolvimento do indivíduo. Foto: (João Caldas/Divulgação do musical Billy Elliot)
O teatro já está presente no meio social desde antes de cristo, sendo moldado e modificado ao longos dos séculos, passando de arquibancadas para grandes palcos, de rituais para os deuses à peças educacionais. O teatro deu luz a diversos pensamentos lógicos e filosóficos abordando questões sociais, dramas, sátira entre outros, subvertendo, mesmo que de forma implícita, um pensamento mais crítico ao público.

Como uma das primeiras manifestações artísticas desenvolvidas, o teatro traz em si toda a essência do ser humano, despe o homem aos olhos da plateia expondo todas as partes, boas e ruins, impõem a quem estuda o personagem uma reflexão de si próprio e do mundo.

SOCIOCULTURAL

Para a professora de arte e diretora de teatro Maria Valéria de Aguiar, de 53 anos, o teatro é essencial na formação do indivíduo e constrói o ser humano culturalmente. “Teatro amplia a visão de quem o faz. Obriga a quem estuda a personagem a entender o conhecimento que tem de si próprio, fazendo-o perceber que precisa estudar o mundo que o cerca, analisar os comportamentos à sua volta, fazer exercícios de dramaturgia que o deixe mais próximo daquilo que se pretende representar", explica.


Para Maria Valéria o teatro é essencial para o indíviduo. (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

O teatro pode abordar e disseminar um pensamento mais amplo de amor e respeito ao próximo, indo além do artístico, os palcos servem como locais de debate, expondo ao público problemas do cotidiano, pautando diversas causas, como questões raciais, LGBTQ entre outras. “Teatro é vida, é social, é compromisso seu com o mundo. Se não tem compromisso social é só entretenimento, não é teatro”, disse a professora Valéria.

Mas apesar dos diversos pontos positivos que o teatro pode acarretar na vida de alguém, no Brasil esse viés é pouco utilizado. O teatro não tem uma presença cultural tão forte como em alguns países. Só em 2017 houve um corte de 43% no orçamento destinado para o MinC (Ministério da Cultura), já em 2019 foi decretado o fim do MinC.
 
ESCOLAS
O contato com o teatro impulsiona uma série de benefícios para as pessoas, especialmente para crianças e adolescentes. Estudos apontam que a dramaturgia desenvolve melhor diversas capacidades como: oratória, repertório de histórias, memória, linguagem corporal, noção de lógica e autoconhecimento, além de possibilitar ao aluno experimentar outras realidades e pontos de vista.

A dramaturgia também pode desenvolver melhor as relações sociais de uma criança. Para auxiliar administrativa Suellen Aguiar de Souza,
de 31 anos, colocar sua filha Giulia, de 13, no teatro foi um desenvolvimento muito bom já que após ingressar nas aulas a filha, que sempre foi muito tímida, passou a se expressar melhor. “Depois do teatro ela ficou mais extrovertida, pois sempre foi muito fechada e agora tem uma desenvoltura muito boa pra as coisas do dia a dia, tudo melhorou, principalmente na escola, as notas e o convívio com os colegas” disse Suellen.

A teatralidade pode ultrapassar a linguagem oral e ser uma expressão inteiramente corporal individual ou coletiva, a dança pode ser integrada como uma forma de teatro onde tudo é dito através do movimento dos corpos. Leticia Carramão, 17 anos, estudante, diz que foi uma experiência de aprendizado poder contar uma história através do seu corpo. “É uma experiência artística incrível, que vai fazer parte da minha vida para sempre, me ensinou disciplina e autoconhecimento. Se apresentar dançando as vezes pode ser difícil, pois cada movimento precisa ser preciso para contar a história de um jeito que o público entenda, mas vale a pena” completou a estudante.

Editado por Alinne Morais

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »